Artur Luiz Andrade   |   19/01/2023 11:27
Atualizada em 19/01/2023 12:44

Maior da Paraíba, Nord Hotéis prepara nova fase de expansão no Nordeste

Dirigida por Daniel Rodrigues e Patrícia Cantalica, rede hoje tem 9 hotéis

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Daniel Rodrigues e Patrícia Cantalice
Daniel Rodrigues e Patrícia Cantalice
Com nove hotéis e três marcas, a redeNord Hotéis traz o Nordeste no nome e tem na Paraíba sua principal vitrine, com oito empreendimentos no Estado (o nono está em Juazeiro do Norte, Ceará). Comandada pelo casal Patrícia Cantalice e Daniel Rodrigues, que se conheceram quando trabalhavam em um hotel de João Pessoa, a Nord se prepara agora para um novo ciclo de crescimento, depois da reestruturação forçada pela pandemia (o grupo deixou de trabalhar com condomínios, por exemplo). Uma nova categoria de hotéis, novos empreendimentos em João Pessoa, mais unidades fora da Paraíba (incluindo, Natal, Pipa, Maceió e Porto de Galinhas) e novas parcerias vêm se somar já este ano à fórmula de sucesso da administradora de hotéis, que, segundo Patrícia, garante a melhor rentabilidade aos investidores atualmente no Nordeste.

Conversamos com Patrícia e Daniel no começo do ano, no Nord Luxxor Tambaú, que fica em frente às piscinas naturais de Picãozinho, um dos principais atrativos de João Pessoa, com acesso pela praia de Tambaú. Patrícia está à frente da rede, já que Daniel Rodrigues, desde 2021 assumiu a Secretaria de Turismo de João Pessoa, um desafio inédito na sua carreira e que visava colaborar ainda mais com o destino.

O COMEÇO

Patrícia é formada em Turismo e chegou a estagiar no icônico hotel Tambaú, hoje fechado e com projeto de reforma. Em seguida foi para o hotel Victory, começando na recepção, passando por Reservas e chegando à gerência comercial. Paralelamente, ainda sem se conhecerem, Daniel estudava contabilidade com o administrador do Victory, Mario Marcio, que o convidou para ser o gestor financeiro do hotel. Daniel deixou a Telemar e ingressou na hotelaria, que funcionava em formato de pool.

Comercial e Financeiro, então, se conheceram e começaram a namorar. O ano era 2001. Mas pelas regras do hotel dois colaboradores não podiam ter envolvimento afetivo e Daniel acabou saindo (pelo bem da relação que continua até hoje, já com dois filhos). Patrícia, no entanto, ficou pouco tempo, pois foi convidada para a implantação de um novo hotel, o Imperial Tambaú, que também teria um sistema de pool hoteleiro. O financeiro? Daniel, que já conhecia o sistema de administração mista do pool. Era uma novidade em João Pessoa, já que a maioria dos hotéis da cidade era de um dono só.

“Era o melhor hotel da cidade na época”, disse Patricia Cantalice. “Foi uma satisfação termos sido convidados para implantar e fazer a gestão. Logo fomos chamados para integrar a Imperial Administradora”, conta. A empresa se expandiu em João Pessoa, Pipa (RN) e o casal ficou à frente do projeto, criando a marca Nord Hotéis para que o nome Imperial não ficasse remetendo a um único hotel.

Hoje a Imperial Administradora deixou de existir, pois não era o foco da construtora, e a sociedade da Nord acabou ficando com o casal Daniel e Patrícia, depois da saída, com o tempo, dos demais sócios. “Nós queríamos expandir essa administradora, a Nord, e os sócios não. Já tem 18 anos nosso projeto, que começou com três hotéis.”

Foram criadas as marcas Easy, Class, Luxxor e Life. Essa última, com perfil de lazer, está sem unidades no momento, pois o hotel de Tabatinga que levava a marca não faz mais parte da rede. Isso porque a Nord decidiu não trabalhar mais com condomínios, apenas com condo-hotéis, arrendamentos e administração de hotéis privados. O objetivo é ter uma gestão com mais autonomia, tanto comercial quanto operacional.

Easy são os hotéis econômicos da rede, Class os intermediários e Luxxor os quatro estrelas superior. O primeiro Easy foi o Ondas do Atlântico, que alavancou a marca na região. Com o Ondas veio o Luxxor Tambaú (Sapucaia), do mesmo grupo. “É um hotel que se destaca no mercado de João Pessoa, referência em hospedagem e estrutura. Foi construído para ser um hotel butique”, conta Patricia.

Divulgação
Nord Luxxor Tambaú
Nord Luxxor Tambaú

ADMINISTRAÇÃO NORD

“Nós nos sentimos na pela do proprietário. E eles veem isso. Temos a melhor rentabilidade da região, otimizamos os custos com uma central corporativa e colocamos um padrão de serviços Nord em cada empreendimento. O sucesso veio dessa expertise operacional, comercial e financeira, que adquirimos desde o começo”, resume a diretora da rede.
A sede administrativa foi montada quando havia apenas três hotéis, de olho no controle de custes e em uma melhor gestão. Todos os hotéis têm apenas o gerente geral e alguns auxiliares. O administrativo todo e o comercial estão na sede, que conta com 50 profissionais, cuidando dos 9 hotéis e dos 3 em implantação.

“Não temos ganho com essa economia de estrutura, apenas repasse, que leva o investidor a uma economia de mais de 35% nessa área”, conta Daniel Rodrigues. “Somos pé no chão. Sem rentabilizar para o investidor e pagar a conta a gente não continua.”

Divulgação
Nord Luxxor Juazeiro
Nord Luxxor Juazeiro

NOVOS HOTÉIS

A rede chegou a dez hotéis em João Pessoa, antes da pandemia, contando os condomínios. Com o fim dos contratos com esses últimos, Patricia e Daniel resolveram expandir para além da capital paraibana, chegando a Patos, no interior (há 5 anos), e buscando outros projetos.

Em seguida veio Campina Grande, que fechou durante a pandemia, com a crise da cidade sem o São João.
Hoje são sete em João Pessoa (contando Cabedelo), um em Patos e um em Juazeiro do Norte (CE), cidade forte por indústrias, como a de calçados, e pelo Turismo religioso.

Hoje a rede tem novos projetos de expansão (além dos 3 em implantação) e cerca de 60% de share de mercado na cidade, tendo sido escolhida pela Coca-Cola para uma parceria que incluiu um quarto exclusivo (no Luxxor Cabo Branco, hotel com perfil de família).

“Já tínhamos uma marca consolidada na Paraíba, mas depois da pandemia, com essas mudanças e o retorno dado aos investidores, ficou mais forte ainda. Qualificamos mais, tiramos os hotéis de condomínio (em um deles, dos 100 quartos apenas 27 estavam no pool, o que é inviável) e rentabilizamos entre 1,5% e 2% para os investidores”, exemplifica Patrícia Cantalice.

Divulgação
Nord Easy Connect
Nord Easy Connect

EXPANSÃO

A rede foi procurada para contratos em Fortaleza, Maceió e Natal e o anúncio vem até o final do ano. A expansão da rede também inclui mais hotéis em João Pessoa, incluindo um de alto luxo e o Yacht by Nord, hotel butique, e unidades em Pipa (RN) e Porto de Galinhas (RN). Serão no total 12 operações a serem anunciadas. O Yacht deve ser entregue em março, com 180 apartamentos, e inauguração prevista para outubro. “Vai ser o hotel”, garante Daniel.

A rede deve fechar o ano com 15 unidades em operação e outros anunciados.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Patricia Cantalice
Patricia Cantalice

PÚBLICO

A rede atende todos os tipos de público, desde o custo-benefício do Easy, que tem coworking, até os mais voltados à família ou casais. “Com os novos hotéis, vamos ter também o público de luxo, no Yacht e nos outros anúncios que ainda não podemos comentar”, diz Patrícia.

Para o hóspede, ela destaca que a rede está sempre atenta aos cinco sentidos, valorização da cultura local (como a galeria de arte no hotel de Juazeiro), além da assinatura e do padrão. “Criamos também experiências e mimos personalizados, que os clientes podem compar. Como o cantinho da saudade, cabaninhas para crianças dormirem, toda experiência que ele quiser montar a gente faz”, revela Patrícia.

“Continuaremos focados na gestão com responsabilidade, vestindo a camisa do dono, recebendo nossos hóspedes corporativos e de lazer com excelência e expandindo para além e João Pessoa”, finaliza a diretora da Nord.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Nord Luxxor Cabo Branco
Nord Luxxor Cabo Branco

HOTÉIS NORD HOJE

JOÃO PESSOA
Nord Luxxor Tambaú: 88 apartamentos, piscina aquecida no rooftop, auditório para 200 pessoas, restaurante gourmet e em frente à praia de Tambaú, de onde saem os barcos para as piscinas naturais de Picãozinho.
Nord Luxxor Cabo Branco: 127 apartamentos (alguns com varanda), salão de eventos para 200 pessoas e suítes com até 49 metros quadrados. Tem um quarto temático da Coca-Cola.
Nord Easy Connect: 93 apartamentos, com espaço de coworking e piscina na cobertura.
Nord Easy Ondas do Atlântico: 41 apartamentos, alguns com varanda, piscina na cobertura e suítes de 30 a 35 metros quadrados.
Nord Easy Green Sunset: 54 apartamentos, piscina na cobertura e pet friendly.
Nord Easy Imperial Suites: 54 apartamentos, piscina na cobertura e quartos de 28 metros quadrados.

Divulgação
Nord Easy Camboinhas
Nord Easy Camboinhas

CABEDELO (PB)
Nord Easy Camboinhas, em Cabedelo, município colado a João Pessoa: 20 apartamentos, piscina e restaurante na cobertura.

PATOS (PB)
Nord Easy Patos (PB): 55 apartamentos e sala de eventos para 40 pessoas.

JUAZEIRO DO NORTE (CE)
Nord Luxxor Juazeiro, em Juazeiro do Norte (CE): 88 apartamentos, quatro suítes presidenciais, piscina, teatro para 400 pessoas, coworking e galeria de arte.

Saiba mais em www.nordhoteis.com.br.

Gerente de Relacionamento e Vendas: Michel Targino, g.vendas@nordhoteis.com.br, (83) 3022-3917.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados