Brasileiros são vice-campeões em pernoites em Miami em 2022
País ficou atrás da Colômbia, que foi o principal mercado internacional pelo segundo ano consecutivo
Apesar das restrições de viagem em curso, dos tempos de espera de visto prolongados e dos desafios econômicos, os viajantes internacionais estão gradualmente retomando suas viagens em todo o mundo, como mostra a recente apresentação do Estado do Turismo e da Indústria de Viagens realizada pelo The Greater Miami Convention & Visitors Bureau (GMCVB). O relatório mostrou que os brasileiros totalizaram 286 mil visitantes de Miami em 2022, garantindo a segunda posição entre os principais mercados internacionais de pernoite.
Segundo o levantamento, embora o Turismo doméstico tenha alimentado o setor no ano passado, agora há um ressurgimento notável dos mercados internacionais, com os canadenses liderando o caminho e retornando em números comparáveis aos níveis pré-pandemia. Além disso, o regresso do Reino Unido e da Espanha, ausentes em 2021, tem sido notável, com ambos os países a ocuparem o quinto e o sexto lugares, respectivamente, na lista dos principais mercados internacionais de overnight.
Ainda, os mercados latino-americanos também continuaram a prosperar e, em 2022, a Colômbia manteve sua posição como o principal mercado internacional de pernoites. Com isso, a visitação internacional teve um aumento de 13% em comparação com o ano anterior.
Além disso, os visitantes internacionais corresponderam a 25% do mercado de pernoites, com 4,7 milhões de visitantes, contribuindo para 29% dos gastos turísticos. Em particular, a América Latina manteve seu status como um importante mercado de origem. A Colômbia foi o principal mercado internacional de pernoites pelo segundo ano consecutivo, contabilizando 432 mil visitantes.
Veja, abaixo, o ranking completo:
NÚMEROS DE 2022
De acordo com a organização oficial de marketing de destinos do condado de Miami-Dade, as estatísticas abaixo confirmaram o que se esperava ser uma temporada de sucesso em 2022:
- A Grande Miami e Miami Beach receberam mais de 26,5 milhões de visitantes em 2022;
- Esse aumento do número de viajantes chegou ao bolso e gerou níveis mais altos de gastos mais de US$ 20,8 bilhões – marcando um aumento de 8% em relação a 2021;
- Mais hóspedes de hotéis representaram as 17,1 milhões de pernoites de quartos de hotel vendidas em 2022, representando um aumento de 12,7% face a 2021.
"Acreditamos fortemente que esses resultados de 2022 podem ser atribuídos à linha de estrelas, atrações, comodidades, restaurantes, acomodações e ao trabalho incansável de parceiros do setor", disse o presidente e CEO do GMCVB, David Whitaker.
Na vanguarda das viagens, o Aeroporto Internacional de Miami (MIA) atendeu mais de 50,6 milhões de viajantes e deu as boas-vindas a novas companhias aéreas, incluindo Southwest Airlines, JetBlue e Spirit Airlines."Mas os números por si só não contam toda a história do que significa o sucesso sustentado nesta indústria. O Turismo alimenta o crescimento do emprego e a vitalidade econômica, resultando em benefícios de qualidade de vida por causa dos impostos sobre visitantes que apoiam tudo, desde artes e cultura até saúde e transporte."
David Whitaker, presidente e CEO do GMCVB
Ainda, a recuperação do mercado internacional de visitantes noturnos destacou uma taxa de crescimento de 2,7% em 2022. Já o mercado de cruzeiros registrou aumento no volume de hóspedes que começou no verão, recuperando-se para os níveis de 2019.