10 erros comuns que sabotam as reservas na internet
Dificultar o processo de check-in, não ter um site ou apostar em um único portal de reservas são 'armadilhas' que causam estragos nos números das propriedades
O mercado de acomodações conta com players de diversos os tamanhos. Das gigantes hoteleiras a hotéis e propriedades individuais, há espaço para todos, mas a batalha pela distribuição conta com atalhos que fogem do tradicional. Apostar em um só site de reservas, apresentar fotos amadoras ou esquecer de pequenos detalhes, como mencionar a disponibilidade de streaming nos quartos, são alguns dos movimentos que podem sabotar as reservas.
Diante dessa 'armadilha', o portal Phocuswire preparou uma lista com dez erros que os proprietários devem evitar em busca de um crescimento saudável em sua acomodação.
Diante dessa 'armadilha', o portal Phocuswire preparou uma lista com dez erros que os proprietários devem evitar em busca de um crescimento saudável em sua acomodação.
- SUBESTIMAR O PODER DAS BUSCAS
Nunca subestime a importância das buscas na internet. Pontos como um bom SEO e posicionamento no Google, além de estar presente nos portais das principais OTAs, são fundamentais para prospectar e alcançar o futuro hóspede por todos os meios possíveis. Mesmo alternativo, o Airbnb também surge como uma ótima vitrine. - SE PRENDER A UM SÓ SITE DE RESERVAS
Como mencionado acima, é importante estar presente nos mais diferentes meios de busca consultados pelo hóspede. Por isso, é importante que sua propriedade não esteja listada apenas em um portal de reservas, o que limita seu raio de ação. - USAR TERMOS SIMPLES
Quando uma pessoa realiza uma busca na web, o termo "Uma Casa Histórica de Charleston situada na Península" atrai muito mais clientes do que apenas "Casa Histórica". Esse atrativo instantâneo surge como um chamariz simples, mas que faz a diferença na listagem de resultados para o possível cliente. Seja criativo e pense em algo mais atrativo para sua propriedade. - NÃO MOSTRAR FOTOS EXUBERANTES
As fotos são a primeira impressão dos hóspedes para a sua propriedade, fato que as coloca como fundamentais para levar o cliente a reservar um quarto. Sempre valorize as fotos, conte com uma edição profissional e promova os melhores ângulos do seu local. - MINIMIZAR OS DETALHES
O cliente sempre vai querer saber tudo o que vai encontrar em sua propriedade, então não economize nas descrições. Conte a ele cada pequeno detalhe ao valorizar a acomodação, desde a qualidade dos pisos aos espaçosos locais de lazer. Serviço de streaming nos quartos são pouco notados pelos proprietários, mas se tornam cada vez mais valorizados pelos hóspedes. - NÃO VALORIZAR O LOCAL
O bairro ou região em que sua propriedade se encontra é importante para o hóspede. Ele quer saber se há vida noturna próxima, pontos turísticos, bons restaurantes ou um parque para praticar exercícios físicos. Por isso, valorizar o local é outro atrativo simples, mas nem sempre bem aproveitado pelos proprietários. - DEMORA NAS RESPOSTAS
A velocidade proporcionada pela internet criou uma exigência ainda maior de quem compra on-line, e isso não é diferente no Turismo. Quando um hóspede quer tirar alguma dúvida pelo Messenger do Facebook ou via Whatsapp, a agilidade na resposta é fundamental. - DIFICULTAR O PROCESSO DE CHECK-IN
Ao chegar à propriedade, o check-in é a primeira experiência pessoal do hóspede. Sendo assim, quanto maior a simplicidade do processo, mais rápido ele terá a liberdade de ir para o quarto e aproveitar o local. A dica é facilitar ao máximo o check-in, e a entrada nos quartos utilizando a tecnologia NFC do smartphone é um dos caminhos mais ágeis. - IGNORAR A FORÇA DAS OPINIÕESReceber uma nota positiva e um elogio em um site de avaliação ou mesmo na página do Facebook pode parecer comum. Isso, porém, ganha cada vez mais força de influência sobre futuros hóspedes. 92% dos consumidores admitem ler feedbacks na web para definir se comprarão algo ou não, o que mostra o poder desse tipo de conteúdo.
- NÃO TER UM SITE
Estar presente nas listas das principais OTAs e ter avaliações positivas em portais especializados são fortes ferramentas de distribuição, mas um website próprio cria uma maior fixação de marca. Ao entrar no site, o cliente se sente mais confortável e seguro em realizar uma reserva, uma vez que mostra a propriedade com mais credibilidade, sendo um tipo de 'identidade' digital da propriedade.
*Fonte: Phocuswire