Pernambuco lança selo para atestar adoção de protocolos
O selo busca sensibilizar os prestadores de serviço para que eles adotem os procedimentos necessários.
O cumprimento de um protocolo rígido de segurança, documentação em dia e inscrição atualizada no Cadastro Nacional do Turismo (Cadastur). Esses são alguns dos requisitos exigidos para a conquista do selo Turismo Seguro, anunciado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco (Setur), Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa).
O selo busca sensibilizar os empreendimentos e prestadores de serviço para que eles adotem os procedimentos necessários à retomada do Turismo com segurança e ainda reforçar a confiança dos viajantes no destino Pernambuco. Participaram da live de lançamento, nesta quarta-feira pela manhã, o secretário de Turismo do Estado, Rodrigo Novaes; o presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista, e o coordenador do Núcleo de Resposta às Emergências em Saúde Pública da Apevisa, George Dimech.
“O Turismo é uma das atividades que mais sofreram com a pandemia da covid-19. E o selo Turismo Seguro chega justamente neste momento em que começamos a reabrir as praias, restaurantes e serviços em algumas regiões. A intenção é destacar quem segue os protocolos de segurança, tão necessários a este retorno do Turismo. Ao mesmo tempo, queremos transmitir um conforto aos turistas que vão viajar dentro de Pernambuco ou os de fora, que começam a planejar uma vinda. O selo assegura que há segurança, de que estamos seguindo todos os protocolos e cuidados para o retorno do Turismo”, destaca o secretário Rodrigo Novaes.
O selo surge como marca para as empresas e prestadores de serviços do setor turístico, que se comprometem a seguir as recomendações dos protocolos determinados pelo Governo. Podem aderir à chancela todas os estabelecimentos e profissionais pertencentes à cadeia do Turismo, a exemplo de agências de viagens, bares, restaurantes, hotéis e pousadas.
“É muito prático de se obter, o processo é todo digitalizado, por meio de um portal. O empresário se inscreve com o número do Cadastur e anexa os documentos de comprovação necessários. Em seguida, a equipe da Empetur analisa a solicitação, e em poucos dias, aprova. Havendo alguma pendência, o candidato ao selo será orientado a suprir esta pendência. Finalizado o processo, a empresa receberá pelo e-mail o selo para colocar nos seus locais de trabalho e mídias digitais”, detalha o presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista.
Pessoas físicas devem fornecer o número do Cadastur e o RG, além do termo de compromisso preenchido. Já pessoas jurídicas devem enviar, além do número do Cadastur e do termo de compromisso, CNPJ, licença sanitária, alvará de funcionamento e atestado de regularidade do Corpo de Bombeiros.
Após a aprovação do cadastro, será enviado link de acesso ao selo para impressão e uso online em site e redes sociais da empresa. Para garantir ainda mais conforto ao turista de que aquela certificação é autêntica, o selo conta com QR code, que permite confirmar às informações do serviço chancelado.
Foram disponibilizados ainda dois canais para eventuais esclarecimentos e contato direto com a Empetur: o e-mail selope@setur.pe.gov.br e o número de Whats App (81) 99362-8875. O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Para mais informações, confira site oficial do selo.
O selo busca sensibilizar os empreendimentos e prestadores de serviço para que eles adotem os procedimentos necessários à retomada do Turismo com segurança e ainda reforçar a confiança dos viajantes no destino Pernambuco. Participaram da live de lançamento, nesta quarta-feira pela manhã, o secretário de Turismo do Estado, Rodrigo Novaes; o presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista, e o coordenador do Núcleo de Resposta às Emergências em Saúde Pública da Apevisa, George Dimech.
“O Turismo é uma das atividades que mais sofreram com a pandemia da covid-19. E o selo Turismo Seguro chega justamente neste momento em que começamos a reabrir as praias, restaurantes e serviços em algumas regiões. A intenção é destacar quem segue os protocolos de segurança, tão necessários a este retorno do Turismo. Ao mesmo tempo, queremos transmitir um conforto aos turistas que vão viajar dentro de Pernambuco ou os de fora, que começam a planejar uma vinda. O selo assegura que há segurança, de que estamos seguindo todos os protocolos e cuidados para o retorno do Turismo”, destaca o secretário Rodrigo Novaes.
O selo surge como marca para as empresas e prestadores de serviços do setor turístico, que se comprometem a seguir as recomendações dos protocolos determinados pelo Governo. Podem aderir à chancela todas os estabelecimentos e profissionais pertencentes à cadeia do Turismo, a exemplo de agências de viagens, bares, restaurantes, hotéis e pousadas.
COMO OBTER SELO
Todo o processo de inscrição e recebimento do selo será feito online. Para participar, basta acessar o link para a ferramenta de credenciamento do selo presente nos sites site do Setur e no Bora Pernambucar. A partir daí, o profissional ou empresa de turismo deve baixar o protocolo de segurança do seu segmento e, em seguida, preencher um termo de compromisso e anexar a documentação necessária.“É muito prático de se obter, o processo é todo digitalizado, por meio de um portal. O empresário se inscreve com o número do Cadastur e anexa os documentos de comprovação necessários. Em seguida, a equipe da Empetur analisa a solicitação, e em poucos dias, aprova. Havendo alguma pendência, o candidato ao selo será orientado a suprir esta pendência. Finalizado o processo, a empresa receberá pelo e-mail o selo para colocar nos seus locais de trabalho e mídias digitais”, detalha o presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista.
Pessoas físicas devem fornecer o número do Cadastur e o RG, além do termo de compromisso preenchido. Já pessoas jurídicas devem enviar, além do número do Cadastur e do termo de compromisso, CNPJ, licença sanitária, alvará de funcionamento e atestado de regularidade do Corpo de Bombeiros.
Após a aprovação do cadastro, será enviado link de acesso ao selo para impressão e uso online em site e redes sociais da empresa. Para garantir ainda mais conforto ao turista de que aquela certificação é autêntica, o selo conta com QR code, que permite confirmar às informações do serviço chancelado.
Foram disponibilizados ainda dois canais para eventuais esclarecimentos e contato direto com a Empetur: o e-mail selope@setur.pe.gov.br e o número de Whats App (81) 99362-8875. O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Para mais informações, confira site oficial do selo.