Turismo da França trará sua maior comitiva de neve ao Brasil
Atout France traz, na segunda semana de setembro, 15 profissionais para mostrar as novidades sobre um dos principais nichos que o Turismo do país apresenta
O Turismo da França acredita que o agente de viagens e operador brasileiro têm muito a ganhar ao vender o esqui do país, cujos Alpes são uma grande referência mundial no nicho. Por isso o Atout France traz, na segunda semana de setembro, 15 profissionais para mostrar as novidades aos que já conhecem e, apresentar o charme e o lifestyle para os que ainda não vendem a neve na França.
São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre serão as capitais pelas quais a comitiva passará. Na capital paulista, os franceses aproveitam a realização da Expo Ski, no dia 10 de setembro. Entre representantes das estações, receptivos, hoteleiros e escola de esqui, estarão presentes: Auvergne Rhône-Alpes tourisme, Alpe d'Huez, Les Arcs, Val Thorens, Lodge and Spa Collection, Val d'Isère, Hotel Mademoiselle VI - Val d'Isère, Les 2 Alpes, Chamonix Mont-Blanc, Les Balcons du Savoy, Megève, Meribel, Meribel Ski School, Kaila & Chaudanne e a agência imobiliária Barnes International. Trata-se da maior delegação do Turismo francês que vem para falar exclusivamente sobre neve no Brasil.
"Infraestrutura e lifestyle. Esses dois termos definem os diferenciais no produto de neve francês na temporada de inverno europeia. Temos desde resorts de ponta até vilarejos charmosos, como Megève, estação linda e muito tradicional. Na verdade, a oferta da França para esqui é inigualável. Realmente temos opções muito variadas, para esquiadores de nível avançado até para visitantes que não vão para esquiar, e sim para relaxar e curtir o visual dos Alpes com a gastronomia de alguns dos melhores chefs do mundo", afirma a diretora do Atout France na América do Sul, Caroline Putnoki. "É justamente por isso que estamos concentrando os esforços neste segundo semestre. Mostrar toda essa oferta e conscientizar o trade brasileiro sobre neve."
O esqui é um dos grandes motores do Turismo do país que mais recebe visitantes estrangeiros no mundo. A clientela brasileira somou, na última temporada, dez mil visitantes, sendo que em alguns dos destinos, como Courchevel e Val Thorens, o País foi o principal mercado emissor de fora da Europa. A expectativa para esta próxima temporada é receber aproximadamente 12 mil. A área de esqui francesa é líder europeia em visitação, e em termos de infraestrutura, como instalações de teleféricos, coloca-se à frente de Estados Unidos e Áustria, embora perca para os americanos em número de visitantes: 56,2 milhões contra 54 milhões na última temporada.
RECEITA ADICIONAL
Caroline ressalta a possibilidade de o trade incrementar a receita ao vender produtos auxiliares antes mesmo do passageiro embarcar, como é o caso de aulas de esqui, equipamento, passe para as montanhas, entre outros. Ela também indica que paradas em Paris sejam feitas para dinamizar a viagem. A Air France-KLM, por exemplo, oferece programa de stopover."Por ser um período de baixa, Paris fica viável durante o inverno francês. Com menor demanda, a oferta fica mais interessante", sugere a diretora.
ESSA É A HORA
Caroline afirma que a comitiva vem em boa hora. Aliás, para ela, esse já é o momento ideal para vender o final do ano na França. "As tarifas aéreas estão muito competitivas. É um bom momento para oferecer o país. Aliás, quando o dólar sobe e fica parelho ao euro, os destinos europeus crescem aos olhos dos brasileiros."CLUB MED
A rede francesa de resorts tem na neve sua principal fonte de receita no Brasil. Caroline reconhece a importância desses parceiros. "Eles são muito agressivos em investimento no Brasil, e sempre foram um grande parceiro do Atout France na divulgação da França."Em Alpe d'Huez, o Club Med vai reinaugurar sua propriedade em dezembro. Há ainda o recém-aberto Les Arcs Panorama, o novo resort da marca nos Alpes, "ideal para quem busca uma experiência exclusiva com o melhor e mais completo programa de esqui, infraestrutura moderna", como aponta a própria rede, que tem no Brasil um de seus maiores mercados internacionais nas pistas de esqui.
"Os resorts do Club Med se destacam pelo conceito informal chique, pela rica gastronomia e, também, pelas atividades esportivas. A rede é considerada a maior escola de esportes do mundo e possui mais de 40 modalidades para diferentes públicos", ilustra a rede.