Lideranças do MT validam plano de marketing para o Turismo
Documento foi feito para orientar, de forma detalhada, as ações de promoção e marketing do polo, baseando-se no que há de melhor em sua oferta turística.
As principais lideranças dos setores público e privado no Mato Grosso reuniram-se ontem (18) para validar o Plano de Marketing Turístico do Polo Pantanal de Mato Grosso. Na reunião, cerca de 40 convidados aprovaram uma estratégia de longo prazo para posicionar o Pantanal como destino turístico no mercado nacional e internacional. O Plano de Marketing foi coordenado pela Pires e Associados, empresa de consultoria licitada para o projeto, que já elaborou planos semelhantes em Pernambuco, Sergipe, Ceará, Santa Catarina e outros destinos
O documento, que passou por três etapas (diagnóstico, elaboração de estratégia e plano de ações), foi feito para orientar, de forma detalhada, todas as ações de promoção e marketing do polo, baseando-se no que há de melhor em sua oferta turística.
O texto contém orientações detalhadas para a implementação de ações de marketing digital; apoio à comercialização junto a operadores de turismo e agentes de viagens; elaboração de conteúdo relevante sobre a região para influenciadores digitais, dentre outras ações.
"Este trabalho é muito importante para ampliar o profissionalismo do Turismo do Pantanal, bem como elaborar estratégias mais eficazes para a venda de nossos atrativos, seja no mercado nacional ou internacional", pondera o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso, César Miranda. De acordo com o executivo, as melhorias de infraestrutura, para transporte e recepção de viajantes, são consideradas prioridade para o desenvolvimento do turismo e devem balizar o início dos trabalhos.
"É bom lembrar que contamos com o total apoio do governador Mauro Mendes, porém só teremos sucesso na empreitada com uma parceria forte entre Estado, iniciativa privada e municípios", ressalta Miranda.
Para a coordenadora do plano, Jeanine Pires, esse tipo de trabalho é fundamental. "O Pantanal de Mato Grosso é uma das regiões com a maior diversidade de recursos naturais que existe no Brasil e na América Latina, e fazer um planejamento de longo prazo para promover essa região foi uma experiência extremamente positiva com a Pires. Ficamos muito felizes em saber que agora a região tem um planejamento para que possa, em longo prazo, reposicionar a imagem do Mato Groso no Brasil e no mercado internacional", afirma Jeanine.
O documento, que passou por três etapas (diagnóstico, elaboração de estratégia e plano de ações), foi feito para orientar, de forma detalhada, todas as ações de promoção e marketing do polo, baseando-se no que há de melhor em sua oferta turística.
O texto contém orientações detalhadas para a implementação de ações de marketing digital; apoio à comercialização junto a operadores de turismo e agentes de viagens; elaboração de conteúdo relevante sobre a região para influenciadores digitais, dentre outras ações.
"Este trabalho é muito importante para ampliar o profissionalismo do Turismo do Pantanal, bem como elaborar estratégias mais eficazes para a venda de nossos atrativos, seja no mercado nacional ou internacional", pondera o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso, César Miranda. De acordo com o executivo, as melhorias de infraestrutura, para transporte e recepção de viajantes, são consideradas prioridade para o desenvolvimento do turismo e devem balizar o início dos trabalhos.
"É bom lembrar que contamos com o total apoio do governador Mauro Mendes, porém só teremos sucesso na empreitada com uma parceria forte entre Estado, iniciativa privada e municípios", ressalta Miranda.
Para a coordenadora do plano, Jeanine Pires, esse tipo de trabalho é fundamental. "O Pantanal de Mato Grosso é uma das regiões com a maior diversidade de recursos naturais que existe no Brasil e na América Latina, e fazer um planejamento de longo prazo para promover essa região foi uma experiência extremamente positiva com a Pires. Ficamos muito felizes em saber que agora a região tem um planejamento para que possa, em longo prazo, reposicionar a imagem do Mato Groso no Brasil e no mercado internacional", afirma Jeanine.