Filip Calixto   |   08/05/2019 19:34

Edição 2019 do Conotel tem início em Goiânia

Congresso Nacional dos Hotéis acontece paralelamente à Equipotel Regional.

Filip Calixto
A cerimônia de abertura reuniu cerca de 400 pessoas no auditório do Centro de Convenções Goiânia
A cerimônia de abertura reuniu cerca de 400 pessoas no auditório do Centro de Convenções Goiânia
Começou hoje (8) a edição número 61 do Conotel (Congresso Nacional de Hotéis), em Goiânia. Com discursos de representantes do setor e presença de nomes da cena política do Turismo, o evento deste ano é a afirmação de um formato lançado em 2018, com as atividades do fórum hoteleiro acontecendo paralelamente à Equipotel Regional. A programação, elaborada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), se alonga até sexta-feira (10) e a estimativa de público é de cinco mil profissionais.

Caso se confirme, o número de visitantes ultrapassa o alcançado no ano passado, quando quatro mil profissionais de atividades ligadas à hospedagem reuniram-se em Fortaleza. O maior indício do bom quórum é a presença, com representantes de liderança, das ABIH de boa parte do Brasil. Um deles, inclusive, foi responsável pelo discurso de boas-vindas do encontro. A anfitriã e presidente da ABIH-GO, Vanessa Morales, foi quem abriu a sequência de discursos de boas-vindas. A executiva exaltou o trabalho feito pela equipe da associação e salientou as belezas do Estado de Goiás citando alguns municípios e seus atrativos.

O discurso mais longo, contudo, foi o do presidente da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares. O dirigente direcionou sua fala à esfera política e exaltou a postura do governo Bolsonaro e do ministro Marcelo Álvaro Antônio. "Em pouco mais de 100 dias temos ações de aproximação que, em outros governos, não existiam. Pela primeira vez tive a oportunidade de ver, numa mesma sala, o ministro do Turismo, o presidente da República e representantes do trade. Isso é a prova da importância que este governo dá ao Turismo", disse.

Linhares ainda elogiou a maneira como o atual ministro transita no segmento. "Sua maior arma é a humildade e este jeito de nos ouvir e entender nossas necessidades", afirmou apontando para o representante do MTur, que estava entre os convidados do dia.


Filip Calixto
Marcelo Álvaro Antônio reforçou as medidas tomadas por essa gestão do ministério
Marcelo Álvaro Antônio reforçou as medidas tomadas por essa gestão do ministério
POLÍTICA

Além de Marcelo Álvaro, outras figuras conhecidas da política nacional e regional também participaram do pontapé inicial do evento. Ronaldo Caiado, governador de Goiás, Newton Carvalho Júnior, presidente da Frente Parlamentar do Turismo na Câmara dos Deputados, Ronaldo Vieira, secretário municipal de Turismo de Goiânia, e José Roberto Tadros, presidente da CNC, tiveram espaço para discursos.

Filip Calixto
José Roberto Tadros, presidente da CNC
José Roberto Tadros, presidente da CNC
E foi o presidente da CNC quem pautou as demais falas. Tadros apontou números do setor e deu sugestões a dirigentes de entidades e políticos. De acordo com o executivo, o Turismo faturou R$ 221 bilhões no ano passado e o caminho deste ano é parecido. Segundo ele, os números atuais chegaram a R$ 19,5 bilhões até março; aumento de 1,5% sobre o mesmo período no ano passado.

Em seguida, quem teve a oportunidade foi o ministro do Turismo, que classificou como otimista o momento vivido pelo Turismo nacional. "O presidente Jair Bolsonaro conseguiu nomear todos os seus ministros e colocou pessoas com identificação em cada uma das pastas, em um modelo de gestão liberal", enfatiza.

Ainda de acordo com o ministro, o momento do setor é de trabalhar unido e juntar esforços. "Em três meses do governo avançamos em muitas pautas. Ainda assim há muito a fazer. E o primeiro passo deve ser a transformação do Embratur em agência, o que será fundamental para a promoção do nosso País no Exterior. Também precisamos destacar o que fizemos com a regra dos vistos, concedendo entrada livre para quatro países", acrescenta.

Filip Calixto
Ronaldo Caiado elegeu a segurança como o principal legado de seu mandato para o turismo
Ronaldo Caiado elegeu a segurança como o principal legado de seu mandato para o turismo
O último a falar foi o governador Ronaldo Caiado, que colocou a segurança como o maior legado já deixado pelo seu governo. "Já podemos dizer que temos a melhor polícia do País e vocês me deram uma ideia: teremos uma polícia direcionada ao atendimento de turistas, para ajudar quem chega ao Estado", finaliza.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados