Jardim Botânico do Rio que atrair eventos em parceria com o Rio CVB
Ideia do Rio CVB é otimizar a estrutura do Jardim Botânico atraindo eventos
Um dos principais e mais tradicionais pontos turísticos do Rio de Janeiro, o Jardim Botânico é o mais novo parceiro do Rio CVB (Convention e Visitors Bureau). A ideia é melhorar a atração de visitantes para o complexo e viabilizar a realização de congressos, nacionais e internacionais, especialmente os técnico-científicos, culturais e esportivos.
"Com a expertise do Rio CVB em trazer para o Rio grandes eventos, vamos contribuir para alavancar esse potencial do Jardim Botânico. A estrutura do parque é excelente para abrigar congressos, palestras, exposições, entre outras iniciativas", afirma o presidente executivo do Rio CVB, Carlos Werneck.
Com uma área de 540 mil metros quadrados e localizado na zona Sul do Rio, o Jardim Botânico possui diversas estruturas prontas para diferentes tipos de atividades. Normalmente, o espaço abriga por ano dezenas de eventos. Com a pandemia, o número caiu em 2020 e 2021, e a expectativa agora é de recuperação.
“O Jardim Botânico do Rio, que é um dos principais pontos turísticos da cidade, se abre a novas oportunidades, a partir de congressos e eventos nacionais e internacionais atraídos e viabilizados pelo Rio Convention & Visitors Bureau”, defende a presidente do JBRJ, Ana Lúcia Santoro.
Realizar eventos privados também faz parte da estratégia do Jardim Botânico para captar recursos. Autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, o JBRJ iniciou, em maio, um programa de patrocínios e parcerias privadas. Os apoiadores podem optar por valores que vão de R$ 150 mil a R$ 5 milhões. Toda a quantia será revertida em iniciativas que vão de pesquisas científicas à criação e manutenção de espaços e programações culturais. Os patrocinadores terão contrapartidas como a exposição da marca aos visitantes e a utilização de espaços do Jardim.
O acordo de cooperação prevê o acesso do Jardim Botânico ao calendário de eventos do Rio CVB, a dados estatísticos e tendências do mercado internacional, além da participação de roadshows, famtours e visitas para a imprensa.