Beatrice Teizen   |   17/01/2023 15:45

Luciane Leite faz balanço de sua gestão no Turismo de Ilhabela; veja

A profissional agora assumirá o cargo de secretária Executiva na Secretaria de Turismo e Viagens de SP

Após dois anos comandando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela, Luciane Leite foi nomeada hoje (17) e assumirá o cargo de secretária Executiva na Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, como publicado pelo Portal PANROTAS nesta terça-feira. A pasta é liderada por Roberto de Lucena desde 1º de janeiro.

PANROTAS / Emerson Souza
Luciane Leite  assumirá o cargo de secretária Executiva na Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo
Luciane Leite assumirá o cargo de secretária Executiva na Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo
O Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, se manifestou agradecendo pelo trabalho realizado e desejando sucesso no novo desafio: “Trouxemos Luciane para Ilhabela pela sua competência. Ela se destacou em todos os lugares por onde passou e aqui não foi diferente, sou grato por isso. Tenho certeza que terá muito sucesso na Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo”.

Sobre a decisão e novo momento, a profissional enviou uma carta ao trade, fazendo um balanço de sua gestão. Confira abaixo na íntegra.

Foram dois anos à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela. Assumi a pasta em plena pandemia, o que rendeu grandes desafios, mas acima de tudo muitas realizações. Sou muito grata por tudo que vivi neste período, que além da satisfação pelo trabalho, marcou meu reencontro com o mar e proporcionou uma excelente qualidade de vida.

Quero registrar meu agradecimento especial ao prefeito Toninho Colucci, pela confiança e condições de trabalho, tendo o Turismo como prioridade de governo. Agradeço também a minha equipe, aos colegas secretários, vereadores, empresários, aos parceiros da Fundação Florestal e do Parque Estadual de Ilhabela, das entidades e associações ligadas direta ou indiretamente ao Turismo, aos novos amigos e a todos que contribuíram neste trabalho conjunto de retomada do Turismo de Ilhabela.

Acredito que a palavra que define este período é “reinvenção”. Todos nós aprendemos um novo modo de vida e de trabalho, Ilhabela também se reinventou como destino turístico e o turista redescobriu este paraíso. Além de um ótimo lugar para aproveitar a praia e de ser a Capital Nacional da Vela, o visitante descobriu que a ilha na verdade é um arquipélago, que tem 94% de Mata Atlântica preservada, que possui muita biodiversidade tanto na terra quanto no mar, aprendeu que Ilhabela é rica em cultura, que é uma terra autêntica e mantém a tradição caiçara, que é o local ideal para realização do casamento dos sonhos, e o melhor destino para o trabalho remoto. A ilha já é o sonho de férias de muitos, e agora também chegou a vez das empresas descobrirem que Ilhabela é um ótimo destino para receber eventos corporativos.

Seguimos o Plano de Governo, ouvimos o trade de turismo, buscamos entender o que o momento pedia e o que os turistas queriam, nos planejamos. Investimos em estruturação do destino, qualificação, em segmentação da oferta e diversificação de experiências, trabalhamos bastante os eventos e a promoção. Com isso, os resultados vieram. Ilhabela foi um dos únicos destinos turísticos brasileiros que já em 2021 conseguiu recuperar seu fluxo turístico, recebendo 1,6 milhão de visitantes, a mesma quantidade de 2019.

Nosso observatório de turismo continuou registrando excelentes resultados em 2022: tivemos a melhor ocupação hoteleira dos últimos 07 anos, com média de 72,44%, e recebemos 1,8 milhão de visitantes, o que significou aumento de 9,85% comparado a 2021 e 3,63% em relação a 2019. Reposicionamos Ilhabela como destino de natureza, definitivamente a cidade não é mais apenas um destino de sol e praia, tanto que em pleno mês de julho recebemos mais de 160 mil visitantes e registramos aumento de 23% na taxa de ocupação hoteleira na baixa temporada comparado com 2021. O turismo aquecido impulsionou a economia, o faturamento das empresas do setor foi de 178 milhões no ano passado, 19% maior que 2021 e 62% acima de 2019. A arrecadação no ano passado subiu 18,63% e, se comparada a 2019, cresceu 66,19%. Em 2022 empregamos a maior quantidade de pessoas no setor de turismo dos últimos 4 anos, apresentando também a menor sazonalidade no mercado de trabalho dos últimos 5 anos, com empregos mais constantes entre a alta e a baixa temporada.

De fato, o sentimento é de gratidão e dever cumprido. Ilhabela marcou de forma muito positiva minha vida. Além dos resultados, deixo uma equipe bem estruturada e competente. Construímos juntos o Plano Plurianual, que é o planejamento feito até 2025, e definimos nossas ações e projetos para 2023. O trabalho e a vida não param, assim ficam as diretrizes para que seja dada sequência ao que foi planejado e permanecem as boas lembranças e amizades.

Agora é hora de seguir rumo a novos desafios, recebi o convite do Secretário Roberto de Lucena para integrar a equipe da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. Fui escolhida como um nome técnico, em função da importância que o Governador Tarcísio de Freitas dá ao turismo de nosso Estado. Agradeço a ambos pelo convite e confiança, continuarei trabalhando e contribuindo para o desenvolvimento dessa atividade tão importante.”

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados