Marcos Martins   |   04/12/2018 12:45

Sites de destinos – Parte 2: como melhorar design e marca

Especialistas de agência de design e também marketing revelam dicas para um destino gerar mais engajamento no site e se posicionar melhor enquanto marca


Caio Pimenta/ SPTuris
São Paulo é o destino que mais recebe estrangeiros em viagens a negócios e eventos
São Paulo é o destino que mais recebe estrangeiros em viagens a negócios e eventos
Enquanto fontes de conteúdo e elemento decisivo na escolha das viagens, os sites de destinos precisam levar em consideração diversos aspectos, além do conteúdo e integração com os perfis de redes sociais. Na segunda parte da reportagem especial do Portal PANROTAS, conversamos com especialistas de design e marketing. Eles reuniram práticas essenciais para uma experiência ágil e eficaz que devem ser adotadas pelos sites de informações turísticas.

VISUAL E NAVEGABILIDADE

Muitas empresas consideram em primeiro lugar as questões estéticas do seu site, mas este não é o detalhe mais importante, de acordo com o CEO da Agência Moustache, Alexei Galasso. O executivo trabalha diretamente com inteligência de negócios (business intelligence), incluindo serviços para websites, e-mail marketing, landing pages e SEO, ultrapassando R$ 200 milhões em negócios nos oito anos de empresa.

Divulgação
Alexei Galasso, da Agência Moustache
Alexei Galasso, da Agência Moustache
“Não é necessário ter um site ‘lindo e maravilhoso’, mas ele precisa ser simples e ter uma boa arquitetura com menu claro, incluindo a parte de 'quem somos', roteiros e outras mini páginas com destinos e serviços, divididos em categorias. A dica é utilizar esses caminhos de navegabilidade para que o usuário encontre os conteúdos da forma mais rápida possível”, explica.

“Não é preciso se atentar tanto ao visual, mesmo que o site tenha que ser responsivo, pois a maior parte da audiência está no mobile. O ponto é menos vaidade de marca e mais prestação de serviço. Entendo o digital como um ciclo contínuo e sem fim, onde se planeja, cria, desenvolve, performa, analisa e tudo recomeça.”

Para o CEO, os usuários não têm um olhar muito clínico e não gostam de ler, algo que reforça a importância de utilizar bom conteúdo audiovisual por meio de fotos e, principalmente, vídeos. É preciso também deixar as páginas mais leves para carregamento mais rápido.

“Dentro do Turismo, o Airbnb começou a oferecer experiências, e não apenas propriedades. Tudo está focado em conteúdo de alto nível e, no caso de alguns sites de destinos, muitas vezes o material não é rico para aquilo que o usuário está procurando e falta aprofundamento. Uma vez que temos conteúdo, temos também engajamento do leitor. Isso gera tempo de permanência no site, faz com que o Google entenda que a página está sendo vista e dá um bom índice de qualidade (page rank).”

BRANDING

Além do conteúdo, um dos segredos para ganhar mais reconhecimento e popularidade com os viajantes é investir no destino também como marca, segundo o palestrante, consultor e professor universitário Sérgio Ignácio.

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Sérgio Ignácio, especialista em marketing
Sérgio Ignácio, especialista em marketing
"Quando se pensa em destinos turísticos, o diferencial deve ser em mostrar ao futuro viajante o que ele terá quando visitar a cidade, sendo que muitas cidades são conhecidas de forma espontânea. Os turistas fazem as primeiras consultas nos meios digitais, que são de extrema importância para a divulgação de um destino. Essas plataformas devem mostrar os diferenciais dos lugares, o seu posicionamento e, desta forma, a sua marca."

O autor do livro Desmistificando o Marketing explica que as plataformas de destinos turísticos devem tentar colocar na mente de seus futuros visitantes o que as cidades têm de melhor, sendo este o motivo para eles entrarem no site.

“Antes de pensarmos nas atrações turísticas, podemos pensar nas marcas dos destinos, que devem ter cores mais alegres. Também destaca-se um planejamento detalhado de todas as ações da empresa, com um alinhamento em termos estratégicos e mercadológicos. Uma marca deve conseguir transmitir a sua essência por meio de seu logo, design, slogan e nome. É um processo muito longo e que requer investimento alto”, finaliza.

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