Victor Fernandes   |   14/06/2024 16:43

Festivais em alto mar, cada vez maiores; leia entrevista com PromoAção

Confira a entrevista com Bruno Cordaro, diretor comercial da PromoAção

PANROTAS / Filip Calixto
Bruno Cordaro, diretor comercial da PromoAção
Bruno Cordaro, diretor comercial da PromoAção

Após uma temporada 2023/2024 de sucesso, a PromoAção Eventos promete a maior oferta de cruzeiros temáticos de todos os tempos no litoral brasileiro entre novembro de 2024 e janeiro de 2025. Na última temporada, a empresa embarcou 55 mil hóspedes e registrou um faturamento de R$ 220 milhões.

Para a temporada 2024/2025, a empresa projeta um aumento significativo no faturamento e no número de hóspedes. O crescimento de oferta de leitos será de 16%, totalizando 65 mil leitos, e a empresa projeta crescimento do faturamento para R$ 340 milhões.

Mantendo em 13 a quantidade de festivais em alto mar, a PromoAção ampliará sua capacidade com a troca para um navio maior. O MSC Preziosa será substituído pelo MSC Seaview, navio maior e mais moderno com 2.066 cabines e capacidade para 5.329 hóspedes.

Confira abaixo entrevista com Bruno Cordaro, diretor comercial da PromoAção, para saber o balanço da temporada passada, projeções para a próxima, diferenciais de um cruzeiro temático e como vendê-lo.

PANROTAS – Para começar, Cordaro, o que é um cruzeiro temático?

BRUNO CORDARO – Nós fretamos navios da MSC para promover uma experiência totalmente diferente do cruzeiro, mas no mesmo navio. Não é um cruzeiro. É um festival de música que, por acaso, acontece em um navio. Sempre brinco que é o único festival de música com banheiro privativo para todo mundo, por causa das cabines. Então, entregamos valor agregado para aqueles que querem assistir a um show de seu artista preferido.

A nossa grande diferença para um cruzeiro regular é justamente mexer com a paixão dos hóspedes. Enquanto o Turismo realiza sonhos, nós oferecemos momentos únicos e shows dedicados aos quais os fãs só terão acesso a bordo do navio. Para os clientes, estar em navios, em ambiente reduzido, com seus artistas preferidos que movimentam milhares de pessoas por onde passam, é uma experiência única. Também há uma impressão que o navio é festa, mas o público no geral é acima de 35 anos e vai em família. Atendemos da criança até o idoso.

PANROTAS – Como foi a temporada 2023/2024 de cruzeiros temáticos da PromoAção?

BRUNO CORDARO – A temporada 2023/2024 começou mais cedo com dois projetos internacionais saindo de Port Canaveral, na Flórida, a bordo do MSC Seaside em cruzeiros de três noites pela ilha privativa da MSC Ocean Cay e Nassau, nas Bahamas. O primeiro foi a gravação do DVD do Wesley Safadão, com Bell Marques e Leo Santana; e o segundo foi a celebração dos 50 anos de Chitãozinho e Xororó.

Então, entre novembro e março, realizamos 13 cruzeiros temáticos na América do Sul a bordo do MSC Preziosa, totalizando 55 mil hóspedes embarcados com 100% de ocupação em todas as saídas. Destaque da programação foi o primeiro navio de Réveillon temático, com queima de fogos em Copacabana, que volta em uma edição aprimorada com Luan Santana na temporada 2024/2025. Fora isso, celebramos projetos novos, como o 89 Rock Boat e Maiara e Maraisa em Alto Mar, que voltam este ano.

PANROTAS – Dentro deste sucesso da PromoAção, qual a importância do agente de viagens? Quanto a venda via agente representa para a empresa?

BRUNO CORDARO – A PromoAção começou sua trajetória com um navio, aumentamos para dois, e, então de seis navios, já fomos para 12. Esse crescimento exponencial seria impossível sem o agente de viagens. Temos quatro mil agentes de viagens cadastrados para distribuir nossos cruzeiros no Brasil todo. É uma venda totalmente consultiva, porque tem os shows, ambientações, além de todas as variáveis de entretenimento, gastronomia, acomodação e serviço que o cruzeiro oferece; além de nuances, como o transporte até o porto de Santos. Quase impossível vendermos o que vendemos atualmente sem os agentes, somos praticamente economicamente dependentes destes profissionais, então temos uma área dedicada a atender o agente e oferecer suporte integral. Assim, essa venda autônoma e consultiva representa 70% do nosso volume de vendas atual, e do nosso faturamento também.

PANROTAS – E as projeções para a temporada 2024/2025? Haverá mais cruzeiros? Maior capacidade?

BRUNO CORDARO – Após contar com o MSC Preziosa na última temporada, fretaremos um navio maior e mais novo para comportar o crescimento dos projetos. Ainda serão 13 projetos, assim como na temporada 2023/2024, mas com o MSC Seaview teremos um incremento de cabines em 16%, com 65 mil leitos. Mantivemos os projetos, mas crescemos a oferta com a mudança de navio. É um crescimento importante. Outra mudança foi uma temporada contínua de novembro até a segunda semana de janeiro, englobando o Réveillon em alto mar com seis atrações de grande porte. Assim, concentramos os cruzeiros no período de férias e verão, também permitindo aos clientes combinar dois cruzeiros temáticos com condições especiais em três ocasiões: Cabaré do Leonardo e Maiara e Maraísa em Alto Mar, Navio do Zeca e Belo em Alto Mar, e Réveillon em alto mar e Navio Roupa Nova.

PANROTAS – E como o agente que ainda não vende cruzeiros temáticos pode começar a vender PromoAção? Qual é o canal de contato? Como podem se capacitar?

BRUNO CORDARO – As agências podem se cadastrar conosco através do e-mail agencias@promoacaoeventos.com.br e entrar em contato pelo telefone +55 11 36249007. Por estes canais, agendamos o treinamento e damos acesso a ferramenta de vendas e condições comerciais.

O conteúdo acima faz parte da Revista PANROTAS Especial Cruzeiros. Confira na íntegra abaixo:


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