Reclame Aqui: os parques temáticos com mais queixas no País
Beto Carrero World, que inaugurou o espaço Hot Wheels neste ano, foi o mais bem avaliado após solucionar 88,6% das queixas; Hopi Hari soluciona apenas 50%
Após agências de viagens, hotéis, companhias aéreas e locadoras de automóveis, o Portal PANROTAS apresenta mais um ranking com melhor e pior avaliações do público baseado em dados liberados pelo site Reclame Aqui. Desta vez foram analisados os parques temáticos nacionais.
LEIA MAIS:
Decolar e CVC lideram reclamações contra agências; confira
Conheça os hotéis líderes em queixas no Brasil
Estas são as aéreas líderes em queixas no Brasil
Confira as locadoras líderes em queixas no Brasil
Reclame Aqui: como lidar com as reclamações no Turismo?
O principal critério para a determinação do ranking, de melhor à pior empresa avaliada, foi o Índice de Solução, ou seja, a porcentagem de reclamações que foram resolvidas pelas empresas responsáveis. Fatores como número de reclamações, índice de respostas e quantos voltariam a comprar complementam as informações.
O período analisado foi de seis meses, entre abril e setembro deste ano, e inclui apenas as empresas que tiveram ao menos 50 reclamações no período.
O fundador e presidente do Reclame Aqui, Maurício Vargas, foi convidado pelo Portal PANROTAS para falar sobre a situação da indústria de viagens e "boas maneiras" para contornar reclamações - confira neste vídeo.
Confira abaixo o ranking dos parques temáticos em avaliação dos clientes no Brasil:
BETO CARRERO E MAGIC CITY VÃO BEM
De longe, o Beto Carrero World é o parque com o maior número de reclamações no Brasil. Muito porque é o parque temático que mais recebe turistas do Brasil, além de ser o segundo da América Latina em visitação - são 2,1 milhões por ano.
E mesmo liderando em número de queixas - foram 501 nos últimos seis meses -, o parque foi classificado como reputação "Ótima" pelo Reclame Aqui após solucionar 88,6% das reclamações, posicionando o Beto Carrero em primeiro lugar também neste critério. O que importa, afinal, no ranking do Reclame Aqui é como a empresa lida com as reclamações e soluciona as queixas. Problemas e reclamações sempre existirão, e lidar com eles é o segredo, segundo o fundador do Reclame Aqui, Maurício Vargas.
Em segundo no ranking de solução de problemas apareceu o Magic City. Com bem menos queixas - 60 em seis meses -, o parque de Suzano (SP) solucionou 82,9% delas, ficando também com a reputação "Ótimo". O paulista Wet'n Wild também foi bem ao solucionar 81,6% das 78 queixas que recebeu em seis meses.
Em sequência e na parte de baixo do ranking por índice de solução aparecem ainda o Beach Park, no Ceará e cujo número engloba também seus hotéis (67,9% das queixas solucionadas); o Hot Park, em Goiás, parte do Grupo Rio Quente (56,3%); o Snowland, em Gramado (54,2%) e, por fim, o Hopi Hari, em Vinhedo (50%).
Vale destacar que, em todos os parques temáticos com volume de reclamações maior que 50 em seis meses, todos solucionaram ao menos metade deles.
Confira abaixo o ranking, da empresa com mair índice de solução à menor neste mesmo critério:
LEIA MAIS:
Decolar e CVC lideram reclamações contra agências; confira
Conheça os hotéis líderes em queixas no Brasil
Estas são as aéreas líderes em queixas no Brasil
Confira as locadoras líderes em queixas no Brasil
Reclame Aqui: como lidar com as reclamações no Turismo?
O principal critério para a determinação do ranking, de melhor à pior empresa avaliada, foi o Índice de Solução, ou seja, a porcentagem de reclamações que foram resolvidas pelas empresas responsáveis. Fatores como número de reclamações, índice de respostas e quantos voltariam a comprar complementam as informações.
O período analisado foi de seis meses, entre abril e setembro deste ano, e inclui apenas as empresas que tiveram ao menos 50 reclamações no período.
O fundador e presidente do Reclame Aqui, Maurício Vargas, foi convidado pelo Portal PANROTAS para falar sobre a situação da indústria de viagens e "boas maneiras" para contornar reclamações - confira neste vídeo.
Confira abaixo o ranking dos parques temáticos em avaliação dos clientes no Brasil:
BETO CARRERO E MAGIC CITY VÃO BEM
De longe, o Beto Carrero World é o parque com o maior número de reclamações no Brasil. Muito porque é o parque temático que mais recebe turistas do Brasil, além de ser o segundo da América Latina em visitação - são 2,1 milhões por ano.
E mesmo liderando em número de queixas - foram 501 nos últimos seis meses -, o parque foi classificado como reputação "Ótima" pelo Reclame Aqui após solucionar 88,6% das reclamações, posicionando o Beto Carrero em primeiro lugar também neste critério. O que importa, afinal, no ranking do Reclame Aqui é como a empresa lida com as reclamações e soluciona as queixas. Problemas e reclamações sempre existirão, e lidar com eles é o segredo, segundo o fundador do Reclame Aqui, Maurício Vargas.
Em segundo no ranking de solução de problemas apareceu o Magic City. Com bem menos queixas - 60 em seis meses -, o parque de Suzano (SP) solucionou 82,9% delas, ficando também com a reputação "Ótimo". O paulista Wet'n Wild também foi bem ao solucionar 81,6% das 78 queixas que recebeu em seis meses.
Em sequência e na parte de baixo do ranking por índice de solução aparecem ainda o Beach Park, no Ceará e cujo número engloba também seus hotéis (67,9% das queixas solucionadas); o Hot Park, em Goiás, parte do Grupo Rio Quente (56,3%); o Snowland, em Gramado (54,2%) e, por fim, o Hopi Hari, em Vinhedo (50%).
Vale destacar que, em todos os parques temáticos com volume de reclamações maior que 50 em seis meses, todos solucionaram ao menos metade deles.
Confira abaixo o ranking, da empresa com mair índice de solução à menor neste mesmo critério:
Colocação | Parque Temático | Índice de Solução | Índice de Respostas | Reclamações | Reputação | Voltaria a comprar | Tempo médio de resposta |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1º | Beto Carrero World | 88,6% | 100% | 501 | Ótimo | 86,9% | 2 dias e 8 horas |
2º | Magic City | 82,9% | 100% | 60 | Ótimo | 65,7% | 2 dias e 18 horas |
3º | Wet'n Wild | 81,6% | 97,4% | 78 | Ótimo | 76,3% | 3 dias e 13 horas |
4º | Beach Park Hotéis e Turismo | 67,9% | 56,9% | 195 | Ruim | 39,6% | 15 dias e 17 horas |
5º | Hot Park | 56,3% | 70,05% | 88 | Ruim | 43,8% | 10 dias e 15 horas |
6º | Snowland | 54,2% | 100% | 57 | Ruim | 29,2% | 7 dias e 4 horas |
7º | Hopi Hari | 50% | 100% | 141 | Ruim | 37,5% | 4 dias |