Entidades e governo do DF se unem em campanha pela retomada
19 entidades de Turismo e o Governo do DF lançam movimento pela retomada das viagens
A Secretaria de Turismo do DF reuniu, em um vídeo, as falas de 19 representantes de entidades do Distrito Federal, como parte do movimento #JuntosporBrasília #JuntospeloTurismo. O objetivo é a união do setor para a retomada rápida e robusta do Turismo na capital federal.
O movimento lançado pela Setur-DF conta com a participação de diversas áreas envolvidas e beneficiadas pelo Turismo. O novo vídeo da campanha #JuntosporBrasília #JuntospeloTurismo dá voz aos diferentes segmentos e traz uma mensagem final: Brasília te espera!
“O movimento #JuntosporBrasília #JuntospeloTurismo é uma inciativa inédita por conseguir atingir, na prática, a integração entre governo, empresas, universidades e sociedade na elaboração de ações conjuntas para o setor produtivo do turismo. A união de esforços nos traz a possibilidade de uma posição vantajosa como destino turístico e grandes chances de efetividade das ações, devido à abrangência e adesão dos envolvidos. Continuaremos trabalhando fortemente para fazer de Brasília um destino seguro para todos”, avalia a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça.
Ao todo, participam do novo vídeo as seguintes entidades: Associação Brasiliense das Agências de Turismo Receptivo (ABARE); Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV); Associação Brasileia de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR); Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA); Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH); Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL); Associação Comercial do DF (ACDF); Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing (ADVB); Brasília e Região Convention & Visitors Bureau (BRCVB); Centro de Excelência em Turismo da UnB; Fecomércio-DF; Federação dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (FETRATUH); FIBRA; Fórum das Instituições de Ensino Superior; Ruraltur; Sindicato das Empresas de Turismo do DF (SINDETUR); Sindeventos; Sindicato dos Guias de Turismo (SindgTur); e Sindhobar. Essas instituições são membros do Conselho de Turismo do Distrito Federal (Condetur).
Para o presidente do presidente do Sindhobar Jael Antônio da Silva, “toda essa mobilização e ação que está sendo feita é importantíssima nessa fase tão crítica que estamos passando.” “É hora de valorizar e resgatar o Turismo interno, principalmente na capital, mostrar o Brasil, as belezas naturais, toda a nossa arquitetura. É um movimento muito relevante que consegue unir todos os nossos coletivos, fortalecendo a retomada do turismo na cidade”.
“A Fecomércio apoia essa campanha por saber da relevância do segmento para a economia da cidade. A engrenagem do Turismo tem a capacidade de gerar empregos e renda em diversas atividades, por isso a importância de ter um grupo de trabalho, com entidades representativas e com a participação do governo, para que possamos superar esse momento de incertezas. Vamos sair dessa juntos”, reforça o presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia.
Para o presidente da Abrasel, Beto Pinheiro, a criação dos grupos de trabalho e da integração de todo o trade turístico é fundamental para a recuperação do setor. “Creio que tem muita riqueza nesse trabalho de pensar juntos. Vamos vencer essa situação”.
Asista ao vídeo da campanha abaixo
AÇÕES CONCRETAS
O movimento #JuntosporBrasília #JuntospeloTurismo também vai gerar ações concretas em prol do desenvolvimento do turismo. A partir do movimento e da comunicação entre as entidades, foram criados cinco grupos temáticos de trabalho, divididos por áreas de afinidade: GT Eventos, GT Gastronomia, GT Artesanato, GT Qualificação e Pesquisa, e GT Rotas Turísticas.
Os grupos se reúnem periodicamente por meio de videoconferência e, além das entidades, contam ainda com a participação da iniciativa privada, representantes de instituições de ensino e outras organizações que possam contribuir para o tema debatido em cada ocasião. A união dos setores tem como objetivo buscar soluções de curto, médio e longo prazos para a retomada econômica dos segmentos que formam o setor do Turismo.
Após a conclusão dos trabalhos, serão produzidos relatórios das ações estratégicas, diretrizes e atividades de cada grupo. “Os participantes estão apresentando soluções criativas e inovadoras para esse período de crise, que com certeza também serão utilizadas após o fim das medidas de enfrentamento dessa epidemia. É um trabalho pensado também para o nosso novo mundo, com novas formas de vivenciar o turismo e a nossa cidade”, conclui Vanessa Mendonça.