Startup de hospedagem lança app para reservas de hotel sem contato
A Xtay é uma plataforma para hospedagens de curta duração em apartamentos com serviço hoteleiro incluso
Administradora hoteleira com mais de 60 unidades em operação pelo País, a Atrio Hotel Management decidiu investir na criação de uma startup de tecnologia para hospitalidade. Por meio de uma sociedade, formada com outras duas empresas, a rede de hotéis lançou a Xtay, uma ferramenta totalmente digital - que tem um aplicativo como interface - para hospedagens de curta duração em apartamentos com serviço hoteleiro incluso.
Além da Atrio, que entrou na parceria por iniciativa do CEO, Paulo Roberto Caputo, participam da empreitada a MyBlend, especialista em soluções arquitetônicas e de design de interiores, e a Sanctuary Venture Studio, 1º venture studio do Brasil direcionada para tecnologias de Real Estate e internet das coisas.
Na divisão de tarefas, a companhia especializada em tecnologia cuida do aplicativo e da lógica de distribuição e pagamento, além da experiência 100% sem contato e da automação do imóveis, que terão fechaduras com dispositivos exclusivos e que podem ser abertos via smartphone. Enquanto isso, a MyBlend fica responsável por reformar, decorar e construir os ambientes. E a Atrio, por sua vez, presta o serviço hoteleiro e também participa da distribuição e venda das diárias.
Os primeiros hóspedes devem ser atendidos em cerca de 60 dias, quando estarão finalizados os primeiros três apartamentos geridos pela marca, em São Paulo (SP), onde estão todos os imóveis cadastrados pela parceria até agora. Já sua cerca de 200 unidades com acordos fechados na capital paulista. Todas elas instaladas em edifícios de bairros nobres da cidade, como Vila Olímpia e Itaim Bibi. Há, contudo, segundo antecipam os executivos envolvidos na sociedade, acordos para a chagada em outros mercados.
METAS
“Acredito que vamos fechar o primeiro semestre com cerca de 500 imóveis, incluindo unidades em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e até no Nordeste”, antecipa o diretor de Marketing e Vendas da Atrio, César Nunes. O planejamento a longo prazo é ainda mais otimista. “Em três anos devemos estar no tamanho da Atrio, com oito mil quartos geridos”, complementa o gestor.
A projeção de ampliação está apoiada num movimento natural e mercados que as três empresas parcerias identificam igualmente. Para o sócio-fundador da Sanctuary Venture Studio e presidente do Conselho da nova empresa, Rony Stefano, em poucos anos, a oferta total imóveis de hospedagem alternativa, como é o caso da Xtay, deve superar os números da hotelaria tradicional num movimento que já começou a acontecer e foi amplificado pela situação de pandemia.
“Muito provavelmente, nesse momento, deve ter mais ofertas de Airbnb ocupadas do que quartos de hotéis tradicionais”, projeta o empresário. De acordo com o raciocínio de Stefano, a oferta de hospedagem mediada por aplicativos envolve menor contato físico e interações, o que é favorável nesse momento em que a pandemia ainda é uma realidade, e alcançam um público mais afeito as viagens de lazer, que são as primeiras a voltar depois de um período de pausa na indústria do Turismo.
Ainda de acordo com o presidente do conselho, a Xtay já nasce com o conceito techospitality – Tecnologia para Hospitalidade - desenvolvido pela Sanctuary, naturalmente implementado. O conceito em questão compreende uma combinação exclusiva de gestão de serviços com equipamentos e softwares específicos com internet das coisas, fechaduras inteligentes, reconhecimento facial, controles de acessos, aplicativos de check-in, precificação automática, big data aplicado, sistema de notas fiscais, gestor de canais, motor de reservas e PMS.
PARA O VIAJANTE
Os executivos antecipam também o valor que deve ser desembolsado pelos hóspedes que utilizarem a ferramenta. De acordo com a projeção feita por Nunes, as tarifas serão parecidas com as que são vistas em hotéis midscale e flats, com diárias entre R$ 250 e R$ 300, mas sempre considerando a variação característica das tarifas dinâmicas comuns para o mercado hoteleiro das grandes cidades.
O espaço amplo e possibilidade de cozinhar no apartamento aparecem como outros pontos positivos, assim como a interação 100% e a pouca burocracia para efetivar a estadia.
PARA O INVESTIDOR
Para o investidor ou proprietário de apartamentos disponíveis na plataforma, a Xtay lista os benefícios. São eles: a não necessidade de se envolver na operação da locação; o custo da operação variável; a flexibilidade contratual; a valorização do ativo pela renda; e a opção de renda para imóvel existente.
AGÊNCIAS, OTAS E VENDA DIRETA
A maneira de realizar as reservas também é um ponto enfatizado pela startup. Para realizar o processo basta que o hóspede faça a reserva pelo site ou app da Xtay ou ainda em qualquer agência on-line (OTA) integrada ao sistema e com agentes de viagens cadastrados. “Vamos abrir o leque para agentes de viagens também. Queremos explorar esse canal”, antecipa o diretor a Atrio.