Veja os termos mais buscados pela comunidade de viagens no TikTok
No ano passado, a visualização de conteúdos de viagem na plataforma de vídeos curtos cresceu 73%
Muitos ainda têm a visão de que o Tik Tok é uma plataforma usada apenas por pessoas jovens, mas a realidade é outra, de acordo com a líder de Indústria de Travel no time de negócios do TikTok, Claudia Figueiredo.
“É um mito a ideia de que só jovens usam o TikTok. A faixa etária inclui usuários bem mais velhos que são, inclusive, consumidores em potencial”, afirma Claudia. Por isso, começar a produzir conteúdo na plataforma pode gerar bons resultados para as marcas. Ainda mais porque há uma comunidade de viagens no TikTok que consome esses conteúdos - e produtos relacionados a eles - com muita frequência.
Mas o que essa comunidade está debatendo e buscando na plataforma? “A comunidade de Turismo é muito positiva e valoriza experiências alegres, por meio de vídeos de viagens divertidos, mas autênticos, que mostrem a realidade. No ano passado, a visualização de conteúdos de viagem no TikTok cresceu 73%. Foram mais de 6 bilhões de visualizações todas as semanas em vídeos relacionados ao tema”, comenta.
Dentro desse cenário, as viagens domésticas ganham destaque, atraindo grande interesse dos usuários. “A intenção de comprar passagens dentro do País é duas vezes maior do que a de comprar passagens internacionais”.
“Quase 80% das pessoas dizem estar abertas a ver anúncios e ouvir sobre produtos e serviços no TikTok e mais de 60% dos que pesquisaram compraram o produto depois que o viram na plataforma”, comenta a executiva.
Portanto, “essa é uma grande oportunidade para as marcas alcançarem consumidores de uma forma inovadora, abrindo portas para o chamado Community Commerce, ou seja, o comércio movido pela comunidade".
“A comunidade já pode estar falando das marcas mesmo que elas não estejam participando dessas conversas Entretanto, quando as marcas conseguem fazer essa comunicação, inserindo as comunidades no contexto e utilizando a linguagem da plataforma para se comunicar com as pessoas, os conteúdos podem se converter em vendas".
O Fórum PANROTAS 2023 conta com a aliança institucional da CNC Sesc Senac, com patrocínio do Sebrae Nacional, e também de Accor, Ancoradouro, Aviva, Bee2Pay, Befly, BWH Hotel Group, Clickbus, Copastur, Coris, CVC Corp, Delta Air Lines e Latam Airlines, Disney Destinations, Elo, ETS, Gol Air France-KLM, Grand Palladium, Grupo Cataratas, Grupo Decolar, Grupo Leceres, Grupo R1, GTA, Iberostar, Localiza&Co, Maceió CVB/Sedetur Alagoas, Mato Grosso do Sul, Mondiale, Movida, Omnibees, Royal Palm Hotels and Resorts, Sabre, Sheraton São Paulo WTC Hotel, Shift, Tes Cenografia, Tour House, ViagensCorp, ViagensPromo, Visit Argentina e Visite São Paulo.
“É um mito a ideia de que só jovens usam o TikTok. A faixa etária inclui usuários bem mais velhos que são, inclusive, consumidores em potencial”, afirma Claudia. Por isso, começar a produzir conteúdo na plataforma pode gerar bons resultados para as marcas. Ainda mais porque há uma comunidade de viagens no TikTok que consome esses conteúdos - e produtos relacionados a eles - com muita frequência.
Mas o que essa comunidade está debatendo e buscando na plataforma? “A comunidade de Turismo é muito positiva e valoriza experiências alegres, por meio de vídeos de viagens divertidos, mas autênticos, que mostrem a realidade. No ano passado, a visualização de conteúdos de viagem no TikTok cresceu 73%. Foram mais de 6 bilhões de visualizações todas as semanas em vídeos relacionados ao tema”, comenta.
Dentro desse cenário, as viagens domésticas ganham destaque, atraindo grande interesse dos usuários. “A intenção de comprar passagens dentro do País é duas vezes maior do que a de comprar passagens internacionais”.
“Quase 80% das pessoas dizem estar abertas a ver anúncios e ouvir sobre produtos e serviços no TikTok e mais de 60% dos que pesquisaram compraram o produto depois que o viram na plataforma”, comenta a executiva.
Portanto, “essa é uma grande oportunidade para as marcas alcançarem consumidores de uma forma inovadora, abrindo portas para o chamado Community Commerce, ou seja, o comércio movido pela comunidade".
“A comunidade já pode estar falando das marcas mesmo que elas não estejam participando dessas conversas Entretanto, quando as marcas conseguem fazer essa comunicação, inserindo as comunidades no contexto e utilizando a linguagem da plataforma para se comunicar com as pessoas, os conteúdos podem se converter em vendas".
O que a comunidade de viagens busca no TikTok?
São muito os temas buscados na comunidade de viagens do TikTok. Para se ter uma ideia, são mais de 1 bilhão de visualizações em hashtags como #cruzeiros e #parquedediversões. Confira a seguir os temas mais buscados na plataforma:COMO AS MARCAS PODEM PRODUZIR CONTEÚDO RELEVANTE NO TIKTOK?
De acordo com Claudia, há algumas diretrizes para que as marcas tenham sucesso ao produzirem conteúdos na plataforma. Conexão, mensagem e autenticidade são os três pilares essenciais. Mas há outros:- Gerar entretenimento - Afinal, os usuários acessam o TikTok para se divertir. Então, vale a pena explorar coisas diferentes e divertidas, sem medo de errar;
- Colocar a comunidade no centro dessa conversa – As pessoas querem se conectar com as marcas da mesma forma que consomem vídeos de pessoas comuns;
- Foque mais no conteúdo transmitido do que na produção do vídeo - Mesmo quando se está falando de uma marca, a produção deve ser simples e natural. Afinal, não importa o tamanho da produção e sim a conexão que o conteúdo estabelece com as pessoas;
- Entregue logo a mensagem e não enrole - É necessário trazer a mensagem logo nos primeiros segundos do vídeo, mostrando informações relevantes;
- O vídeo deve sempre ter som – 85% dos usuários assistem a conteúdos do TikTok com o som ligado. Portanto, ele é essencial para a experiência do usuário;
- Autenticidade sempre - Autenticidade é melhor do que perfeição. As pessoas gostam de vídeos que mostram a vida real (por exemplo, os bastidores no aeroporto, um dia com a comissária de bordo, a rotina no escritório);
- Fique atento às trends - É importante que as marcas estejam por dentro dos temas mais debatidos na plataforma, para que possam participar dessas conversas.
O Fórum PANROTAS 2023 conta com a aliança institucional da CNC Sesc Senac, com patrocínio do Sebrae Nacional, e também de Accor, Ancoradouro, Aviva, Bee2Pay, Befly, BWH Hotel Group, Clickbus, Copastur, Coris, CVC Corp, Delta Air Lines e Latam Airlines, Disney Destinations, Elo, ETS, Gol Air France-KLM, Grand Palladium, Grupo Cataratas, Grupo Decolar, Grupo Leceres, Grupo R1, GTA, Iberostar, Localiza&Co, Maceió CVB/Sedetur Alagoas, Mato Grosso do Sul, Mondiale, Movida, Omnibees, Royal Palm Hotels and Resorts, Sabre, Sheraton São Paulo WTC Hotel, Shift, Tes Cenografia, Tour House, ViagensCorp, ViagensPromo, Visit Argentina e Visite São Paulo.