Prefeitura do Rio cancela carnaval de rua; desfiles de escolas são mantidos
Desfiles de escolas de samba na Sapucaí estão mantidos, com regras de controle
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou hoje que o carnaval de rua da cidade está cancelado este ano. Ou seja, nada de desfiles de blocos. O Carnaval da Marquês de Sapucaí está confirmado, com diversas regras para controle de público, que serão anunciadas em breve pelo governo, assim como as medidas para as festas privadas durante a folia.
Paes propôs um carnaval alternativo para os blocos, com a criação de três blocódromos, com controle de testagem para covid-19 (oferecida pela prefeitura) e com ênfase aos blocos raiz, tradicionais. "Não poderá haver camarotes e abadás nesses locais", disse o prefeito. "É uma forma de manter a cadeia produtiva dos blocos e dar entretenimento gratuito à população", explicou ele. Os eventos com blocos ocorreriam nos finais de semana de fevereiro, no Parque Olímpico, no Parque de Madureira e um terceiro local.
Segundo ele, as ligas de bloco não gostaram muito da proposta, pois os blocos têm ligações fortes com os locais por onde desfilam. Mas ficaram de apresentar contraproposta.