Gramado se prepara para novos tempos do Turismo no pós-crise
Secretaria de Turismo de Gramado defende que o atual momento pode ser uma época de planejamento.
Há quase 30 dias com todas as atividades relacionadas ao Turismo interrompidas, a cidade de Gramado, na serra gaúcha, aposta num novo momento para a atividade turística no pós-crise. De acordo com o secretário de Turismo da cidade, Francisco Rafael Carniel de Almeida, o isolamento social gerado pela evolução do coronavírus no Brasil e a paralisação do setor podem ser, com investimento e compreensão, um momento de planejamento e até de mudança no perfil do visitante da cidade.
Segundo informa a secretaria, durante as últimas semanas, a representação municipal manteve frentes de planejamento e pesquisa para uma retomada assertiva das suas atividades econômicas e de eventos. Almeida assegura que diariamente são realizados contatos com entidades e empresários do setor, para o planejamento conjunto da retomada. Nesta semana, por exemplo, uma reunião virtual entre os Secretários de Turismo de toda a Região das Hortênsias convocada por Gramado, tratou das ferramentas que estão sendo aplicadas para gerenciamento da crise no setor do Turismo, e também sobre o estímulo e medidas de aceleração da recuperação.
"Ainda na semana passada tivemos uma videoconferência com a participação de 24 pessoas. Representantes da Secretaria de Turismo, entidades e empresários da região, apresentando suas percepções a respeito da crise e expectativas em relação ao mercado. O debate serviu para delinearmos cenários para o plano de recuperação", revela o secretário.
IMAGEM DO DESTINO
Segundo o líder da pasta em Gramado, ainda não é possível, de imediato, estabelecer uma data para retorno das atividades. Por enquanto o departamento aguarda os decretos do Estado e município.
"Sou favorável a um retorno gradual e extremamente responsável, já que aqui em Gramado tivemos sucesso ao retardar a curva deste contágio para preparar melhor nosso sistema de saúde. Retorno gradativo não significaria incentivar viagens de imediato", pontua Almeida. "Gramado é referência para outros municípios brasileiros no setor turístico. Por isso, também temos a responsabilidade de zelar pela nossa imagem enquanto destino indutor no cenário nacional", completa.
Para a secretaria, a demanda e o ritmo de retomada dependerão do monitoramento frequente da capacidade de atendimento na rede de saúde. O grande público ainda não se sente seguro para sair de casa. As previsões médias são de que o setor turístico em Gramado passe a registrar uma retomada gradual e mais sensível da demanda a partir do segundo semestre de 2020, em meados de agosto. A cidade serrana contabilizou poucos eventos cancelados, mas teve 37 deles adiados, do primeiro para o segundo semestre de 2020 ou para o início do ano de 2021, além de alterações do calendário municipal de eventos.
IMPACTO ECONÔMICO
Os impactos das medidas adotadas até agora são positivos para Gramado. Constatou-se que a cidade, ao fechar os atrativos turísticos e não incentivar as viagens neste momento, transmitiu ao resto do país uma imagem de gestão turística responsável, preocupada com o bem estar de todos.
Apesar da magnitude do impacto econômico, para os chocolateiros, por exemplo, o resultado das vendas de Páscoa foi melhor do que o esperado para o cenário. Para a hotelaria e o setor gastronômico, estima-se renúncias ainda mais severas de receita nestes meses em que o Turismo estará adormecido.
Segundo informa a secretaria, durante as últimas semanas, a representação municipal manteve frentes de planejamento e pesquisa para uma retomada assertiva das suas atividades econômicas e de eventos. Almeida assegura que diariamente são realizados contatos com entidades e empresários do setor, para o planejamento conjunto da retomada. Nesta semana, por exemplo, uma reunião virtual entre os Secretários de Turismo de toda a Região das Hortênsias convocada por Gramado, tratou das ferramentas que estão sendo aplicadas para gerenciamento da crise no setor do Turismo, e também sobre o estímulo e medidas de aceleração da recuperação.
"Ainda na semana passada tivemos uma videoconferência com a participação de 24 pessoas. Representantes da Secretaria de Turismo, entidades e empresários da região, apresentando suas percepções a respeito da crise e expectativas em relação ao mercado. O debate serviu para delinearmos cenários para o plano de recuperação", revela o secretário.
IMAGEM DO DESTINO
Segundo o líder da pasta em Gramado, ainda não é possível, de imediato, estabelecer uma data para retorno das atividades. Por enquanto o departamento aguarda os decretos do Estado e município.
"Sou favorável a um retorno gradual e extremamente responsável, já que aqui em Gramado tivemos sucesso ao retardar a curva deste contágio para preparar melhor nosso sistema de saúde. Retorno gradativo não significaria incentivar viagens de imediato", pontua Almeida. "Gramado é referência para outros municípios brasileiros no setor turístico. Por isso, também temos a responsabilidade de zelar pela nossa imagem enquanto destino indutor no cenário nacional", completa.
Para a secretaria, a demanda e o ritmo de retomada dependerão do monitoramento frequente da capacidade de atendimento na rede de saúde. O grande público ainda não se sente seguro para sair de casa. As previsões médias são de que o setor turístico em Gramado passe a registrar uma retomada gradual e mais sensível da demanda a partir do segundo semestre de 2020, em meados de agosto. A cidade serrana contabilizou poucos eventos cancelados, mas teve 37 deles adiados, do primeiro para o segundo semestre de 2020 ou para o início do ano de 2021, além de alterações do calendário municipal de eventos.
IMPACTO ECONÔMICO
Os impactos das medidas adotadas até agora são positivos para Gramado. Constatou-se que a cidade, ao fechar os atrativos turísticos e não incentivar as viagens neste momento, transmitiu ao resto do país uma imagem de gestão turística responsável, preocupada com o bem estar de todos.
Apesar da magnitude do impacto econômico, para os chocolateiros, por exemplo, o resultado das vendas de Páscoa foi melhor do que o esperado para o cenário. Para a hotelaria e o setor gastronômico, estima-se renúncias ainda mais severas de receita nestes meses em que o Turismo estará adormecido.