BW aposta em “efeito halo” para sucesso da estratégia de expansão
O efeito halo criado com a adição da WorldHotels, para o CEO da Best Western, David Kong, traz sinergia e eficiência, nos ajuda a atuar de forma mais precisa
No glossário empresarial, o efeito halo ocorre quando uma companhia se beneficia do status e do serviço realizado por outra marca do mesmo grupo. Seguindo a lógica, a percepção do público consumidor é naturalmente favorável à marca x se esse consumidor fizer a conexão com a marca y, de mais prestígio e exclusividade.
"Tem tudo a ver com o efeito halo. Se olharmos o exemplo da Lexus e Toyota, Toyota é a marca midscale e Lexus, a upscale", compara o COO da Best Western, Ron Pohl. "Os consumidores provavelmente sabem que elas são do mesmo grupo, mas a Lexus não está preocupada em associar sua imagem à Toyota. É preciso mantê-las separadas, mas há um benefício às vendas da Toyota o fato da existência de uma marca de luxo em seu portfólio", completa.
Os efeitos dessa aquisição, segundo o CEO da rede, David Kong, são imediatos. "Nós crescemos em escala e podemos oferecer um portfólio mais completo, com opções que fazem a nossa marca ser muito mais atrativa aos viajantes, aos intermediários e ao nosso programa de fidelidade", aposta. O efeito halo criado, para Kong, "traz sinergia e eficiência, nos ajuda a atuar de forma mais precisa. Nosso cálculo final é de que essa junção só nos traz vantagens e não desvantagens".
O uso estratégico do efeito halo não é novidade no grupo Best Western. Antes mesmo de adicionar o portfólio da WorldHotels a sua oferta, a rede já trabalhava para melhorar a percepção do mercado em relação a suas propriedades. Em sua fala durante a convenção, o COO Ron Pohl agradeceu “a este pequeno grupo de proprietários que desde o primeiro dia estão comprometidos em liderar a indústria em seu segmento”, referindo-se aos Best Western Premier. “Hoje vocês são líderes na indústria e estão elevando de patamar a marca Best Western Premier ao redor do mundo e criando um efeito halo para todas as nossas marcas”, completa.
O Portal PANROTAS viajou a convite da Best Western Hotels & Resorts