Cidades comentam métodos e investimentos para atrair cruzeiristas
Ilhabela, Porto Belo, Rio de Janeiro e Ilha Grande/Angra dos Reis debateram o tema no 6º Fórum Clia Brasil
BRASÍLIA (DF) - As cidades de Ilhabela (SP), Porto Belo (SC), Rio de Janeiro e Ilha Grande/Angra dos Reis (RJ) debateram no segundo painel do 6º Fórum Clia Brasil como tornar os destinos mais atrativos e competitivos, com foco na logística e segurança para cruzeiristas.
Zene Drodowski, presidente da Fundação de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Porto Belo (SC), apontou que o governo tem investido em infraestrutura para receber melhor os turistas, tanto advindos de cruzeiros como de outros modais. "Para a próxima temporada teremos um mirante e uma passarela ligando praias. O município busca trabalhar a questão de novas atrações muito seriamente, com um olhar de que precisamos oferecer infraestrutura e mais atrativos", disse.
O presidente da TurisAngra, Marc Olichon, também ressaltou os investimentos, um deles na reforma do Píer, que passou por melhorias para os turistas. Novos atrativos e facilidades também foram mencionados, como a possibilidade do cruzeirista conhecer dois destinos de uma vez só com o taxi boat entre Ilha Grande e Angra dos Reis.
E dá pro turista conhecer tudo?
Em Ilhabela, a dica que fica é evitar algumas praias quando vai ao município de navio. Isso porque algumas delas são muito longe do porto, e o cruzeirista não tem tempo hábil para visitar e conseguir embarcar de novo. "Mas esse é um motivo para o turista também voltar à Ilhabela", disse Ricardo Cretella, Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ilhabela.
Já no Rio de Janeiro, a proximidade do porto com muitos atrativos é uma facilidade para o cruzeirista, que tem um dia para explorar a Cidade Maravilhosa, conforme explicou Bruno Matos, Subsecretário de Turismo do Rio de Janeiro.