Cônsul dos EUA dá dica para quem quer tirar visto
Cerca de dois mil vistos são emitidos diariamente só em São Paulo, diz David Hodge, cônsul na cidade
A grande dica de como tirar visto para os Estados Unidos neste momento de demanda represada após a reabertura das fronteiras é abrir o site de agendamento todos os dias e atualizar a página várias vezes ao dia. O conselho é do cônsul geral dos Estados Unidos em São Paulo, David Hodge, aos parceiros do Turismo que ele recebeu em sua casa nesta quinta-feira (31), na capital paulista.
Segundo Hodge, vagas ficam sendo alocadas em ritmo diário no portal, que é separado por segmentos. "Por exemplo, há dias em que 50 vagas são destinadas para estudantes e, quando apenas 30 são agendadas, as 20 vagas voltam para o sistema para o público geral", indica o cônsul. "Ainda estamos com grande volume de emissões de visto e não estamos conseguindo atender a demanda plenamente. São dois mil por dia só em São Paulo", afirma o anfitrião aos parceiros do trade.
O foco, garante o cônsul, é melhorar esse fluxo e reduzir o tempo de espera. Hodge diz que serão contratados, nos próximos meses, dez vice-cônsules para ajudar no processo de emissão de vistos. A meta é reduzir esse tempo de espera. As contratações serão para todos os consulados dos Estados Unidos no Brasil: Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, além da embaixada em Brasília.
Em fevereiro deste ano, 73 mil brasileiros visitaram os Estados Unidos, uma alta de 1970% na comparação com o segundo mês de 2021, o que fez do Brasil o quarto maior emissor global para o país no período, atrás apenas dos vizinhos limítrofes Canadá e México e do Reino Unido.