Fundador da Iberostar, Miguel Fluxá é eleito CEO do Ano pela Forbes
Reconhecimento destaca a trajetória do profissional e sua liderança no crescimento do grupo hoteleiro
O fundador e presidente do Grupo Iberostar, Miguel Fluxá, foi eleito o Melhor CEO de 2023 pela Forbes na Espanha. O reconhecimento destaca a trajetória de negócios de Fluxá e sua liderança no crescimento global do grupo hoteleiro de Maiorca, com um compromisso com a qualidade e sustentabilidade de todas as suas operações.
"É uma honra obter este reconhecimento da Forbes Espanha. Somos uma empresa familiar com fortes valores que nos ajudaram a moldar a cultura corporativa baseada na qualidade e sustentabilidade a longo prazo. Este reconhecimento é uma prova da dedicação de tantos colaboradores e profissionais que nos acompanharam durante todos estes anos e das mais de 30 mil pessoas que hoje partilham da nossa visão e paixão por esta indústria”, diz.
m 1979 ele iniciou sua atividade hoteleira na Espanha. Em 1983 criou a marca Iberostar e em 1993 iniciou sua expansão internacional na República Dominicana. Em 2006, Fluxá vendeu seu grupo emissor para um grupo de investimentos para se concentrar na divisão hoteleira, o que levou a empresa a alcançar mais de 100 hotéis espalhados por 16 países ao redor do mundo. Junto com suas filhas Sabina (vice-presidente e CEO) e Gloria (vice-presidente e diretora de Sustentabilidade), posicionaram o Grupo como referência internacional por seu modelo de Turismo responsável, focado no cuidado com as pessoas e o meio ambiente.
A empresa trabalha com uma visão de longo prazo baseada na circularidade e desenvolve uma Agenda 2030 para ser livre de resíduos até 2025, neutra em carbono até 2030, 100% responsável em sua cadeia de abastecimento de frutos do mar até 2025 e melhorar a saúde dos ecossistemas ao redor de seus hotéis, entre outros objetivos. A qualidade e a reputação de sua marca permitiram à família Fluxá implementar estratégias comerciais, como a assinatura da aliança comercial de longo prazo com o IHG. Esta aliança representa uma nova dimensão de crescimento para a Iberostar continuar a promover um modelo de Turismo responsável, mantendo a propriedade da empresa e a plena autonomia de gestão.
"É uma honra obter este reconhecimento da Forbes Espanha. Somos uma empresa familiar com fortes valores que nos ajudaram a moldar a cultura corporativa baseada na qualidade e sustentabilidade a longo prazo. Este reconhecimento é uma prova da dedicação de tantos colaboradores e profissionais que nos acompanharam durante todos estes anos e das mais de 30 mil pessoas que hoje partilham da nossa visão e paixão por esta indústria”, diz.
Longa trajetória
Fluxá começou a trabalhar na Viajes Iberia, empresa adquirida por seu pai Lorenzo Fluxá em 1956, e a transformou em um dos mais importantes grupos emissores da Espanha. Na sua atividade como agente de viagens, receptivo e operador turístico, destaca-se, entre outras coisas, por ter criado em 1973 um dos primeiros operadores turísticos espanhóis, a Iberojet; e por ter criado, em 1991, a Sunworld, o primeiro operador turístico com capital espanhol na Inglaterra. Em 1979 ele iniciou sua atividade hoteleira na Espanha. Em 1983 criou a marca Iberostar e em 1993 iniciou sua expansão internacional na República Dominicana. Em 2006, Fluxá vendeu seu grupo emissor para um grupo de investimentos para se concentrar na divisão hoteleira, o que levou a empresa a alcançar mais de 100 hotéis espalhados por 16 países ao redor do mundo. Junto com suas filhas Sabina (vice-presidente e CEO) e Gloria (vice-presidente e diretora de Sustentabilidade), posicionaram o Grupo como referência internacional por seu modelo de Turismo responsável, focado no cuidado com as pessoas e o meio ambiente.
A empresa trabalha com uma visão de longo prazo baseada na circularidade e desenvolve uma Agenda 2030 para ser livre de resíduos até 2025, neutra em carbono até 2030, 100% responsável em sua cadeia de abastecimento de frutos do mar até 2025 e melhorar a saúde dos ecossistemas ao redor de seus hotéis, entre outros objetivos. A qualidade e a reputação de sua marca permitiram à família Fluxá implementar estratégias comerciais, como a assinatura da aliança comercial de longo prazo com o IHG. Esta aliança representa uma nova dimensão de crescimento para a Iberostar continuar a promover um modelo de Turismo responsável, mantendo a propriedade da empresa e a plena autonomia de gestão.