Artur Luiz Andrade   |   28/07/2019 14:22
Atualizada em 29/07/2019 11:27

Costa Cruzeiros em 16 dicas para o agente de viagens vender mais e melhor

A Costa Cruzeiros lança este ano seu navio mais icônico, o Costa Smeralda, que fará roteiros pelo Mediterrâneo. Mas há muitas outras novidades. Confira

Artur Luiz Andrade
Agentes de viagens assistiram palestra sobre a Costa Cruzeiros e receberam dicas em primeira mão
Agentes de viagens assistiram palestra sobre a Costa Cruzeiros e receberam dicas em primeira mão
COSTA FAVOLOSA – No único dia 100% de navegação no cruzeiro Terra dos Vikings a bordo do Costa Favolosa, os agentes de viagens convidados da Costa Cruzeiros para essa viagem puderam aproveitar o navio, com direito a noite de gala, buffet com paella na piscina, premiação dos membros Costa Club a bordo (e uma brasileira foi a grande campeã) e todo o entretenimento e conforto do Favolosa.

Também foi o dia de uma apresentação da gerente de Marketing, Cintia Carlotti, e do gerente de Contas, Fábio Guilhem, que deram um overview dos diferenciais da Costa Cruzeiros, especialmente em 2019, quando a empresa já inaugurou um navio, o Costa Venezia, dedicado à Ásia, e lança mais um, o Costa Smeralda, em novembro, prometendo revolucionar e inovar a frota da empresa, mantendo, claro, a tradição italiana de 71 anos.

“Quando falamos que a Costa é tradição, nos referimos à tranquilidade que vocês, agentes de viagens, têm ao venderem um cruzeiro com a gente. Seu passageiro sabe que vai encontrar o melhor da Itália, o melhor atendimento, a melhor gastronomia e o melhor entretenimento. Nós vemos isso no feedback dos clientes e em todos os nossos roteiros. Ou seja, há uma consistência no que oferecemos ao redor do mundo. Não importa o roteiro, você terá o padrão Costa, nossa tradição que dá tranquilidade aos clientes de vocês e a vocês também”, explicou Cintia.

Confira a seguir alguns dos diferenciais e novidades destacados por ela, muitos dos quais muitos agentes de viagens ainda sabem muito pouco e podem aproveitar para vender mais.

Divulgação
Costa Smeralda
Costa Smeralda
1 – FROTA

Depois da inauguração do Costa Smeralda, em 3 e 4 de novembro deste ano, na Itália, a Costa Cruzeiros irá lançar ao mar o Costa Firenze, em 2020, também dedicado à Ásia, e o gêmeo do Smeralda, em 2021, ainda sem nome divulgado. No total, chegará a 18 navios em 2021, sendo que o Costa Smeralda será o navio-modelo da companhia, prometendo muitas inovações e lançamentos, sempre mantendo o melhor da Itália e dos serviços ao cliente.

2 – NAVIO INSPIRADOR
O Costa Smeralda ainda tem muitos detalhes guardados a sete chaves, mas algumas novidades e números já foram anunciados por Cintia e Guilhem aos agentes do famtur pelo Norte da Europa a bordo do Costa Favolosa. O Costa Smeralda terá 337 metros de comprimento, 42 metros de largura, 182 mil toneladas, 2.612 cabines, com novo layout e design, 16 restaurantes e 19 bares exclusivos. Também será o primeiro navio no mundo a usar o combustível GNL, o que menos poluente do planeta.

A grande novidade das cabines será a categoria que terá três ambientes: o dormitório, um terraço com vidro do chão ao teto e a varanda. Ou seja, os passageiros terão um terraço para relaxar, apreciarem a paisagem sem estarem ao ar livre, mas ainda com a opção de passarem para a varanda e sentirem toda a brisa do oceano.

Entre os bares já anunciados, há o Nutella Café, o Illy Bar, o Campari Bar, o Spazio Bollicine, com os espumantes da Ferrari, o Spritz Bar, com música sempre presente e drinques feitos com Aperol e o Il Bacaro, para o pré-jantar, com petiscos regionais.

Entre os restaurantes, o chef Bruno Barbieri promete novas criações e um voltado às famílias, o Tutti a Tavola, com mesas grandes para a confraternização das gerações. Também haverá restaurantes separados para os membros Costa Club mais altos e para os hóspedes de suítes (hoje ambos frequentam o mesmo restaurante Costa Club). O restaurante buffet será mais afastado da piscina e haverá um outro em homenagem às villas italianas, o Arlecchino. Todo o navio, aliás, é uma homenagem à essência da Costa, a Itália.
Haverá, inclusive, o primeiro museu dentro de um navio, o Code Museum, com 400 metros quadrados dedicados à arte italiana, em projeto de Adam Thany.

O Costa Smeralda fará roteiros pelo Mediterrâneo, com visitas a Marselha, Barcelona, Palma de Maiorca e Roma (com embarque em Civitavecchia) e substitui o Costa Diadema como navio número um da empresa. O Diadema, aliás, passará uma temporada fazendo saídas de Dubai, nos Emirados Árabes.

“Mais detalhes vamos revelar em breve, mas promete ser um navio inovador”, disse Cintia Carlotti.


Artur Luiz Andrade
Fábio Guilhem e Cintia Carlotti, da Costa Cruzeiros
Fábio Guilhem e Cintia Carlotti, da Costa Cruzeiros
3 – ACOLHIMENTO E SERVIÇO

“Espírito de família”, “atendimento humano”, “atendimento com emoção”, “benefícios para que o passageiro se sinta em casa e valorizado”, “tranquilidade para o agente de viagens” foram algumas das expressões usadas pelos agentes para descrever por que vendem Costa e são fieis à companhia. E foi isso que Cintia e Fábio Guilhem ressaltaram. “Com toda inovação em produtos e tecnologia, nosso atendimento é humano, você não se sente mais um”, afirmaram, e profissionais como Ricardo Guilherme, da Central Marítima, e Daniela Martins, da Uneworld.

4 – APLICATIVO
Novo app Costa. Ele pode ser usado a bordo mesmo por quem não comprou pacote de internet. Serve para ver a programação, controlar despesas, falar com outros passageiros e conferir os menus do dia.

5 – PORTAL NOVO
Novo Costa Extra. Vem aí um novo portal para os agentes de viagens, com a integração dos sistemas de reserva e pagamento, e muitas facilidades. A Central Marítima, de Fortaleza, foi uma das que usaram a versão beta e segundo Daniele Pereira, é tudo mais fácil e rápido. “Em quatro cliques se faz uma reserva”, garante Fábio Guilhem, da Costa Cruzeiros.

6 – MAIS ENTRETENIMENTO
Cintia Carlotti reforçou os investimentos em entretenimento e há novidades como novos shows de boas-vindas em todos os cruzeiros, 12 novos pratos que estão sendo preparados pelo chef executivo Bruno Barbieri e novas festas à tarde.

7 – PRINCESAS E COMANDANTES
Para os pequenos de três a 17 anos, há muitas opções de entretenimento e lazer, sempre com a presença de monitores. Peppa Pig é a estrela para os menores e a noite em que as crianças podem se transformar em princesas ou comandantes continua sendo das mais emocionantes. “Há diversos pacotes disponíveis, e os pais ficam orgulhosos e emocionados de verem os filhos vestidos como princesas e comandantes. Recentemente foi muito legal ver uma menina que fez questão de ser comandante por um dia, e vestiu o uniforme de líder máximo do cruzeiro”, conta Cintia.

Artur Luiz Andrade
Flóris Chieregatti, da Vero Viagens, além de grande vendedora de Costa Cruzeiros, é uma fã da companhia e por isso tem categoria Diamante no Costa Club. No cruzeiro Terra dos Vikings, do Costa Favolosa, era a passageira com pontuação mais alta a bordo... Ganhou 100 euros, um troféu e o abraço de Fábio Guilhem, da Costa Cruzeiros no Brasil
Flóris Chieregatti, da Vero Viagens, além de grande vendedora de Costa Cruzeiros, é uma fã da companhia e por isso tem categoria Diamante no Costa Club. No cruzeiro Terra dos Vikings, do Costa Favolosa, era a passageira com pontuação mais alta a bordo... Ganhou 100 euros, um troféu e o abraço de Fábio Guilhem, da Costa Cruzeiros no Brasil
8 – FIDELIDADE

O Costa Club, programa de fidelidade da Costa Cruzeiros, continua sendo um imã para fidelizar cruzeiristas. A bordo, todos desfilam com orgulho com seus cartões Perla ou Diamante e fazem questão dos benefícios, como participar do coquetel com os oficiais do navio, receber mimos na Cabine e ter descontos em compras. A agente de viagens brasileira Flóris Chieregatti, da Vero Viagens, foi a premiada máxima do cruzeiro Terra dos Vikings no Costa Favolosa, por ser a associada Diamante com mais pontos a bordo. Recebeu troféu do comandante e demais oficiais e ainda um voucher de 100 euros.

9 – GASTRONOMIA
A sustentabilidade passa também pela alimentação, com um programa para evitar desperdícios, menus balanceados, parcerias com marcas famosas e produtores locais, sempre fazendo brilhar a gastronomia italiana. “Nosso cuidado com a alimentação é muito grande. Até a muçarela de búfala é produzida no navio, em máquinas especiais. Nossa pizza é celebrada por todos os hóspedes, assim como os hambúrgueres, que têm a versão do buffet e também uma versão gourmet, paga à parte. Já o restaurante Samsara traz pratos mais ousados e elaborados. E sempre há as opções com o melhor da Itália, com ingredientes selecionados”, conta a gerente de Marketing da Costa Cruzeiros.

10 – DESTINOS VARIADOS
Conhecida por navegar há 71 anos no Brasil, a Cota Cruzeiros também tem sua imagem colada às viagens pelo Mediterrâneo, onde tem 11 navios durante o ano, em roteiros variados, incluindo minicruzeiros. Mas a Costa vai além e tem em seu portfólio viagens pelo Norte da Europa (quatro navios, de maio a setembro, com roteiros de sete a 14 noites); Emirados Árabes (dezembro a março, agora com o Costa Diadema); Caribe (dois navios mais voltados aos brasileiros, um saindo da República Dominicana, que não exige visto, e outro de Fort Lauderdale, na Flórida, com roteiros de dez noites); Índico e Maldivas (outubro a março, de sete a 14 noites); e a Volta ao Mundo, agora só disponível para 2021, com 116 noites a bordo do Costa Deliziosa.

11 – COMISSÃO
A Costa Cruzeiros comissiona os agentes de viagens por todas as vendas feitas antecipadamente para o cruzeiro, com pacotes de bebidas, por exemplo. Pelo sistema de reservas também é possível prorrogar prazos e adquirir mimos para serem entregues na cabine do cliente, com garrafas de bebida e cestas de frutas.

12 – RESERVA DE AÉREO
A companhia já aceita reserva de aéreo e tem um departamento para ajudar os agentes de viagens. “Como passamos a tarifa neta aos agentes, não há comissão, mas assim o agente tem mais agilidade para atender os passageiros com preços competitivos também no aéreo. Na parte marítima somos a companhia com os melhores preços no internacional e na Volta ao Mundo”, disse Fábio Guilhem.

13 – LAST MINUTE
A Costa Cruzeiros oferece tarifas Last Minute, geralmente disponíveis para viagens com até dois meses de antecedência. Assim, é bom ficar de olho nos avisos da empresa ou no sistema, para oportunidades de desconto nessas tarifas, que podem convencer seu passageiro a viajar.

14 – TEMPORADA BRASILEIRA
No Brasil, a Costa terá dois navios em 2019/2020, o Costa Fascinosa e o Costa Paciifica. A novidade é a temporada mais longa, com direito a saídas na Páscoa. Também haverá as saídas temáticas Fitness e Dançando a Bordo. E as promoções para a temporada do Brasil não vão parar, segundo Fábio Guilhem. A próxima será para as saídas de dezembro, incluindo o Natal, para aproveitar as vendas de Dia dos Pais.

15 – NA NOSSA LÍNGUA
No catálogo de cruzeiros internacionais, a Costa identifica com a bandeira do Brasil os navios e saídas onde o português é uma das línguas oficiais. Assim, o passageiro terá atendimento na recepção e em diversos setores em português, além de ter menus e o diário de bordo na sua língua, bem como anúncios gerais. Nos demais cruzeiros, sempre haverá funcionários brasileiros ou que falam português ou espanhol. “Garantimos que seu passageiro vai se sentir em casa e bem acolhido”, finalizou Cintia Carlotti.

16 – DEZ VEZES
Ah sim, todos os pagamentos, incluindo o aéreo, podem ser feitos em até dez vezes sem juros, em reais.

Leia mais sobre a viagem pela Terra dos Vikings
O Portal PANROTAS viaja a convite da Costa Cruzeiros, com proteção GTA

VEJA MAIS FOTOS ABAIXO

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados