Sites B2C de experiências agora podem ser usados por agentes
Empresa de representação SMI cria OTC, que vende o conteúdo do Viator, empresa de experiências do TripAdvisor
Tradicional no mercado de representação para o Turismo, a SMI está dando passos para além de sua especialidade. Um deles é o Online Travel Concierge (OTC). A ferramenta transforma plataformas de venda voltadas ao consumidor final em possibilidades para os agentes de viagens. Isto é, dar ao agente a chance de aumentar seu portfólio e ganhar comissão com novos produtos a partir de marketplaces já consolidados com o público final.
A Viator, do grupo TripAdvisor, é um dos principais fornecedores da OTC. Trata-se de uma plataforma com mais de 70 mil passeios e atrações no mundo inteiro, incluindo opções de alto padrão, como visitas em horários exclusivos à Capela Sistina, por exemplo. "Nossa intenção não é ser uma OTA, não vendemos pacotes, bilhetes aéreos, hotelaria... A OTC vende experiências. A Viator, por exemplo, comercializa produtos no mundo inteiro, para o passageiro direto, mas hoje disponibilizamos essa possibilidade ao agente", explica o diretor da SMI, Newton Vieira.
A OTC capta fornecedores internacionais e, por meio de API, entrega ao vendedor brasileiro. As vantagens de se utilizar a ferramenta, de acordo com Vieira, são muitas. "Quem compra on-line com os fornecedores internacionais tem de fazê-lo à vista, em dólar, com IOF e atendimento no Exterior. Quem compra na OTC tem financiamento em dez vezes, comissionamento de pelo menos 10%, entre outras condições facilitadas e atendimento local", compara.
Há dois anos no ar, a OTC conta com centenas de agentes de viagens cadastrados. Deles, mais de 200 adquirem produtos na plataforma mensalmente. E vem novidade por aí. "Em breve atualizaremos a plataforma e a deixaremos mais ágil e mais robusta", afirma Newton Vieira, completando. "Além da OTC, lançaremos até o final do ano uma plataforma similar, mas no setor de mobilidade. Essa segunda vai revolucionar o mercado, pois não há nada igual no mundo, pelo menos não da maneira que ela funcionará", conclui o empresário, acrescentando. "Estou muito feliz com a OTC. A plataforma só apresenta benefícios ao agente de viagens, e é um sucesso."
Conheça em OTC.net.br.
Para mais informações: newton.vieira@smi.net.br
REPRESENTAÇÃO
No mercado de representação, a principal conta da SMI é o Turismo de São Francisco. Recentemente, a companhia ganhou também a representação do destino da Califórnia em Argentina, Uruguai, Chile e Colômbia.A empresa de quase 40 anos ainda representa os interesses de Enterprise (da locadora Alamo) e Design Hotels.