Da Redação   |   03/12/2018 19:26

Formação é principal instrumento para vender "outra Itália"

Região de Emilia Romagna é prova de que, com capacitação, é possível vender ao brasileiro um produto que vai muito além do tradicional 

*Beatrice Teizen, especial para o Portal PANROTAS

MÓDENA (ITÁLIA) – Com pelo menos 20 regiões turísticas, a Itália é um dos países mais amados e escolhidos pelos brasileiros para visitar. De 2016 para 2017, o número de visitantes do Brasil cresceu 23,5%, o segundo maior crescimento entre os 30 países que mais visitam, ficando apenas atrás da Rússia.

Beatrice Teizen
A diretora da Enit Brasil, Fernanda Longobardo
A diretora da Enit Brasil, Fernanda Longobardo
“Por ano, temos como meta um aumento de 10%, por isto, este foi um número bastante importante para nós. Graças a um trabalho que fazemos junto ao trade e a mídia, temos bons resultados. As regiões italianas quando veem uma informação dessa se interessam em se promover mais ainda para o nosso País porque veem o potencial”, afirma a diretora da Enit Brasil, Fernanda Longobardo.

ALÉM DAS TRADICIONAIS

É claro que algumas cidades são mais visitadas do que as outras. Roma, Veneza e Milão costumam estar sempre no roteiro do viajante brasileiro. É por isso que a Agência Nacional Italiana de Turismo quis apresentar a região de Emilia Romagna, cuja capital é Bolonha, a oito presidentes da Abav.

“Foi fundamental essa parceria com a associação. Por meio dos dirigentes, todos os associados terão conhecimento sobre esse território. Uma rede de informação poderá se espalhar, ainda mais no Norte e Nordeste, que são mercados muito importantes. Queremos conversar, saber o que precisam, quais são as dificuldades, dar conselhos e informações, trocar um cartão de visitas e mostrar que estamos à disposição.”

EMILIA ROMAGNA

Além de arte, história, cultura e gastronomia, é a terra do design, do made in Italy, de aquilo que muitos sonham em ter como bem de consumo – como os carros da Ferrari, Lamborghini e Maserati –, além de ser o local de nascimento do vinho lambrusco, do vinagre balsâmico, do prosciutto di parma (presunto de parma) e do parmigiano reggiano (queijo parmesão).

“São produtos que são exportados hoje no mundo inteiro, todo mundo aprecia e na Emilia Romagna é possível conhecer e visitar onde são fabricados. Apesar de vários destinos da Itália oferecerem tudo, nesta região você consegue fazer tudo em uma só viagem”, explica Fernanda.

O trabalho da agência é divulgar todo o território italiano, mas a Emilia Romagna é uma região muito interessada em se promover no Brasil. O APT Servizi, escritório de Turismo de lá, sabe do potencial do turista brasileiro. Então, eles participam das feiras no País e organizam famturs. É um local sempre pronto a contribuir, pois acredita muito no interesse do viajante brasileiro.

De acordo com Fernanda, a informação é um dos principais instrumentos para vender este produto. É preciso informar, contar o que foi visto e o que pode ser feito. A partir disso, as coisas fluem automaticamente e daí é possível falar sobre pacotes, viagens individuais e em grupo.

“E mais importante ainda é a formação in loco. Os presidentes neste famtur ficaram surpresos com tudo que viram. Vivenciar tudo que se reuniu durante essa semana causou uma formação da região em todos os sentidos”, finaliza.

O Portal PANROTAS viajou a convite da Enit com proteção Vital Card

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