Brasil e Portugal alinham promoção com foco em gastronomia
Executivos discutiram ações para ampliar o intercâmbio gastronômico e futuras promoções conjuntas
De quase 6,6 milhões de turistas internacionais que visitaram o Brasil no ano passado, 95,2% avaliaram positivamente a culinária. Em função disso, representantes do Turismo de Portugal estiveram na Embratur com o objetivo de alinhar a divulgação do atrativo nos dois países.
“A iniciativa vem ao encontro do desejo da nossa gestão Embratur em implementar novas formas de promover o Brasil nos mercados internacionais, especialmente os prioritários. Podemos pensar, ainda, em futuras promoções conjuntas entre os dois países”, afirma o diretor de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo da Embratur, Gilson Lira.
A apresentação da proposta se baseou no intercâmbio cultural estabelecido entre Brasil e Portugal. O diretor da instituição portuguesa, Bernardo Cardoso, apresentou o Prove Portugal, uma mostra da cozinha portuguesa com toque de ingredientes brasileiros.
A ideia do festival, já realizado no Brasil este ano, é reunir, em 2019, grandes nomes da gastronomia portuguesa, cozinhando com chefs brasileiros e levar os representantes do Brasil para essa troca no mercado português. “Além da troca de experiência entre os profissionais, queremos levar o melhor da culinária brasileira e seus produtos ao conhecimento dos portugueses, em restaurantes locais, e vice-versa”, adianta Cardoso.
Também estiveram presentes na reunião a presidente da Embratur, Teté Bezerra e o coordenador Tiago Tomazella, do CEO da empresa portuguesa Cunha Vaz, David Seromenho.