Ocupação global hoteleira atinge 46% em abril
Novo estudo da Amadeus sobre a ocupação mundial de hotéis combina insights de hoteleiros com dados de BI
A Amadeus acaba de trazer um novo estudo sobre a ocupação global de hotéis. O “Rebuilding Hospitality: Trends in Demand, Data and Technology That are Driving Recovery” combina insights de hoteleiros com dados de business intelligence da empresa para mostrar tendências da retomada global do setor.
Segundo o levantamento, os níveis de ocupação dos hotéis estão agora em uma trajetória ascendente. A ocupação mundial atingiu 46% em abril, em comparação com o ponto mais baixo de apenas 13% em abril de 2020. Isso significa que a ocupação global subiu dois terços do caminho de volta aos números pré-pandêmicos de cerca de 70% para este período de ano.
Os dados também mostram que o tempo de antecedência das reservas está aumentando, indicando uma confiança crescente do consumidor para planejar suas viagens. Durante grande parte do ano passado, quase todas as reservas em todo o mundo foram feitas nos sete dias que antecederam as viagens. As reservas feitas no mesmo dia da viagem, que são as mais problemáticas para o setor, diminuíram globalmente de 39% na primeira semana de 2021 para 23% na semana de 25 de abril, e reservas com 31 a 60 dias de antecedência aumentaram de 6% na primeira semana do ano para 11% na semana de 25 de abril.
A pesquisa entrevistou 688 hoteleiros globais, que apresentaram novos insights sobre o sentimento e seus atuais planos:
Ao considerar “características pandêmicas” que permanecerão por um longo prazo, o relatório revela:
“Uma das principais conclusões de nossa pesquisa e relatório é que a tecnologia desempenhará um papel central na recuperação do setor de hotelaria, pois descobrimos que, globalmente, 41% dos hoteleiros planejam gastar o mesmo ou mais em TI este ano do que em 2019”, diz o presidente de Hospitality da Amadeus, Francisco Rüter.
O relatório Rebuilding Hospitality destaca as oportunidades para os hoteleiros se reconstruírem e prosperarem em 2021, combinando dados de entrevistas com 688 hoteleiros em todo o mundo com as informações mais recentes da solução de business intelligence Demand360 da Amadeus. O documento completo pode ser acessado aqui.
Segundo o levantamento, os níveis de ocupação dos hotéis estão agora em uma trajetória ascendente. A ocupação mundial atingiu 46% em abril, em comparação com o ponto mais baixo de apenas 13% em abril de 2020. Isso significa que a ocupação global subiu dois terços do caminho de volta aos números pré-pandêmicos de cerca de 70% para este período de ano.
Os dados também mostram que o tempo de antecedência das reservas está aumentando, indicando uma confiança crescente do consumidor para planejar suas viagens. Durante grande parte do ano passado, quase todas as reservas em todo o mundo foram feitas nos sete dias que antecederam as viagens. As reservas feitas no mesmo dia da viagem, que são as mais problemáticas para o setor, diminuíram globalmente de 39% na primeira semana de 2021 para 23% na semana de 25 de abril, e reservas com 31 a 60 dias de antecedência aumentaram de 6% na primeira semana do ano para 11% na semana de 25 de abril.
A pesquisa entrevistou 688 hoteleiros globais, que apresentaram novos insights sobre o sentimento e seus atuais planos:
- Significativo crescimento do otimismo: há uma sensação de otimismo, pois 30% dos hoteleiros preveem a abertura de um ou vários locais em 2021
- Os viajantes a lazer estão impulsionando a recuperação: A maioria (63%) dos hoteleiros em todo o mundo acredita que as viagens a lazer impulsionarão a retomada, sendo o lazer doméstico o maior contribuinte (45%). Além disso, os dados da Amadeus mostram que os EUA, China e o resto da Ásia estão começando a ver um aumento no volume de reservas via OTAs, mudando o foco da dependência de reservas diretas durante a pandemia
- O recrutamento será uma alta prioridade: Mais da metade (59%) dos hoteleiros globais preveem que precisarão contratar novos funcionários em 2021
- Hoteleiros divergem na opinião sobre passaportes para vacinas: Mais da metade dos hoteleiros asiáticos dizem que estão considerando pedir passaportes de vacinas antes de permitir que os hóspedes permaneçam em suas dependências, enquanto pouco menos da metade dos hoteleiros nas Américas afirmam que definitivamente não adotarão essa abordagem. Na região Emea, quase metade dos hoteleiros não tem certeza sobre sua estratégia nesta área.
Ao considerar “características pandêmicas” que permanecerão por um longo prazo, o relatório revela:
- Medidas de higiene vieram para ficar: Um terço (32%) dos hoteleiros pensam que sempre precisarão de distanciamento social significativo, higienização e medidas de higiene visíveis
- Redução no contato com o hóspede e na limpeza da estadia: 20% dos hoteleiros globais indicam que manterão a interação entre a equipe e os hóspedes a um mínimo no longo prazo, e 21% planejam reduzir o serviço de limpeza diário para os hóspedes
- A personalização pode ajudar a superar as dúvidas sobre hospedagem sem contato: Mais de um quarto dos entrevistados (30%) disseram que a tecnologia sem contato, com o intuito de oferecer suporte às experiências personalizadas dos hóspedes, é um dos desenvolvimentos que os deixaram mais entusiasmados para o pós-pandemia. A personalização pode desempenhar um papel importante para garantir que o "toque humano" da hotelaria não seja perdido
- "Staycations" de trabalho e investimentos em aluguel de longa duração: Novidades, como oferecer "staycations" de trabalho e investimento em instalações que ajudam os viajantes a prolongar as estadas, ajudaram os hoteleiros a testar novas estratégias para acessar novos segmentos de hóspedes. Os hoteleiros relatam que tais modalidades permanecerão como parte do portfólio por um longo prazo.
“Uma das principais conclusões de nossa pesquisa e relatório é que a tecnologia desempenhará um papel central na recuperação do setor de hotelaria, pois descobrimos que, globalmente, 41% dos hoteleiros planejam gastar o mesmo ou mais em TI este ano do que em 2019”, diz o presidente de Hospitality da Amadeus, Francisco Rüter.
O relatório Rebuilding Hospitality destaca as oportunidades para os hoteleiros se reconstruírem e prosperarem em 2021, combinando dados de entrevistas com 688 hoteleiros em todo o mundo com as informações mais recentes da solução de business intelligence Demand360 da Amadeus. O documento completo pode ser acessado aqui.