Accor prevê 500 hotéis atuando na América do Sul em 3 anos
Grupo comemora resultado positivo no continente sul-americano, impulsionado pelo Brasil, com 12,3% de alta na receita por quarto disponível (Revpar)
O grupo Accor teve receita consolidada de 3,6 bilhões de euros no ano passado, um aumento de 16,9% em relação a 2017, e a América do Sul teve participação crescente nesse resultado positivo. De acordo com o CEO para a América do Sul, Patrick Mendes, ó objetivo é chegar a 500 hotéis em operação e a 150 em construção até 2022 na região.
Hoje são operados 375 hotéis (que somam 60 mil quartos), sendo 308 no Brasil (50 mil quartos) e 119 hotéis em pipeline. Globalmente, no ano passado, foram abertos 300 novos hotéis, sendo 52 unidades no continente sul-americano, o segundo maior crescimento em nível mundial, atrás apenas da Ásia. Também foram assinados 45 novos contratos, sendo 23 apenas no Brasil.
IMPORTÂNCIA DO BRASIL
A América do Sul conseguiu se recuperar em 2018 por causa da retomada da atividade econômica no Brasil, desde o último trimestre de 2017. A receita por quarto disponível (Revpar) da região cresceu 12,3% e o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) teve alta de 22,8%, se comparados ao ano anterior.“Temos um potencial de Turismo de negócios e lazer inexplorado no Brasil, algo que nos permite acreditar nas possibilidades para o futuro. E por este motivo, a Accor está forte e presente aqui e devemos continuar dessa maneira. Nossa expectativa é fechar 2019 com alta de 7% a 8% no País e abrir 30 hotéis este ano na América do Sul, sendo quase dois terços aqui”, explica o executivo. “Os hotéis serão abertos em formato de franquia, contratos de administração e alguns com investimento da própria Accor”, explica.
LEIA TAMBÉM:
Accor muda identidade visual e lança nova marca midscale
Diretora digital da Accor revela o perfil do novo viajante
Em geral, o portfólio da Accor possui hoje 4.780 hotéis, que somam 703 mil quartos, além de outros 1.118 em pipeline. Recentemente, o grupo lançou a sua nova identidade visual e as novas marcas Tribe, que deve ter pelo menos 20 unidades na América do Sul nos próximos cinco anos, e a The House of Originals, esta última em parceria com o SBE.
EXPANSÃO
Nos últimos quatro anos, a Accor cresceu significativamente na América do Sul, tendo hoje 14 marcas com um portfólio de 11% em marcas de luxo, 25% em midscale e 64% em econômico. Foram abertos mais de 150 hotéis desde 2015 devido também às aquisições de hotéis do portfólio de grupos, incluindo Posadas, BHG e Atton Hoteles.Veja mais fotos do time da Accor na América do Sul: