Laura Enchioglo   |   11/09/2024 13:03

Visit Rio e Riotur capacitam profissionais para grandes eventos na cidade

Objetivo foi aprimorar as habilidades dos profissionais que prestam atendimento ao público


Divulgação
Treinamento foi oferecido para cerca de 40 pessoas que atuam nos Centros de Atendimento ao Turista
Treinamento foi oferecido para cerca de 40 pessoas que atuam nos Centros de Atendimento ao Turista

O último quadrimestre de 2024 começa com intensidade nesta sexta-feira (13), marcado pela estreia do Rock in Rio. Além do festival, o Rio de Janeiro será palco, ainda este ano, de outros grandes eventos, como a Cúpula do G20, jogos das Libertadores e o show do Bruno Mars, além da chegada do verão carioca.

Para atender à demanda de turistas esperados nesse período, o Visit Rio Convention Bureau e a Riotur realizaram, nesta terça-feira (10), um programa de treinamento voltado para os profissionais que atuam nos postos de informações turísticas. A capacitação é uma reciclagem do treinamento oferecido em fevereiro deste ano.

O objetivo foi aprimorar as habilidades dos profissionais que prestam atendimento ao público, com foco na orientação de visitantes sobre pontos e regiões turísticas, locais para visitação, meios de transporte, lugares para compras e alimentação, além de esclarecimentos de dúvidas em geral. Treinamento foi oferecido para cerca de 40 pessoas que atuam nos Centros de Atendimento ao Turista.

Durante o curso, os atendentes também foram atualizados sobre como direcionar os turistas à plataforma Visit Rio, onde podem encontrar todas essas informações disponíveis. O presidente-executivo do Visit Rio, Carlos Werneck, destacou a importância de qualificar os profissionais que estarão na linha de frente desses grandes eventos.

"Queremos que os profissionais estejam bem preparados para orientar o público com precisão, especialmente neste período de alta demanda. O treinamento aprofunda o conhecimento sobre o cenário turístico local, capacitando-os a oferecer um serviço de alta qualidade e a melhorar a experiência de quem visita a Cidade Maravilhosa"

Carlos Werneck, presidente-executivo do Visit Rio

Em outra etapa, os participantes receberam instruções sobre a parte comportamental, que visa aprimorar habilidades dos atendentes para receber os visitantes, o que inclui linguagem apropriada e pronomes de tratamento, entre outros aspectos.

O presidente da Riotur, Patrick Corrêa, esteve presente no treinamento e reforçou que iniciativas para atrair mais turistas ao Rio de Janeiro devem sempre ser acompanhadas de um atendimento de excelência.

"Quando fazemos esse movimento para atrair novos turistas para o Rio de Janeiro, é importante lembrar que, ao falar em Brasil, o mundo vê o Rio como a principal porta de entrada. Por isso, precisamos destacar a importância da receptividade. É fundamental, inclusive, ampliar os pontos de atendimento, já que esses profissionais são os primeiros a representar a cidade, oferecendo informações e acolhimento aos turistas"

Patrick Corrêa, presidente da Riotur

O encontro também contou com a participação do coordenador de Relações Internacionais da cidade do Rio, Antônio Mariano, à frente dos eventos do G20.

Na ocasião, também foi anunciada a implementação de um programa de incentivo voltado aos atendentes, com o objetivo de reconhecer e premiar aqueles que apresentarem as melhores performances, de acordo com critérios avaliados pela equipe dos CATS, como assiduidade, postura profissional, apresentação do uniforme, entre outros. Os vencedores terão direito a visitas exclusivas a atrativos turísticos e parceiros do Visit Rio.

Um novo treinamento está previsto para o final do ano, com foco específico na preparação para o Réveillon e o Carnaval.

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