Auvergne-Rhône-Alpes, a região Nº1 em esportes de inverno no mundo
A principal região de esportes de inverno do mundo, com 175 estações de esqui
Auvergne-Rhône-Alpes é a principal região do mundo para esportes de inverno, com 175 estações de esqui e cerca de 40 milhões de dias de esqui por ano. Mais de 90.000 pessoas trabalham em empregos diretamente relacionados aos esportes de inverno, incluindo mais de 12.000 instrutores de esqui, todos dedicados a receber bem os visitantes! Nossas estações de esqui oferecem uma gama diversificada de opções turísticas encantadoras, desde vilas tradicionais até estações de esqui em grandes altitudes, com destinos especialmente voltados para famílias, jovens e esportistas.
Jogos Olímpicos e Paralímpicos de inverno 2030: Os alpes franceses alcançam novos patamares
Na 142ª sessão do Comitê Olímpico Internacional (COI), em 22 de julho de 2024, em Paris, o COI atribuiu a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de 2030 aos Alpes Franceses, condicionada à garantia financeira do Estado francês. A votação favorável do COI aos Alpes Franceses coroa um grande trabalho em equipe, sendo vista como um sucesso coletivo e uma marca de confiança que honra a França. Os Jogos de 2030 serão sustentáveis, inclusivos e, em grande parte, realizados pelas regiões Auvergne-Rhône-Alpes e Sul da França. Contribuirão para definir o modelo para futuras edições dos Jogos Olímpicos de Inverno.
A França já sediou três edições dos Jogos de Inverno: a primeira, em Chamonix, em 1924, seguida por Grenoble em 1968 e Albertville em 1992, além de três edições dos Jogos de Verão, incluindo Paris 2024! Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de 2030 serão organizados em quatro polos geográficos:
- Polo Haute-Savoie: biatlo (Olímpico e Paralímpico); e esqui cross-country (Olímpico e Paralímpico);
- Polo Savoie: esqui alpino (Olímpico e Paralímpico); salto de esqui; combinado nórdico; bobsleigh; skeleton; e luge;
- Polo Briançonnais: esqui estilo livre (Olímpico e Paralímpico); snowboard cross (Olímpico), slalom paralímpico;
- Polo Nice-Côte d'Azur: hóquei no gelo (Olímpico e Paralímpico), patinação artística, patinação de velocidade em pista curta, curling (Olímpico e Paralímpico); e ski e snowboard cross.
Por avião
Mais de 300 destinos estão diretamente conectados aos aeroportos internacionais que atendem nossa região. Novas rotas foram abertas em 2024, incluindo voos de Oslo, Budapeste, Varsóvia, Sofia e Newcastle.
Por trem
- Paris TGV – Londres Eurostar – Bruxelas Thalys – Barcelona/Lyon Renfe
- Paris/Lyon/Milão Frecciarossa pela Trenitalia
Por estrada
Tempo de carro para nossas estações de esqui:
- Aeroporto de Lyon: entre 1h e 3h;
- Aeroporto de Genebra: entre 1h e 3h;
- Aeroporto de Chambéry: entre 1h e 1h 30 min;
- Aeroporto de Grenoble: entre 1h e 1h 50 min.
Um paraíso de férias de inverno
Hoje em dia, ao vir para nossas encostas cobertas de neve, você pode escolher como desfrutar de nossas diversas cadeias alpinas à la carte! Os tempos mudaram desde a era das férias de inverno exclusivamente dedicadas ao esqui. A cada nova temporada, mais visitantes vêm experimentar atividades de inverno inovadoras, como airboarding, snow scooting, passeios de trenó com huskies, esqui cross-country, esportes aquáticos divertidos, gastronomia, bem-estar, compras, spas termais, cassinos... Essas atividades estão sendo entusiasticamente adicionadas à lista de desejos para as férias de inverno!"
A ExpoSKI acontece nos dias 9 e 10 de setembro, no Clube Athletico Paulistano, em São Paulo, e reúne os principais destinos de neve, como Aspen, Val Thorens, Park City e Cerro Catedral, além de fornecedores especializados no Turismo de inverno. O evento é voltado para profissionais do setor, com destaque para rodadas de negócios e workshops. Para mais informações, visite o site oficial da ExpoSKI.