Filip Calixto   |   06/07/2021 09:59
Atualizada em 06/07/2021 10:05

Governo de Pernambuco entrega selo Safe Travels ao Recife

Selo Safe Travels, da WTTC, foi entregue à prefeitura de Recife em cerimônia realizada ontem (5)


Divulgação/Matheus Ribeiro
Cacau de Paula, secretária de Turismo do Recife; João Campos, prefeito do Recife; Rodrigo Novaes, secretário de Turismo e Lazer do Estado; e Antônio Neves Baptista, presidente da Empetur
Cacau de Paula, secretária de Turismo do Recife; João Campos, prefeito do Recife; Rodrigo Novaes, secretário de Turismo e Lazer do Estado; e Antônio Neves Baptista, presidente da Empetur
A capital pernambucana é a primeira cidade do Estado a receber o selo internacional Safe Travels, concedido pelo Governo de Pernambuco por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e da Empetur. A cerimônia de entrega do título foi realizada ontem (5), pelo secretário Rodrigo Novaes, que entregou ao prefeito do Recife, João Campos (PSB), e à secretária de Turismo, Cacau de Paula, o documento oficial.

Desde novembro de 2020, o Estado conta com a chancela do WTTC (World Travel & Tourism Council), sendo considerado destino seguro e estando habilitado para entregar a comenda a empresas e profissionais de Turismo e também a municípios. Isso se deu graças à criação dos 13 protocolos sanitários para o Turismo local e do lançamento do Selo Turismo Seguro, desenvolvido pela Setur-PE e a Empetur.

“Durante a pandemia, o governo do Estado trabalhou na elaboração de protocolos que pudessem dar segurança à população e aos turistas. Foi criado o Selo Turismo Seguro, posteriormente referendado pelo WTTC, que nos concedeu o Safe Travels e nos tornou embaixadores do selo internacional. Isso é algo muito importante porque transmite para os visitantes e para o mundo que, em Pernambuco, são cumpridos todos os protocolos. O Recife é o primeiro município a receber e queremos que mais destinos solicitem”, detalha o secretário de Turismo e Lazer.

A secretaria estadual explica que entre as determinações feitas aos municípios estão: adesão de ao menos 10% dos estabelecimentos da localidade ao Selo Turismo Seguro; manter regularidade na fiscalização dos serviços e equipamentos pela Vigilância Sanitária local; possuir no mínimo 20% das empresas locais voltadas ao segmento registradas no Cadastur (Cadastro Nacional do Turismo do Ministério do Turismo), entre outros fatores.

COMO SOLICITAR O SAFE TRAVELS
Empresas de turismo, equipamentos e destinos turísticos pernambucanos podem solicitar gratuitamente o selo internacional do WTTC. O pedido pode ser encaminhado diretamente por e-mail à Diretoria de Estruturação da Empetur, pelo selope@setur.pe.gov.br.

Para fazer o pedido, é necessário já contar com o Selo Turismo Seguro, também entregue pela Setur e a Empetur. No caso dos destinos, há ainda exigências relacionadas ao número de estabelecimentos inscritos no Cadastur e no selo local, entre outros.

Para conferir os protocolos e solicitar o selo Turismo Seguro, é só acessar o borapernambucar.com.br e, na aba Protocolos, é só acessar o protocolo referente ao segmento desejado e baixar o termo de compromisso. Para mais informações sobre ambos os selos, há o WhatsApp: 81 99362-8875.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados