MTur divulga dados sobre Turismo Rural
Segmento está alinhado à tendência de busca pela natureza no pós-pandemia
O Ministério do Turismo divulga nesta terça-feira (22) o Boletim de Inteligência de Mercado no Turismo (BIMT) voltado ao Turismo Rural. O documento, que integra uma série de políticas públicas para o segmento neste ano, apresenta rotas turísticas por todo o Brasil e informações que vão nortear ações futuras do poder público. Vale destacar que 2020 é Ano Internacional do Agroturismo e Turismo Rural, instituído pela Organização Mundial do Turismo (OMT). Confira a íntegra do Boletim clicando AQUI.
O Turismo Rural desponta como um dos setores mais relevantes no contexto do pós-pandemia, impulsionado pelas preferências dos consumidores por viagens de curta distância e atividades ao ar livre. A publicação do MTur apresenta o Turismo Rural em suas diferentes frentes, como o agroturismo, agricultura familiar, e sua relação com outros segmentos como o Turismo de natureza, Turismo de aventura, dentre outros. Foram elencadas rotas de Turismo em todas as regiões do País, com oferta de experiências múltiplas, o que enriquece as visitas realizadas e a interação com o patrimônio cultural e ambiental ali presente.
Para o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade no Turismo, William França, o BIMT faz um importante levantamento das atividades de Turismo Rural presentes em todas as regiões do País, demonstrando a riqueza da atividade no Brasil. “O MTur tem estado alinhado às tendências de mercado para buscar impulsionar as atividades turísticas de forma a contribuir para o crescimento econômico do País e a geração de emprego e renda”, disse. “E o Turismo Rural tem ainda outros aspectos muito importantes, que são gerar uma alternativa de renda para o campo, manter a população no entorno rural e contribuir para o desenvolvimento local”, completou.
De acordo com o Boletim, as motivações de viagens e as expectativas do turista têm se atualizado, com maior demanda por segurança, controle de higienização e pela busca por ambientes abertos e vinculados à ideia de saúde. Segundo pesquisa da MindMiners, 61% dos entrevistados dizem que optam por viagem dentro do País, antes de viajar para o exterior, na atualidade. As tendências apontam, ainda, que há preferência por viajar em carro próprio para destinos turísticos mais próximos.
A diretora do Departamento de Inteligência Mercadológica do Turismo, Nicole Facuri, ressalta que as políticas públicas do MTur vêm trabalhando para ampliar o posicionamento de produtos de Turismo Rural, por meio do acordo de cooperação técnica assinado com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em setembro e da produção associada ao Turismo. “Os esforços vão no sentido de incentivar e ampliar a promoção e a comercialização de produtos e serviços da agricultura familiar, com destaque para atividades da produção associada ao turismo, como artesanato e gastronomia”, explicou a diretora.
Os dados e informações da sétima edição do Boletim foram coletados pela equipe do Departamento de Inteligência Mercadológica e Competitiva do Turismo a partir de entrevistas com especialistas e a colaboração de Órgãos Estaduais de Turismo e representantes do Sebrae nas Unidades da Federação que fazem parte da Rede de Inteligência de Mercado no Turismo (RIMT).
Foram realizadas, também, entrevistas com representantes relevantes do turismo rural de organizações multilaterais como a OMT, de instituições como o Sebrae, de representantes do mercado e de pesquisas. Outras fontes utilizadas são provenientes de dados secundários disponíveis sobre os destinos de turismo rural, além de publicações anteriores do MTur, como os Cadernos de Orientações Básicas sobre Segmentação do Turismo.
TURISMO DOMÉSTICO
No Brasil, essa tendência do Turismo doméstico também é uma realidade. Houve um recuo no turismo internacional de turistas brasileiros. Segundo dados divulgados pelo Banco Central em 23/10/2020, os gastos de turistas brasileiros no exterior caíram 77% em setembro em relação ao mesmo mês em 2019.
A ênfase que vem sendo dada para o turismo doméstico no Brasil, com os cuidados como a busca por espaços abertos e por circuitos próximos, traz alguns destaques, dentre os quais estão o Turismo Rural e o Turismo de Natureza.
Fonte: MTur
O Turismo Rural desponta como um dos setores mais relevantes no contexto do pós-pandemia, impulsionado pelas preferências dos consumidores por viagens de curta distância e atividades ao ar livre. A publicação do MTur apresenta o Turismo Rural em suas diferentes frentes, como o agroturismo, agricultura familiar, e sua relação com outros segmentos como o Turismo de natureza, Turismo de aventura, dentre outros. Foram elencadas rotas de Turismo em todas as regiões do País, com oferta de experiências múltiplas, o que enriquece as visitas realizadas e a interação com o patrimônio cultural e ambiental ali presente.
Para o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade no Turismo, William França, o BIMT faz um importante levantamento das atividades de Turismo Rural presentes em todas as regiões do País, demonstrando a riqueza da atividade no Brasil. “O MTur tem estado alinhado às tendências de mercado para buscar impulsionar as atividades turísticas de forma a contribuir para o crescimento econômico do País e a geração de emprego e renda”, disse. “E o Turismo Rural tem ainda outros aspectos muito importantes, que são gerar uma alternativa de renda para o campo, manter a população no entorno rural e contribuir para o desenvolvimento local”, completou.
De acordo com o Boletim, as motivações de viagens e as expectativas do turista têm se atualizado, com maior demanda por segurança, controle de higienização e pela busca por ambientes abertos e vinculados à ideia de saúde. Segundo pesquisa da MindMiners, 61% dos entrevistados dizem que optam por viagem dentro do País, antes de viajar para o exterior, na atualidade. As tendências apontam, ainda, que há preferência por viajar em carro próprio para destinos turísticos mais próximos.
A diretora do Departamento de Inteligência Mercadológica do Turismo, Nicole Facuri, ressalta que as políticas públicas do MTur vêm trabalhando para ampliar o posicionamento de produtos de Turismo Rural, por meio do acordo de cooperação técnica assinado com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em setembro e da produção associada ao Turismo. “Os esforços vão no sentido de incentivar e ampliar a promoção e a comercialização de produtos e serviços da agricultura familiar, com destaque para atividades da produção associada ao turismo, como artesanato e gastronomia”, explicou a diretora.
Os dados e informações da sétima edição do Boletim foram coletados pela equipe do Departamento de Inteligência Mercadológica e Competitiva do Turismo a partir de entrevistas com especialistas e a colaboração de Órgãos Estaduais de Turismo e representantes do Sebrae nas Unidades da Federação que fazem parte da Rede de Inteligência de Mercado no Turismo (RIMT).
Foram realizadas, também, entrevistas com representantes relevantes do turismo rural de organizações multilaterais como a OMT, de instituições como o Sebrae, de representantes do mercado e de pesquisas. Outras fontes utilizadas são provenientes de dados secundários disponíveis sobre os destinos de turismo rural, além de publicações anteriores do MTur, como os Cadernos de Orientações Básicas sobre Segmentação do Turismo.
TURISMO DOMÉSTICO
No Brasil, essa tendência do Turismo doméstico também é uma realidade. Houve um recuo no turismo internacional de turistas brasileiros. Segundo dados divulgados pelo Banco Central em 23/10/2020, os gastos de turistas brasileiros no exterior caíram 77% em setembro em relação ao mesmo mês em 2019.
A ênfase que vem sendo dada para o turismo doméstico no Brasil, com os cuidados como a busca por espaços abertos e por circuitos próximos, traz alguns destaques, dentre os quais estão o Turismo Rural e o Turismo de Natureza.
Fonte: MTur