Accor é uma das líderes em Sustentabilidade na hotelaria; veja iniciativas
Além de implementar mudanças nos empreendimentos, rede tem realizado diversos treinamentos e workshops
A Accor, rede que conta com mais de 330 hotéis no Brasil e cerca de 450 empreendimentos na divisão Premium, Midscale & Economy nas Américas, reforça seu compromisso com a Sustentabilidade com a adesão de mais iniciativas, que têm como objetivo reduzir a pegada de carbono de suas operações e tornar-se Net Zero até 2050. Entre os elementos que mais impactam neste desafio está o consumo de energia e água, algo que ganha cada vez mais atenção na estratégia global, com foco na economia destes recursos.
No entanto, para reduzir as emissões é preciso mensurar os dados. E o grande destaque neste sentido é a ferramenta GAIA 2.0, lançada no primeiro trimestre de 2024, com 99% dos hotéis da região já integrados. Essa ferramenta agrupa todas as ações da operação que representam emissões de gases de efeito estufa. Utilizando funcionalidades melhoradas por inteligência artificial, o software reúne toda a informação relevante, incluindo dados sobre consumo de energia, gás e água (extraídos automaticamente das faturas mensais quando carregadas no sistema), desperdício de alimentos, utilização de artigos de plástico descartáveis, entre outros. Estes dados norteiam a estratégia com foco na redução da pegada de carbono.
O Grupo Accor tem realizado nos últimos meses diversos treinamentos, para equipes de toda a região das Américas, de maneira que os hotéis se adaptem a essa nova realidade e possam otimizar suas operações, colaborando com o objetivo da Accor de zerar as emissões.
“Estamos trabalhando fortemente na definição de estratégias e formas de calcular e medir a nossa pegada de carbono, e agora é hora de agir. Realizamos workshops em cada região que a Accor está presente no mundo, incluindo todas as marcas. Assim, queremos ter certeza de que todos têm as mesmas informações para mitigar as alterações climáticas”, explica a SVP Environment da Accor Global, Valérie de Robillard.
Mais de 50 hotéis com certificação de Sustentabilidade nas Américas
Além das medidas internas, a Accor assumiu o compromisso de certificar externamente seus hotéis com selos globais de sustentabilidade. Em Brasil, Colômbia, México e Peru, a certificação escolhida é a Green Key. Em Argentina e Chile, os hotéis estão sendo certificados pelos selos locais Hoteles Más Verdes e Sello S, respectivamente. Até o momento, mais de 50 hotéis Premium, Midscale & Economy da rede nas Américas já receberam certificações locais por suas iniciativas.
Destaque de iniciativas nas Américas:
- 412 hotéis da Accor usam lâmpadas de LED, 230 dos quais estão equipados com sensores de luz;
- 402 hotéis possuem regulador de água no chuveiro;
- 319 hotéis possuem mecanismos de fluxo para a descarga dos banheiros;
- 185 hotéis usam tecnologia VRF de ar condicionado, que é menos poluente e consome menos energia;
- 172 hotéis possuem painéis de energia solar;
- 168 hotéis no Brasil já compram energia verde no mercado livre;
- 58 hotéis contam com carregadores para veículos elétricos.
"Há muitos anos a Accor está empenhada no desenvolvimento sustentável. Estabelecemos nosso compromisso de contribuir para zerar as emissões de carbono globalmente até 2050 e reduzir nossas emissões absolutas em 46% (Escopo 1 e 2) e em 28% (Escopo 3) até 2030. Ao incentivar a certificação de sustentabilidade em nossos hotéis, garantimos transparência e confiabilidade para hóspedes, investidores e demais stakeholders, ao mesmo tempo em que diminuímos o impacto das nossas operações ao meio ambiente", destaca a SVP de Sustentabilidade e Comunicação da Accor Américas na divisão Premium, Midscale & Economy, Antonietta Varlese.
Esta matéria é parte integrante da Revista PANROTAS, n° 1583, Edição Especial ESG