Fundada por Jorge de Sá, agência de intercâmbio foca em mérito esportivo
DCEI conecta estudantes atletas a escolas, universidades e clubes fora do Brasil
Mais conhecido por sua carreira como ator, Jorge de Sá também teve momentos de destaque como atleta (jogando basquete) e comentarista esportivo (chegando a cobrir uma final de conferência da NBA), mas escolheu uma outra faceta para guiar seus passos profissionais mais recentes. Apoiado numa experiência que viveu ainda quando adolescente, o lado empreendedor dele resultou na criação da DCEI (Departamento de Conexões Esportivas Internacionais), uma agência de intercâmbio esportiva, que conecta estudantes atletas a escolas, universidades e clubes em destinos como Estados Unidos, Canadá e Europa.
Fundada em 2018, a agência já levou mais de 850 estudantes para o Exterior, e fechou o ano passado com faturamento superior a R$ 2,5 milhões. Para 2023, além do faturamento previsto se de R$ 9 milhões, o plano é fechar parcerias com players do mercado asiático.
"O negócio realmente está em expansão. E nossa forma de trabalhar não se resume a enviar esses estudantes para outros países. Trabalhamos também na preparação para essa experiência", conta o empresário. O processo conduzido pela DCEI com jovens conta também com uma equipe multidisciplinar, com psicólogos, assessores pedagógicos, nutricionistas e professores de educação física, além de aulas básicas de idiomas e treinamentos práticos do esporte para o qual a bolsa será aplicada.
Todo esse atendimento é destinado a jovens de variadas origens e interesses, mas todos eles com desejos parecidos de conhecer uma nova cultura, melhorar em um esporte e também no rendimento escolar. A ideia do suporte é tornar o estudante um forte candidato e aumentar suas chances de recebimento de propostas.
Após a conclusão da fase preparatória, a agência reúne o material do atleta, como vídeos e notas, e envia para as instituições. A maior parte delas fica em Estados Unidos, Portugal e Espanha. Já as bolsas mais requeridas são de alunos que praticam futebol e basquete.
A maior parte do processo coordenado pela DCEI ocorre virtualmente e é feita por uma equipe de 18 colaboradores, que é o tamanho atual da equipe.
"Já passei por esse mesmo processo quando era um estudante e sei o quão importante é chegar o mais preparado possível para a oportunidade", conta Jorge lembrando de como foi a sua experiência como bolsista. A vivência do hoje empresário com o ramo começou aos 12 anos, quando pediu à mãe (a cantora Sandra de Sá) que o enviasse a um intercâmbio nos Estados Unidos.
"Descobri aí que nossa família estava passando por dificuldades financeiras e fiz de tudo um pouco para juntar o dinheiro necessário para o meu sonho, desde vender revistas na escola até guardar carro na rua", recorda. Com o dinheiro arrecadado ele investiu em fitas VHS e gravou suas habilidades no basquete. Depois enviou o material para escolas nos EUA até conseguir uma proposta. Jorge estudou na Admiral Farragut Academy, escola da Marinha americana localizada em St.Petersburg (Flórida).
"Entendi que por ter trilhado esse caminho poderia ajudar outros jovens com o mesmo objetivo", resume. Na missão que colocou para si mesmo, o empresário também considerou o aspecto financeiro e, pelo trabalho que sua empresa realiza, tem o propósito de cobrar menos que as agências de intercâmbio tradicionais cobram. O serviço da DCEI, segundo seu idealizador, tem o preço pelo menos 30% menor que a média de mercado.
"Nosso principal valor aqui é o comprometimento e a oportunidade. Queremos ser uma oportunidade para o jovem que tenha o sonho de estudar fora e praticar esporte", finaliza.
A DCEI pode ser acionada pelo site ou na conta pessoal de Instagram de Jorge de Sá.