Secretaria de Estado de Turismo do Rio faz balanço de 2021
Prestação de contas das ações e projetos executados pela Setur-RJ foi feita em reunião
Foi realizada ontem (20), na sede do Hotel Fairmont, em Copacabana, a reunião de fechamento do ano do Conselho Estadual de Turismo (CET). Na ocasião, foi feita uma prestação de contas das ações e projetos executados pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) durante 2021 e lançado o Guia do Turismo Rural, trabalho realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
O secretário de Estado de Turismo e presidente do CET, Gustavo Tutuca, destacou, durante a sua fala, a presença da Setur-RJ em todo o Estado. Foram 87 municípios visitados pelas equipes da Secretaria e TurisRio.
“Ficamos muito felizes quando constatamos que estivemos presente em quase 100% dos municípios do Rio de Janeiro, com o nosso trabalho de assistência e apoio a todo o setor. Além das idas presenciais, também tivemos atendimentos on-line, então estamos sempre disponíveis para fazer o nosso trabalho de fomento ao Turismo nos 92 municípios do Rio de Janeiro”, disse.
Durante a apresentação, o secretário falou das realizações ao longo deste ano e também do que está programado para o ano que vem, como o projeto Turismo RJ + 10 anos, que propõe ações para colocar o Rio de Janeiro em um patamar diferenciado em termos de competitividade com outros destinos no cenário mundial. Os resultados são esperados em um período de dez anos. O projeto foi licitado e a responsável por desenvolvê-lo será a Universidade Federal Fluminense (UFF).
Além disso, foram destacados outros programas, como o Turismo Presente, que teve decreto publicado na última semana. O objetivo é realizar obras de infraestrutura turística que auxiliem os municípios a fomentar a atividade.
O balanço de 2021 mostra, em números, o trabalho de planejamento e execução realizado pela Setur-RJ: foram entregues 1.452 Carteiras Nacional do Artesão; capacitadas 300 pessoas na Jornada de Alinhamento técnico, 309 nos workshops de Apoio à Elaboração de Planos Municipais de Turismo e 71 vereadores certificados durante o 1° Seminário de capacitação do Legislativo Fluminense; atendidos 25 municípios, por meio do Núcleo de Atendimento do Turismo Fluminense; e realizados quatro Fóruns Regionais do Turismo Fluminense.
A campanha promocional “O Rio Continua Lindo. E Perto!”, que teve como objetivos promover e reforçar a marca Rio de Janeiro junto a mercados potenciais emissores de turistas, proporcionar oportunidades de negócios, fortalecer experiências do RJ para o público consumidor e divulgar a cultura do estado, foi um dos temas mais elogiados pelos participantes do encontro por conta do grande alcance proporcionado.
O road show recebeu cerca de dez mil pessoas nos estandes, contou com a participação de mais de mil compradores de destino nos encontros comerciais “O Rio é de Vocês” e 7,5 mil espectadores nos shows.
GUIA DE TURISMO RURAL
Durante a reunião, os conselheiros tiveram a oportunidade de conhecer o Guia do Turismo Rural. Até o momento, foram inventariadas as regiões turísticas do Vale do Café, Águas do Noroeste, Costa Verde, Agulhas Negras, Costa Doce, Serra Verde Imperial e Caminhos Coloniais. Também já está acertada a continuação da pesquisa no mês de janeiro na Costa do Sol, Baixada Verde e Caminhos da Serra e, em fevereiro, Caminhos da Mata e Metropolitana.
O guia tem detalhes de cada destino que desenvolve o segmento. Entre as informações, QR Code com localização do local no mapa, informações sobre agendamento prévio de visitas, selo que indica se o local é Pet Friendly e links de redes sociais e sites.
O secretário de Estado de Turismo e presidente do CET, Gustavo Tutuca, destacou, durante a sua fala, a presença da Setur-RJ em todo o Estado. Foram 87 municípios visitados pelas equipes da Secretaria e TurisRio.
“Ficamos muito felizes quando constatamos que estivemos presente em quase 100% dos municípios do Rio de Janeiro, com o nosso trabalho de assistência e apoio a todo o setor. Além das idas presenciais, também tivemos atendimentos on-line, então estamos sempre disponíveis para fazer o nosso trabalho de fomento ao Turismo nos 92 municípios do Rio de Janeiro”, disse.
Durante a apresentação, o secretário falou das realizações ao longo deste ano e também do que está programado para o ano que vem, como o projeto Turismo RJ + 10 anos, que propõe ações para colocar o Rio de Janeiro em um patamar diferenciado em termos de competitividade com outros destinos no cenário mundial. Os resultados são esperados em um período de dez anos. O projeto foi licitado e a responsável por desenvolvê-lo será a Universidade Federal Fluminense (UFF).
Além disso, foram destacados outros programas, como o Turismo Presente, que teve decreto publicado na última semana. O objetivo é realizar obras de infraestrutura turística que auxiliem os municípios a fomentar a atividade.
O balanço de 2021 mostra, em números, o trabalho de planejamento e execução realizado pela Setur-RJ: foram entregues 1.452 Carteiras Nacional do Artesão; capacitadas 300 pessoas na Jornada de Alinhamento técnico, 309 nos workshops de Apoio à Elaboração de Planos Municipais de Turismo e 71 vereadores certificados durante o 1° Seminário de capacitação do Legislativo Fluminense; atendidos 25 municípios, por meio do Núcleo de Atendimento do Turismo Fluminense; e realizados quatro Fóruns Regionais do Turismo Fluminense.
A campanha promocional “O Rio Continua Lindo. E Perto!”, que teve como objetivos promover e reforçar a marca Rio de Janeiro junto a mercados potenciais emissores de turistas, proporcionar oportunidades de negócios, fortalecer experiências do RJ para o público consumidor e divulgar a cultura do estado, foi um dos temas mais elogiados pelos participantes do encontro por conta do grande alcance proporcionado.
O road show recebeu cerca de dez mil pessoas nos estandes, contou com a participação de mais de mil compradores de destino nos encontros comerciais “O Rio é de Vocês” e 7,5 mil espectadores nos shows.
GUIA DE TURISMO RURAL
Durante a reunião, os conselheiros tiveram a oportunidade de conhecer o Guia do Turismo Rural. Até o momento, foram inventariadas as regiões turísticas do Vale do Café, Águas do Noroeste, Costa Verde, Agulhas Negras, Costa Doce, Serra Verde Imperial e Caminhos Coloniais. Também já está acertada a continuação da pesquisa no mês de janeiro na Costa do Sol, Baixada Verde e Caminhos da Serra e, em fevereiro, Caminhos da Mata e Metropolitana.
O guia tem detalhes de cada destino que desenvolve o segmento. Entre as informações, QR Code com localização do local no mapa, informações sobre agendamento prévio de visitas, selo que indica se o local é Pet Friendly e links de redes sociais e sites.