Clia anuncia na RIW a melhor temporada de cruzeiros em uma década
s previsões otimistas foram compartilhadas na RIW, evento de tecnologia e negócios que vai até dia 11
Por Carla Lencastre, especial para a PANROTAS
Os navios de cruzeiro voltaram. E voltaram com tudo. O Porto do Rio se prepara para a melhor temporada em muitos anos. As previsões otimistas foram compartilhadas na Rio Innovation Week (RIW), evento de tecnologia e negócios que começou dia 8 e vai até dia 11 no Píer Mauá. Às margens na Baía de Guanabara, os antigos armazéns da Zona Portuária carioca parecem um cenário perfeito para se comemorar o retorno dos cruzeiristas à cidade.
Dividida em mais de 30 áreas que ocupam um total de 50 mil m², a RIW tem um espaço exclusivo para discutir turismo e inovação. É a TurisTech Zone, onde importantes players do setor nacional estão se revezando em painéis sobre os mais diversos temas. Marco Ferraz, presidente da Cruise Lines Internacional Association (Clia) Brasil, apresentou as muitas novidades do segmento, em uma palestra com forte ênfase na sustentabilidade. Afinal, como está sendo repetido diversas vezes ao longo da feira, não faz sentido discutir inovação sem levar em conta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) das Nações Unidas.
Ferraz fez uma rápida introdução sobre como surgiu o mercado de navios de cruzeiros, depois que os aviões passaram a fazer transporte de cargas, e das primeiras inovações de infraestrutura, como bares e cassinos, que hoje qualquer passageiro já espera encontrar a bordo. Agora o foco é em conservação do meio ambiente. A prioridade é reduzir as emissões de carbono em 40% até 2030, para alcançar a meta de carbono zero em 2050.
“Estes são compromissos internacionais já assinados”, disse Ferraz. “Estamos usando um gás natural liquefeito, mas é um combustível provisório enquanto outros estão sendo pesquisados. Nos novos navios encomendados, já mudamos o design, a energia, a tinta... Atualmente o tratamento de água e esgoto é tão bom quanto o de qualquer grande cidade.”
Para cruzeiros mais sustentáveis, no entanto, é necessário que os portos também se preparem:
“O Porto do Rio precisa ter gás natural e energia. Mas há muitos investimentos para que mais navios fiquem baseados na cidade. O porto acabou de fazer uma dragagem e nesta temporada poderá receber dois navios de grande porte ao mesmo tempo”, ressaltou Ferraz.
O porto carioca também é um dos poucos que tem água potável, por exemplo. Sérgio Ricardo de Almeida, da Companhia de Turismo do Estado de Turismo do Rio de Janeiro (TurisRio), está otimista com a nova temporada que começa este mês e terá dois navios novos, um da Costa Cruzeiros e outro da MSC, e 35 navios de passagem, a maioria de luxo ou expedições:
“Teremos 119 escalas de 37 navios nesta temporada. Vamos receber mais de 450 mil turistas e mais de 134 mil tripulantes, porque nem todos desembarcam. Os tripulantes são os que mais gastam, porque eles já conhecem a cidade. Muitos optam por ocupar o Centro renovado do Rio. Em Búzios, serão 320 mil cruzeiristas. Na Ilha Grande, mais de 200 mil. Todo o Estado o Rio vai se beneficiar da temporada 22/23 de cruzeiros. E a grande maioria quer voltar. Será a maior temporada dos últimos dez anos. E em 23/24 teremos ainda mais navios”.
Os navios de cruzeiro voltaram. E voltaram com tudo. O Porto do Rio se prepara para a melhor temporada em muitos anos. As previsões otimistas foram compartilhadas na Rio Innovation Week (RIW), evento de tecnologia e negócios que começou dia 8 e vai até dia 11 no Píer Mauá. Às margens na Baía de Guanabara, os antigos armazéns da Zona Portuária carioca parecem um cenário perfeito para se comemorar o retorno dos cruzeiristas à cidade.
Dividida em mais de 30 áreas que ocupam um total de 50 mil m², a RIW tem um espaço exclusivo para discutir turismo e inovação. É a TurisTech Zone, onde importantes players do setor nacional estão se revezando em painéis sobre os mais diversos temas. Marco Ferraz, presidente da Cruise Lines Internacional Association (Clia) Brasil, apresentou as muitas novidades do segmento, em uma palestra com forte ênfase na sustentabilidade. Afinal, como está sendo repetido diversas vezes ao longo da feira, não faz sentido discutir inovação sem levar em conta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) das Nações Unidas.
Ferraz fez uma rápida introdução sobre como surgiu o mercado de navios de cruzeiros, depois que os aviões passaram a fazer transporte de cargas, e das primeiras inovações de infraestrutura, como bares e cassinos, que hoje qualquer passageiro já espera encontrar a bordo. Agora o foco é em conservação do meio ambiente. A prioridade é reduzir as emissões de carbono em 40% até 2030, para alcançar a meta de carbono zero em 2050.
“Estes são compromissos internacionais já assinados”, disse Ferraz. “Estamos usando um gás natural liquefeito, mas é um combustível provisório enquanto outros estão sendo pesquisados. Nos novos navios encomendados, já mudamos o design, a energia, a tinta... Atualmente o tratamento de água e esgoto é tão bom quanto o de qualquer grande cidade.”
Para cruzeiros mais sustentáveis, no entanto, é necessário que os portos também se preparem:
“O Porto do Rio precisa ter gás natural e energia. Mas há muitos investimentos para que mais navios fiquem baseados na cidade. O porto acabou de fazer uma dragagem e nesta temporada poderá receber dois navios de grande porte ao mesmo tempo”, ressaltou Ferraz.
O porto carioca também é um dos poucos que tem água potável, por exemplo. Sérgio Ricardo de Almeida, da Companhia de Turismo do Estado de Turismo do Rio de Janeiro (TurisRio), está otimista com a nova temporada que começa este mês e terá dois navios novos, um da Costa Cruzeiros e outro da MSC, e 35 navios de passagem, a maioria de luxo ou expedições:
“Teremos 119 escalas de 37 navios nesta temporada. Vamos receber mais de 450 mil turistas e mais de 134 mil tripulantes, porque nem todos desembarcam. Os tripulantes são os que mais gastam, porque eles já conhecem a cidade. Muitos optam por ocupar o Centro renovado do Rio. Em Búzios, serão 320 mil cruzeiristas. Na Ilha Grande, mais de 200 mil. Todo o Estado o Rio vai se beneficiar da temporada 22/23 de cruzeiros. E a grande maioria quer voltar. Será a maior temporada dos últimos dez anos. E em 23/24 teremos ainda mais navios”.