Resorts brasileiros têm ocupação de 63% no terceiro trimestre
Dados são da 5ª edição do Radar Resorts Brasil, relatório trimestral da associação de propriedades
A Resorts Brasil acaba de lançar a 5ª edição do Radar Resorts Brasil, relatório da entidade que se propõe a analisar periodicamente o desempenho dos resorts brasileiros associados. A novidade e destaque do documento do terceiro trimestre deste ano fica por conta da parceria com a empresa chilena My Hotel. O objetivo é o aprofundamento dos dados referentes à qualidade para entender o nível de reputação dos resorts.
“O intuito do Radar é ajudar o nosso associado e a quem se interessa pelo setor de resorts a compreender como estamos. Então, fazemos uma análise tanto quantitativa quanto qualitativa. Os dois pilares principais são performance e qualidade, que ajudam a entender como está o nosso mercado e como está o desempenho dos nossos empreendimentos”, conta a presidente executiva da Resorts Brasil, Ana Biselli Aidar.
“Tínhamos receio de que a volta do mercado internacional e a malha aérea tanto interna quanto para fora do Brasil quase nos patamares de 2019 fossem impactar o público, mas as pessoas descobriram os resorts no País e esperamos que elas continuem consumindo estes produtos", pontua Ana.
Também por meio da nova parceria com a My Hotel, esta edição revela que o perfil dos hóspedes no período analisado se manteve bastante estável de um ano para o outro. Do volume considerado, os viajantes eram predominantemente famílias, correspondendo a 72%; os casais representaram 15%, tanto em 2021 quanto em 2022; grupo de amigos foi de 8% no ano passado e neste; e, hóspedes a trabalho, 1% em 2021 e 4% em 2022.
Já quanto à nota atribuída ao hotel – em termos de localização, serviço e preço –, a My Hotel analisou, por meio de comentários dos hóspedes em plataformas de reserva, que a nota média atribuída, considerando todos os resorts associados, foi de 4,3, em um total de 5. Os quesitos melhor avaliados foram localização e serviço, seguidos de limpeza e, por último, preço.
Por fim, a análise que também foi feita foi a de NPS – net promoter score, para medir a satisfação do cliente. De acordo com Ana, os resorts mostraram uma melhora de 2021 para 2022, indo de um NPS de 56 para 59.
“Estamos contentes com este avanço e esperamos melhorar ainda mais. Com essa nova ferramenta por meio da My Hotel esperamos dar visibilidade para nossos associados, sensibilizando, mostrando para eles que é preciso trabalhar a reputação de seus resorts, conversar com o hóspede. O objetivo da parceria é também trazer um aprofundamento do tema qualidade para que a gente possa dialogar e melhorar, cada vez mais, a qualidade das nossas propriedades associadas”, finaliza a presidente executiva da Resorts Brasil.
“O intuito do Radar é ajudar o nosso associado e a quem se interessa pelo setor de resorts a compreender como estamos. Então, fazemos uma análise tanto quantitativa quanto qualitativa. Os dois pilares principais são performance e qualidade, que ajudam a entender como está o nosso mercado e como está o desempenho dos nossos empreendimentos”, conta a presidente executiva da Resorts Brasil, Ana Biselli Aidar.
DESEMPENHO
O Turismo como um todo vem se recuperando, registrando um bom desempenho e não foi diferente com os resorts associados. No terceiro trimestre, as propriedades atingiram 63% ocupação, o que representa um aumento de mais de 12% em relação ao pré-pandemia, em 2019.“Tínhamos receio de que a volta do mercado internacional e a malha aérea tanto interna quanto para fora do Brasil quase nos patamares de 2019 fossem impactar o público, mas as pessoas descobriram os resorts no País e esperamos que elas continuem consumindo estes produtos", pontua Ana.
Também por meio da nova parceria com a My Hotel, esta edição revela que o perfil dos hóspedes no período analisado se manteve bastante estável de um ano para o outro. Do volume considerado, os viajantes eram predominantemente famílias, correspondendo a 72%; os casais representaram 15%, tanto em 2021 quanto em 2022; grupo de amigos foi de 8% no ano passado e neste; e, hóspedes a trabalho, 1% em 2021 e 4% em 2022.
Já quanto à nota atribuída ao hotel – em termos de localização, serviço e preço –, a My Hotel analisou, por meio de comentários dos hóspedes em plataformas de reserva, que a nota média atribuída, considerando todos os resorts associados, foi de 4,3, em um total de 5. Os quesitos melhor avaliados foram localização e serviço, seguidos de limpeza e, por último, preço.
Por fim, a análise que também foi feita foi a de NPS – net promoter score, para medir a satisfação do cliente. De acordo com Ana, os resorts mostraram uma melhora de 2021 para 2022, indo de um NPS de 56 para 59.
“Estamos contentes com este avanço e esperamos melhorar ainda mais. Com essa nova ferramenta por meio da My Hotel esperamos dar visibilidade para nossos associados, sensibilizando, mostrando para eles que é preciso trabalhar a reputação de seus resorts, conversar com o hóspede. O objetivo da parceria é também trazer um aprofundamento do tema qualidade para que a gente possa dialogar e melhorar, cada vez mais, a qualidade das nossas propriedades associadas”, finaliza a presidente executiva da Resorts Brasil.