RN terá R$ 12 milhões para promoção, diz presidente da ABIH
Confira a entrevista com o presidente da ABIH-RN, Abdon Gosson Neto
(Antonio Roberto Rocha, especial para o Portal PANROTAS)
Além de hoteleiro (Best Western Premier Majestic e Arituba Park), o presidente da ABIH-RN, Abdon Gosson Neto, é agente de viagens (Arituba Turismo). Foi presidente da Abav-RN de 2015 até 2019 e representou por vários anos a Tap Partner no Rio Grande do Norte e na Paraíba, assim como foi representante da Delta Airlines no RN, entre outras atuações no Turismo.
Após a primeira reunião da ABIH-RN sob seu comando - assumiu o cargo há um mês -, Gosson falou sobre o momento atual da hotelaria potiguar, a expectativa da retomada de prospecção de mercado e as ações de fomento a cargo do poder público. Ele acredita que a verba de R$ 12 milhões prevista para o marketing do Turismo do RN neste ano poderá fazer a diferença.
Janeiro foi bom mesmo para a hotelaria do RN? E para fevereiro, qual a expectativa? E quando março chegar?
Janeiro foi bom, mas poderia ter sido muito melhor se não fossem as notícias da segunda onda, em meados de novembro, fato que aliás não aconteceu. A ocupação em janeiro fechou entre 60% e 65%. Se não fossem as notícias negativas, nossa expectativa estava em torno de 70% a 80%. Para o Carnaval, com ou sem feriado, a previsão é muito boa. Houve uma demanda reprimida nas viagens em 2020 e muitos estão voltando a viajar agora. Quanto a março, tudo poderá melhorar em função da vacina. O Turismo do RN, do Brasil e do mundo tem certeza da retomada. E o avanço da vacinação vai levar a esse caminho de retorno dos números anteriores de turistas.
O poder público do RN tem feito o "dever de casa" no fomento ao setor de Turismo?
Começamos a reagir um pouco mais tarde do que os concorrentes, mas o Governo do RN informou que terá 12 milhões para investir na promoção do Turismo neste ano. É uma verba excelente. A divulgação regional, que é o forte nesse momento, precisa ser muito bem trabalhada. Temos que noticiar o RN na imprensa e entre influenciadores digitais. Nossos vizinhos Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Ceará começaram a divulgar bem antes do que nós.
São Paulo (capital) e interior paulista ainda são os principais polos emissores para o RN? Houve novidades em janeiro?
São Paulo, como Estado mais rico, sempre foi e é o destino mais forte. Os voos para cá quase todos partem de lá e retornam a São Paulo. E estão todos lotados. Mas o forte hoje mesmo é o Turismo regional. O paraibano, o pernambucano e o cearense têm vindo em grande quantidade para o Rio Grande do Norte, assim como nós temos visitado destinos destes Estados. O Turismo regional é prático. Você entra no próprio carro, viaja e chega ao hotel, que é um ambiente sempre seguro. Depois faz passeios ao ar livre, junto à natureza, sem maiores ameaças de contágio.
O Turismo regional é tendência para o resto do ano?
Sim. Quem ia fazer viagens nacionais está fazendo uma escapada regional. Vale lembrar que nossa diária média não aumentou. Está se mantendo. O Turismo regional veio para ficar.
Quais as principais ações promocionais previstas pela hotelaria do RN para esse ano?
Quando possível, nos próximos meses, vamos voltar a buscar mercado. Já há um calendário previsto de eventos, que está sendo estudado. Estamos nos programando para, a partir de abril e maio, fazermos roadshows. E as feiras voltarão a acontecer. O aporte financeiro do Governo do RN, de R$ 12 milhões, vai ajudar muito nessa prospecção.
Atualizando: qual a oferta de leitos do RN?
No RN são 52 mil leitos. Natal tem 30 mil. Pipa e Tibau do Sul contam com 6,5 mil. E São Miguel do Gostoso já está com 2,4 mil leitos.
Além de hoteleiro (Best Western Premier Majestic e Arituba Park), o presidente da ABIH-RN, Abdon Gosson Neto, é agente de viagens (Arituba Turismo). Foi presidente da Abav-RN de 2015 até 2019 e representou por vários anos a Tap Partner no Rio Grande do Norte e na Paraíba, assim como foi representante da Delta Airlines no RN, entre outras atuações no Turismo.
Após a primeira reunião da ABIH-RN sob seu comando - assumiu o cargo há um mês -, Gosson falou sobre o momento atual da hotelaria potiguar, a expectativa da retomada de prospecção de mercado e as ações de fomento a cargo do poder público. Ele acredita que a verba de R$ 12 milhões prevista para o marketing do Turismo do RN neste ano poderá fazer a diferença.
Janeiro foi bom mesmo para a hotelaria do RN? E para fevereiro, qual a expectativa? E quando março chegar?
Janeiro foi bom, mas poderia ter sido muito melhor se não fossem as notícias da segunda onda, em meados de novembro, fato que aliás não aconteceu. A ocupação em janeiro fechou entre 60% e 65%. Se não fossem as notícias negativas, nossa expectativa estava em torno de 70% a 80%. Para o Carnaval, com ou sem feriado, a previsão é muito boa. Houve uma demanda reprimida nas viagens em 2020 e muitos estão voltando a viajar agora. Quanto a março, tudo poderá melhorar em função da vacina. O Turismo do RN, do Brasil e do mundo tem certeza da retomada. E o avanço da vacinação vai levar a esse caminho de retorno dos números anteriores de turistas.
O poder público do RN tem feito o "dever de casa" no fomento ao setor de Turismo?
Começamos a reagir um pouco mais tarde do que os concorrentes, mas o Governo do RN informou que terá 12 milhões para investir na promoção do Turismo neste ano. É uma verba excelente. A divulgação regional, que é o forte nesse momento, precisa ser muito bem trabalhada. Temos que noticiar o RN na imprensa e entre influenciadores digitais. Nossos vizinhos Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Ceará começaram a divulgar bem antes do que nós.
São Paulo (capital) e interior paulista ainda são os principais polos emissores para o RN? Houve novidades em janeiro?
São Paulo, como Estado mais rico, sempre foi e é o destino mais forte. Os voos para cá quase todos partem de lá e retornam a São Paulo. E estão todos lotados. Mas o forte hoje mesmo é o Turismo regional. O paraibano, o pernambucano e o cearense têm vindo em grande quantidade para o Rio Grande do Norte, assim como nós temos visitado destinos destes Estados. O Turismo regional é prático. Você entra no próprio carro, viaja e chega ao hotel, que é um ambiente sempre seguro. Depois faz passeios ao ar livre, junto à natureza, sem maiores ameaças de contágio.
O Turismo regional é tendência para o resto do ano?
Sim. Quem ia fazer viagens nacionais está fazendo uma escapada regional. Vale lembrar que nossa diária média não aumentou. Está se mantendo. O Turismo regional veio para ficar.
Quais as principais ações promocionais previstas pela hotelaria do RN para esse ano?
Quando possível, nos próximos meses, vamos voltar a buscar mercado. Já há um calendário previsto de eventos, que está sendo estudado. Estamos nos programando para, a partir de abril e maio, fazermos roadshows. E as feiras voltarão a acontecer. O aporte financeiro do Governo do RN, de R$ 12 milhões, vai ajudar muito nessa prospecção.
Atualizando: qual a oferta de leitos do RN?
No RN são 52 mil leitos. Natal tem 30 mil. Pipa e Tibau do Sul contam com 6,5 mil. E São Miguel do Gostoso já está com 2,4 mil leitos.