Veja dicas para potencializar as vendas de Argentina
Paula Fariña, do Inprotur, falou sobre a importância de vender o país além dos destinos clássicos
O Brasil é o segundo maior emissor de turistas para a Argentina, depois do Uruguai, de acordo com dados divulgados durante o Fórum PANROTAS 2023 pela capacitadora do Instituto Nacional de Promoção Turística (Inprotur) da Argentina, Paula Fariña. Mas os agentes de viagens podem potencializar ainda mais as vendas, indo além dos destinos tradicionais.
“Mendoza, por exemplo, não e só vinho. Dá para vender outras experiências no destino. Assim como Buenos Aires, onde os agentes podem vender um passeio diferente no Caminito, levando grupos para fazer uma aula de tango na rua. Ou levar os viajantes para visitar o Colón Fábrica, onde é possível conhecer toda a cenografia, vestuário e outros itens utilizados nas peças teatrais apresentadas na Argentina. E por que não vender experiências turísticas durante a noite, como um tour pelos bares secretos da cidade? É preciso diversificar e ir além do city tour”, enfatiza Paula.
A conectividade aérea, segundo ela, é um facilitador neste caso, já que há novos voos diretos ligando o Brasil à Argentina (como as rotas para Salta e Jujuy, no Norte da Argentina), possibilitando também escalas em outros lugares. “Se o cliente gosta de ir sempre para o mesmo destino na Argentina, o agente pode complementá-lo com outras opções. Por exemplo: se o viajante gostou de Bariloche, dá para incrementar o roteiro com uma visita a San Martín de Los Andes ou Villa la Angostura. Vale lembrar, também, que para quem gosta de esqui, Bariloche não é a única opção. Há pistas de esqui por toda a Patagônia e até em Ushuaia”.
Paula também conta que o Inrpotur está promovendo diversas capacitações para os agentes, em diferentes regiões do Brasil, como Manaus e o interior de São Paulo. “Queremos mostrar aos agentes que eles não precisam deixar de oferecer os destinos clássicos, mas podem complementá-los com outros roteiros. A Argentina tem muito mais a oferecer do que o tradicional”, conclui a capacitadora do Inprotur.
O Fórum PANROTAS 2023 conta com a aliança institucional da CNC Sesc Senac, com patrocínio do Sebrae Nacional, e também de Accor, Ancoradouro, Aviva, Bee2Pay, Befly, BWH Hotel Group, Clickbus, Copastur, Coris, CVC Corp, Delta Air Lines e Latam Airlines, Disney Destinations, Elo, ETS, Gol Air France-KLM, Grand Palladium, Grupo Cataratas, Grupo Decolar, Grupo Leceres, Grupo R1, GTA, Iberostar, Localiza&Co, Maceió CVB/Sedetur Alagoas, Mato Grosso do Sul, Mondiale, Movida, Omnibees, Royal Palm Hotels and Resorts, Sabre, Sheraton São Paulo WTC Hotel, Shift, Tes Cenografia, Tour House, ViagensCorp, ViagensPromo, Visit Argentina e Visite São Paulo.
“Mendoza, por exemplo, não e só vinho. Dá para vender outras experiências no destino. Assim como Buenos Aires, onde os agentes podem vender um passeio diferente no Caminito, levando grupos para fazer uma aula de tango na rua. Ou levar os viajantes para visitar o Colón Fábrica, onde é possível conhecer toda a cenografia, vestuário e outros itens utilizados nas peças teatrais apresentadas na Argentina. E por que não vender experiências turísticas durante a noite, como um tour pelos bares secretos da cidade? É preciso diversificar e ir além do city tour”, enfatiza Paula.
A conectividade aérea, segundo ela, é um facilitador neste caso, já que há novos voos diretos ligando o Brasil à Argentina (como as rotas para Salta e Jujuy, no Norte da Argentina), possibilitando também escalas em outros lugares. “Se o cliente gosta de ir sempre para o mesmo destino na Argentina, o agente pode complementá-lo com outras opções. Por exemplo: se o viajante gostou de Bariloche, dá para incrementar o roteiro com uma visita a San Martín de Los Andes ou Villa la Angostura. Vale lembrar, também, que para quem gosta de esqui, Bariloche não é a única opção. Há pistas de esqui por toda a Patagônia e até em Ushuaia”.
Paula também conta que o Inrpotur está promovendo diversas capacitações para os agentes, em diferentes regiões do Brasil, como Manaus e o interior de São Paulo. “Queremos mostrar aos agentes que eles não precisam deixar de oferecer os destinos clássicos, mas podem complementá-los com outros roteiros. A Argentina tem muito mais a oferecer do que o tradicional”, conclui a capacitadora do Inprotur.
O Fórum PANROTAS 2023 conta com a aliança institucional da CNC Sesc Senac, com patrocínio do Sebrae Nacional, e também de Accor, Ancoradouro, Aviva, Bee2Pay, Befly, BWH Hotel Group, Clickbus, Copastur, Coris, CVC Corp, Delta Air Lines e Latam Airlines, Disney Destinations, Elo, ETS, Gol Air France-KLM, Grand Palladium, Grupo Cataratas, Grupo Decolar, Grupo Leceres, Grupo R1, GTA, Iberostar, Localiza&Co, Maceió CVB/Sedetur Alagoas, Mato Grosso do Sul, Mondiale, Movida, Omnibees, Royal Palm Hotels and Resorts, Sabre, Sheraton São Paulo WTC Hotel, Shift, Tes Cenografia, Tour House, ViagensCorp, ViagensPromo, Visit Argentina e Visite São Paulo.