Beatriz Contelli   |   05/08/2021 11:00

São Paulo promove e capacita 200 destinos de aventura e natureza

O objetivo é fortalecer a cultura da qualidade, a gestão da segurança e a competitividade das empresas


Unsplash
Turismo ao ar livre são uma das tendências do pós-pandemia
Turismo ao ar livre são uma das tendências do pós-pandemia
A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP) lançaram o SP Ecoaventura, programa de qualificação, certificação e promoção de destinos de natureza e aventura. O objetivo é fortalecer a cultura da qualidade, a gestão da segurança e a competitividade das empresas do segmento em mais de 200 municípios paulistas, divididos em oito polos, como o Vale do Ribeira e Pontal do Paranapanema.

Atividades como tirolesa, rapel, rafting e arvorismo, entre 150 consideradas de aventura, serão certificadas a partir de normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). “Atividades ao ar livre, próximas da natureza, são uma tendência no pós-pandemia e precisam estar ajustadas às normas de segurança e qualidade. Temos de melhorar o ambiente de negócios, de modo a desenvolver, de forma sustentável, os empreendimentos do setor”, afirma o secretário de Turismo e Viagens, Vinicius Lummertz.

"Queremos capacitar esses pequenos negócios a fim de que consigam aproveitar plenamente todas as oportunidades que vão surgir daqui pra frente. Estamos trazendo soluções que contribuem para o crescimento dessas empresas de forma segura, resultando em mais renda e novos empregos neste novo momento do Ecoturismo de aventura", comenta o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Wilson Poit.

O Sebrae-SP vai realizar seminários de sensibilização com os empresários, explicar as normas técnicas e os processos de certificação, além de oferecer um programa de capacitação em gestão e empreendedorismo, uma consultoria para micro e pequenas empresas e auditorias para certificação em gestão da segurança do Turismo de aventura. O primeiro encontro, para empresas da capital e Grande São Paulo, será em 18 de agosto.

A Secretaria de Turismo e Viagens vai realizar ações para mobilizar o público-alvo, diagnosticar o segmento e ações promocionais, além de feiras e eventos estratégicos para geração de negócios ao segmento, como Adventure Week, com operadores estrangeiros, no Vale do Ribeira, em outubro. A parceria não prevê repasse de investimentos aos municípios turísticos, mas vai mobilizar R$ 4,7 milhões em investimentos pelo Sebrae e pela Secretaria de Turismo e Viagens.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados