ABIH-SP e Airbnb se unem em ações para retomada do Turismo em SP
Organizações assinaram um acordo para trabalhar juntos pela retomada do Turismo no Estado
ABIH-SP (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo) e Airbnb anunciam uma parceria inédita elaborada para impulsionar o Turismo paulista, por meio de um memorando de entendimentos. O acordo foi feito baseado em cinco pilares: comercial, inteligência de mercado, qualificação para sustentabilidade, promoção turística e melhores práticas.
Detalhando o acordo, as organizações explicam como esses pilares são aplicados. No âmbito da colaboração comercial, por meio da aproximação entre a plataforma e os hotéis da ABIH-SP, o objetivo é fomentar negócios entre as partes. Isso inclui a aplicação de inteligência de mercado que vem a partir do intercâmbio regular de estatísticas sobre o fluxo turístico para o Estado de São Paulo. Essa coordenação de ações funciona como forma de auxílio à formulação de estratégias para o aumento do volume de negócios.
A parceria sugere que experiências turísticas presenciais e on-line, que são ofertadas nos destinos e estão cadastrados na plataforma Airbnb, possam ser selecionadas e recomendadas pelos hotéis aos clientes, contribuindo assim com o desenvolvimento do Turismo regional e o lazer dos hóspedes.
No pilar da qualificação para a sustentabilidade, o acordo inclui o desenvolvimento de um programa educativo para ampliar o conhecimento e as práticas do Turismo responsável. A promoção turística, por meios digitais, proporcionará aumento do fluxo de turistas aos destinos paulistas. E, com a adoção das melhores práticas, serão alavancados os resultados que a economia digital propicia.
“As experiências do Airbnb; o compartilhamento de informações relacionadas ao turismo no estado; as ações para promoção dos destinos paulistas aos viajantes, com a abertura de um novo canal de distribuição para a hotelaria, favorecem o setor como um todo”, avaliam os membros da ABIH de São Paulo, em nota.
Segundo os dados apurados pelo Airbnb, refletidos pelos resultados apurados pela pesquisa ABIH-SP, que passaram a ser divulgados regularmente em julho de 2020, os destinos domésticos mais perto de casa, para viagens de carro, têm sido os mais procurados e São Paulo é um dos principais mercados no País. Fato que contribui com a retomada do Turismo.
“Nesse contexto, a plataforma vai contribuir muito para apresentar, inclusive aos paulistas, novas opções dentro do Estado para um Turismo autêntico, que valoriza a cultura local e movimenta a economia das cidades”, comenta a diretora de Relações Institucionais e Governamentais do Airbnb para a América Latina, Flávia Matos.
Em 2019, o Airbnb gerou um impacto econômico direto de R$ 10,5 bilhões no Brasil considerando toda a cadeia que envolve o Turismo, como comércio e restaurantes locais, não apenas a hospedagem.
Um grupo de trabalho foi formado pela ABIH-SP e pelo Airbnb para alinhar e regularmente questões relevantes e aperfeiçoar as áreas de cooperação da parceria, com o compromisso de continuar incentivando o desenvolvimento sustentável do Turismo e a democratização das viagens.
Detalhando o acordo, as organizações explicam como esses pilares são aplicados. No âmbito da colaboração comercial, por meio da aproximação entre a plataforma e os hotéis da ABIH-SP, o objetivo é fomentar negócios entre as partes. Isso inclui a aplicação de inteligência de mercado que vem a partir do intercâmbio regular de estatísticas sobre o fluxo turístico para o Estado de São Paulo. Essa coordenação de ações funciona como forma de auxílio à formulação de estratégias para o aumento do volume de negócios.
A parceria sugere que experiências turísticas presenciais e on-line, que são ofertadas nos destinos e estão cadastrados na plataforma Airbnb, possam ser selecionadas e recomendadas pelos hotéis aos clientes, contribuindo assim com o desenvolvimento do Turismo regional e o lazer dos hóspedes.
No pilar da qualificação para a sustentabilidade, o acordo inclui o desenvolvimento de um programa educativo para ampliar o conhecimento e as práticas do Turismo responsável. A promoção turística, por meios digitais, proporcionará aumento do fluxo de turistas aos destinos paulistas. E, com a adoção das melhores práticas, serão alavancados os resultados que a economia digital propicia.
“As experiências do Airbnb; o compartilhamento de informações relacionadas ao turismo no estado; as ações para promoção dos destinos paulistas aos viajantes, com a abertura de um novo canal de distribuição para a hotelaria, favorecem o setor como um todo”, avaliam os membros da ABIH de São Paulo, em nota.
Segundo os dados apurados pelo Airbnb, refletidos pelos resultados apurados pela pesquisa ABIH-SP, que passaram a ser divulgados regularmente em julho de 2020, os destinos domésticos mais perto de casa, para viagens de carro, têm sido os mais procurados e São Paulo é um dos principais mercados no País. Fato que contribui com a retomada do Turismo.
“Nesse contexto, a plataforma vai contribuir muito para apresentar, inclusive aos paulistas, novas opções dentro do Estado para um Turismo autêntico, que valoriza a cultura local e movimenta a economia das cidades”, comenta a diretora de Relações Institucionais e Governamentais do Airbnb para a América Latina, Flávia Matos.
Em 2019, o Airbnb gerou um impacto econômico direto de R$ 10,5 bilhões no Brasil considerando toda a cadeia que envolve o Turismo, como comércio e restaurantes locais, não apenas a hospedagem.
Um grupo de trabalho foi formado pela ABIH-SP e pelo Airbnb para alinhar e regularmente questões relevantes e aperfeiçoar as áreas de cooperação da parceria, com o compromisso de continuar incentivando o desenvolvimento sustentável do Turismo e a democratização das viagens.