Brasileiros enfrentam dificuldade com documento de entrada no México
País enfrenta instabilidade no sistema eletrônico do Instituto Nacional de Migração
Brasileiros têm encontrado dificuldades para emitir a autorização eletrônica que permite a entrada em cidades mexicanas. O problema, segundo já admitem autoridades do Turismo mexicano, foi identificado hoje (3) e vem de uma instabilidade no sistema eletrônico do Instituto Nacional de Migração. A oscilação ainda não tem previsão para ser solucionada.
A questão já foi também identificada por viajantes e operadores brasileiros que, em contato com a Braztoa, informaram que o próprio consulado está sem sistema de emissão. Esses associados acreditam que a instabilidade deve impactar quem precisa do visto eletrônico para viagens próximas.
Uma nota emitida pelo Consulado Geral do México em São Paulo informa sobre a situação. Veja abaixo:
"O Consulado Ceral do México em São Paulo informa que o sistema de autorizações eletrônicas do Instituto Nacional de Migração continua com problemas. Até o momento, não há nenhuma estimativa de quando ele retornará à normalidade.
Para evitar problemas nas viagens ao México, sugere-se a a solicitação de visto pelo sistema de agendamento https://citas.sre.gob.mx/ aos cidadãos brasileiros com viagens agendadas para o país.
O Consulado somente pode emitir vistos a pessoas que estejam com agendamento marcado. Qualquer outro tipo de visita ao Consulado não gera nenhum efeito.
O Consulado habilitará mais horários de agendamento para receber solicitações a partir da próxima segunda (06 de junho). Os solicitantes devem cumprir com os requisitos assinalados na página https//consulmexsre.gob.mx/saopaulo/index.php/tramitesmenu/vistoEmenu?id=-52.
Os portadores de passaporte brasileiro que contem com vistos válidos para o Canadá, Estados Unidos, Japão, Reino Unido ou Espaço Schenguen podem entrar no México sem autorização eletrônica, nem visto mexicano.
O Consulado reitera que não tem nenhum controle sobre o sistema de autorizações eletrônicas e que não assume nenhuma responsabilidade pelas perdas de reservas de passagens de avião, hotéis nem quaisquer
outros prejuízos.
Reforçamos também que a decisão final sobre a entrada de qualquer estrangeiro ao México é competência dos agentes do Instituto Nacional de Migração nos pontos de entrada do país".
Observando o ocorrido, a Braztoa emitiu um comunicado expressando preocupação. Confira a seguir:
"Acabamos de ser alertados por um de nossos associados que o sistema de emissão de vistos eletrônicos do Consulado do México está com instabilidade – o próprio Consulado está sem sistema para emissão de vistos, significando que viajantes que tiveram o visto negado ou ainda sem resposta do sistema online não conseguem suporte do Consulado no Brasil. Isso impactará quem precisa do visto eletrônico para viagens próximas".