Filip Calixto   |   26/07/2019 12:40

Lima, no Peru, abre hoje 18ª edição dos Jogos Pan-Americanos

São mais de 400 provas de 38 modalidades esportivas com quase sete mil atletas de 42 países em ação. A Latam é a companhia aérea oficial do evento.

Tirza van Dijk/Unsplash
São mais de 400 provas de 38 modalidades esportivas com quase sete mil atletas de 42 países em ação
São mais de 400 provas de 38 modalidades esportivas com quase sete mil atletas de 42 países em ação
Lima, no Peru, passa a partir de hoje (26) a ser a capital dos esportes Olímpicos nas Américas. A cidade é a sede da 18ª edição dos jogos Pan-Americanos e, nas próximas semanas, será palco de disputas em mais de 400 provas de 38 modalidades esportivas com quase sete mil atletas de 42 países em ação. Além de chamar a atenção dos admiradores de esportes, a competição deve ser também atrativos para turistas de todo o mundo.

Para receber a competição, o governo peruano gastou US$ 1,1 bilhão em obras de infraestrutura em Lima e US$ 1,2 bilhão na construção da Vila dos Atletas e nas 19 instalações que vão receber as diferentes disputas.

A edição 2019 dos Jogos Pan-Americanos terá mudanças no programa esportivo, com relação à disputa anterior. Entraram no programa de esportes o surfe, a pelota basca, o fisiculturismo, o skate e a paleta frontón, um esporte peruano que se assemelha ao squash. Houve, também, modificações em vários esportes, com a inclusão de provas, que não integram o programa olímpico. Por outro lado, o beisebol feminino foi retirado. E, pela primeira vez, o nado sincronizado será chamado de natação artística.

Esse será o Pan com o maior número da história de modalidades classificatórias para uma edição dos Jogos Olímpicos.

Serão 22, de forma direta (saltos ornamentais, natação artística, polo aquático, handebol, hipismo adestramento, hipismo saltos, hipismo CCE, hóquei sobre grama, tênis, tiro com arco, tiro esportivo, vela – laser e laser radial, pentatlo moderno e surfe), por pontuação em rankings (atletismo, badminton, basquete 3x3, caratê – kata e kumitê, levantamento de peso, taekwondo e tênis de mesa) e por obtenção de marca/índice (natação e atletismo).

No quadro geral de medalhas dos Jogos Pan-Americanos, desde 1951, os Estados Unidos lideram com 4.437 medalhas (1964 de ouro, 1460 de prata e 1013 de bronze); em seguida, vêm Cuba (2.029 medalhas), Canadá (1.913) e o Brasil, com 1.206, sendo 328 de ouro, 358 de prata e 520 de bronze.

LATAM: AÉREA OFICIAL

Companhia aérea oficial da competição, a Latam é uma das marcas fortes e que ajudam na promoção do evento. Na semana passada, inclusive, a empresa realizou uma promoção com sorteios e mais três acompanhantes para a capital peruana.

A empresa prepara também para os próximos dias uma viagens com profissionais do Turismo brasileiro que vão acompanhar algumas atividades do evento, em Lima.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados