Humanitudo é a principal tendência do pós-vacina; entenda
Humanitudo é a sociedade baseada nas necessidades e desejos humanos, com respeito e responsabilidade
Na última semana, a Mapie realizou o Tendências 360, evento on-line que reuniu mais de 350 participantes e que apresentou cases de empresas inovadoras e palestrantes em painéis para debater insights importantes para o futuro do Turismo, do entretenimento e da gastronomia. Os painelistas trataram de diversos temas relevantes, muitas vezes com visões diferentes entre si, o que enriqueceu o debate e apontou para uma macrotendência: a Humanitudo.
Humanitudo é uma tendência criada pelos curadores do evento que representa indivíduos, produtos, serviços, negócios, empresas, comunidades e uma sociedade baseada nas necessidades e desejos humanos, com plena consciência, respeito, liberdade e responsabilidade. Confira abaixo os seis principais pensamentos sobre essa tendência compartilhados durante o evento.
1. A co-fundadora do OCLB, Carol Soares, ressaltou que precisamos substituir o "ou" pelo "e". Em outras palavras, quando se trata de transformações do comportamento e tendências, há diversos caminhos possíveis, inclusive aqueles contraditórios que coexistem e sua aplicação e validação depende das características de cada negócio, do estágio de maturidade em que se encontram e do perfil de clientes.
2. O importante é ter a mente aberta e um olhar curioso. Bull Aulet, professor do MIT e autor do best-seller "Empreendedorismo Disciplinado", destacou que devemos adotar um espírito empreendedor e anti-frágil e isso não se limita aos donos de empresas. O modelo mental do empreendedorismo, de criar, buscar conhecimento, testar, aprender com os erros, reagir rapidamente e enxergar oportunidades na adversidade pode ser adotado por indivíduos, membros de time, instituições e pela própria comunidade.
3. Ter maior consciência sobre a necessidade de uma atitude mais responsável com o planeta e os impactos que produtos, negócios e serviços geram. A curiosidade sobre o que se consome, com mais acesso à informação sobre a cadeia produtiva, se tornará cada vez mais presente e a responsabilidade será cobrada por consumidores e necessária para as empresas, inclusive tornando-se financeiramente atrativa para negócios. Isso vale para todos os setores, desde destinos mais focados em Turismo regenerativo até proprietários de restaurantes que valorizam ingredientes e produtos locais.
4. Criar comunidade e personalização da jornada também foram assuntos recorrentes em diversos momentos da programação. Consumidores estão mais atentos ao propósito e valores das empresas, principalmente em questões como inclusão e diversidade. Com isso, optam por marcas aderentes aos seus valores, criando vínculos estreitos, e querem acesso a jornadas customizadas. Há uma busca por alternativas mais humanas e responsáveis, que também devem ser personalizadas para cada indivíduo.
5. Derrube mitos, especialmente relacionados ao trabalho remoto e às transformações no ambiente organizacional, aos desejos dos consumidores em relação aos hábitos alimentares e suas escolhas de viagens. O universo de games e e-sports também deve derrubar estereótipos consolidados, mostrando-se uma oportunidade para marcas que querem conversar com um público jovem, diverso e em pleno crescimento.
6. A retomada no pós-vacina já mostra uma luz no fim do túnel e os sinais positivos de certa normalidade começam a aparecer, mas ainda há um longo caminho a percorrer. Ingressos esgotados para diversos festivais de música, como mencionado pelo Luis Justo, CEO do Rock In Rio, e pela Marta Pallares, do Primavera Sound, são apenas alguns exemplos desse movimento. Mas não se pode esquecer da insegurança que ainda há em relação ao estado da pandemia, questões econômicas e o próprio gap entre o fim da pandemia e a possibilidade de normalização completa. A Dra. Mellanie Fontes-Dutra, biomédica e pesquisadora de diversos grupos de análise da covid-19, destacou que manter as medidas preventivas, como uso de máscara e distanciamento, são fundamentais e que uma maior flexibilização só será possível após a vacinação em massa com a segunda dose.
O conteúdo completo ficará disponível até 29 de agosto na área logada no site do evento. O Tendências360 tem patrocínio de Brocker Turismo, Elo, PMWeb e Sebrae.