Sebrae recomenda mudança no modelo de atendimento de hotéis
Sebrae construiu manual com recomendações para o atendimento em hotéis.
Altamente afetado pela crise trazida pela pandemia do novo coronavírus, o segmento de hospedagem se prepara para a retomada com mudanças no formato de atendimento. Pensando nessas necessidades de momento, o Sebrae elaborou um protocolo com orientações e recomendações baseadas em documentos de referência produzidos por instituições da área da saúde e entidades representantes do setor.
O conteúdo é sobretudo voltado às preocupações de segurança e saúde pública, dos trabalhadores, gestores e clientes, e procura levar informações para que o consumidor conheça as boas práticas do setor e se sinta confiante para voltar à rotina de consumo. Na hotelaria, segundo acredita o Sebrae, serão necessários alguns cuidados especiais, além das providências básicas que têm sido recomendas a toda população, como uso de álcool em gel 70% e higienização das mãos.
Uma medida recomendável é reduzir o número de acessos e, se possível, definir uma entrada e uma saída diferentes para o hotel ou pousada. Além disso, o estabelecimento deve colocar placas de sinalização com orientações sobre a limpeza das mãos e outros cuidados necessários neste momento. Também é fundamental nesse cenário observar o distanciamento social de 1,5 metros entre pessoas.
O manual também recomenda que o estabelecimento incentive processos de check-in e check-out pela internet e atenda com prioridade idosos, hipertensos, diabéticos, gestantes e todos que se apresentarem como grupo de risco. Divisórias de acrílico nos balcões de recepção também são recomendadas.
VEJA MAIS ALGUMAS DICAS DO SEBRAE
Cuidado com o ambiente:
- Avalie a higiene do sistema de ar condicionado e se a frequência do aparelho está de acordo com a indicação dos fabricantes
- Instale cartazes sinalizadores em locais relevantes de maior fluxo de pessoas no meio de hospedagem, lembrando hóspedes, colaboradores terceirizados e funcionários sobre o distanciamento, o uso do uso de álcool gel 70% e das máscaras
- Organize uma área de chegada e disponibilize álcool em gel para higienização das mãos e medidas para higienização das solas do sapato como tapete com desinfetante
Cuidado com os clientes:
- Priorize processos de check-in e check-out online ou crie formas para que estes processos sejam breves e evitem o contato entre hóspedes
- Estabeleça o atendimento virtual, que pode ser feito por aplicativo do meio de hospedagem
- Exija o uso de máscaras para entrar no meio de hospedagem. Convém que o empreendimento disponibilize máscaras extra
- Diminua a capacidade de público do estabelecimento, de modo que seja possível minimizar o contato
- Serviços de café, água, chá e outros itens, não devem estar disponíveis na recepção em formato de alto serviço, caso o hotel queira manter esses serviços, o hotel deve providenciar um profissional para realizar o serviço.
- Informe aos clientes que o seu estabelecimento é comprometido com as boas práticas e com a segurança, para que eles se sintam seguros.
Orientações de higienização dos quartos
- Adote com sua equipe o uso do uniforme completo, composto por camisa ou camiseta, calça comprida e calçado fechado e proceda a troca diária das peças.
- Ao entrar nos quartos, abra todas as janelas; se possível, deixe os quartos arejarem por algum tempo antes de proceder a limpeza
- Retire a roupa de cama (que inclui cobertores, edredons e colchas) com cuidado, sem sacudir os tecidos, colocando-a em saco plástico ou carrinho, mantendo-os fechados
- Retire a roupa de banho com o mesmo cuidado
- Com o kit de higiene para o quarto, realize a higiene do piso e a desinfecção de todas as superfícies de móveis e objetos
- Troque os travesseiros, deixando-os sem uso por pelo menos 3 dias, ou deixe-os dentro de capas impermeáveis que possam ser desinfetadas
- Coloque o avental e as luvas de borracha para a limpeza de banheiros
O manual com todas as dicas e orientações do Sebrae está disponível aqui.
O conteúdo é sobretudo voltado às preocupações de segurança e saúde pública, dos trabalhadores, gestores e clientes, e procura levar informações para que o consumidor conheça as boas práticas do setor e se sinta confiante para voltar à rotina de consumo. Na hotelaria, segundo acredita o Sebrae, serão necessários alguns cuidados especiais, além das providências básicas que têm sido recomendas a toda população, como uso de álcool em gel 70% e higienização das mãos.
Uma medida recomendável é reduzir o número de acessos e, se possível, definir uma entrada e uma saída diferentes para o hotel ou pousada. Além disso, o estabelecimento deve colocar placas de sinalização com orientações sobre a limpeza das mãos e outros cuidados necessários neste momento. Também é fundamental nesse cenário observar o distanciamento social de 1,5 metros entre pessoas.
O manual também recomenda que o estabelecimento incentive processos de check-in e check-out pela internet e atenda com prioridade idosos, hipertensos, diabéticos, gestantes e todos que se apresentarem como grupo de risco. Divisórias de acrílico nos balcões de recepção também são recomendadas.
VEJA MAIS ALGUMAS DICAS DO SEBRAE
Cuidado com o ambiente:
- Avalie a higiene do sistema de ar condicionado e se a frequência do aparelho está de acordo com a indicação dos fabricantes
- Instale cartazes sinalizadores em locais relevantes de maior fluxo de pessoas no meio de hospedagem, lembrando hóspedes, colaboradores terceirizados e funcionários sobre o distanciamento, o uso do uso de álcool gel 70% e das máscaras
- Organize uma área de chegada e disponibilize álcool em gel para higienização das mãos e medidas para higienização das solas do sapato como tapete com desinfetante
Cuidado com os clientes:
- Priorize processos de check-in e check-out online ou crie formas para que estes processos sejam breves e evitem o contato entre hóspedes
- Estabeleça o atendimento virtual, que pode ser feito por aplicativo do meio de hospedagem
- Exija o uso de máscaras para entrar no meio de hospedagem. Convém que o empreendimento disponibilize máscaras extra
- Diminua a capacidade de público do estabelecimento, de modo que seja possível minimizar o contato
- Serviços de café, água, chá e outros itens, não devem estar disponíveis na recepção em formato de alto serviço, caso o hotel queira manter esses serviços, o hotel deve providenciar um profissional para realizar o serviço.
- Informe aos clientes que o seu estabelecimento é comprometido com as boas práticas e com a segurança, para que eles se sintam seguros.
Orientações de higienização dos quartos
- Adote com sua equipe o uso do uniforme completo, composto por camisa ou camiseta, calça comprida e calçado fechado e proceda a troca diária das peças.
- Ao entrar nos quartos, abra todas as janelas; se possível, deixe os quartos arejarem por algum tempo antes de proceder a limpeza
- Retire a roupa de cama (que inclui cobertores, edredons e colchas) com cuidado, sem sacudir os tecidos, colocando-a em saco plástico ou carrinho, mantendo-os fechados
- Retire a roupa de banho com o mesmo cuidado
- Com o kit de higiene para o quarto, realize a higiene do piso e a desinfecção de todas as superfícies de móveis e objetos
- Troque os travesseiros, deixando-os sem uso por pelo menos 3 dias, ou deixe-os dentro de capas impermeáveis que possam ser desinfetadas
- Coloque o avental e as luvas de borracha para a limpeza de banheiros
O manual com todas as dicas e orientações do Sebrae está disponível aqui.