Karina Cedeño   |   15/11/2023 09:03

Angola isenta visto de Brasil e mais 97 países e abre novo aeroporto

Isenção é válida apenas para vistos de Turismo; ações visam fomentar visitação de turistas no destino


Divulgação/Aeroporto Internacional Dr. Antonio Agostinho Neto
Novo Aeroporto Internacional Dr. Antonio Agostinho Neto (AIAAN) está localizado a 40 km de Luanda
Novo Aeroporto Internacional Dr. Antonio Agostinho Neto (AIAAN) está localizado a 40 km de Luanda

Uma boa notícia para quem quer visitar Angola: o país africano deixou de exigir visto para 98 países, incluindo o Brasil. Na prática, isso significa que os cidadãos desses países podem permanecer em Angola por um período de 30 dias por visita e 90 dias por ano sem a necessidade de visto.

A nova resolução consta do Decreto Presidencial nº 189/23, de 29 de setembro de 2023. No documento, é possível acessar a lista de todos os países que estão isentos de visto. O site TRT Afrika destaca, ainda, que Angola listou Brasil, Portugal, Cabo Verde, Estados Unidos, Rússia e China como seus países estrangeiros prioritários.

Isenção apenas para visto de Turismo

É importante destacar que a isenção é válida apenas para visto de Turismo. Outros tipos de vistos, como o de trabalho, estudo, tratamento médico ou autorização de residência, devem ser solicitados por meio dos canais formais do país angolano.

Até então, os visitantes de Angola tinham de obter antecipadamente um visto de uma das missões diplomáticas angolanas ou um pré-visto on-line, a menos que fossem provenientes de um país isento de visto. O visto de turista era válido por 30 dias e podia ser prorrogado uma vez por mais 30 dias. Espera-se que a flexibilização da política de vistos simplifique esse processo, aumentando o movimento turístico no país e fomentando a indústria local.

Novo aeroporto em Luanda

Em entrevista concedida ao Portal PANROTAS na Abav deste ano, a diretora geral da Taag no Brasil, Rebecca Meadows, falou sobre o novo Aeroporto Internacional António Agostinho Neto, localizado a 40 quilômetros da capital Luanda, que foi inaugurado em 10 de novembro, O aeroporto aumentará a capacidade atual de 5 milhões de passageiros para 15 milhões.

“Com isso, Angola está tentando se transformar em um hub da África Austral e a Taag será uma das principais companhias aéreas daquela região. A Angola ainda tem poucos voos para o Brasil, por isso precisamos explorar mais o destino para os brasileiros”, comenta Rebecca.

PANROTAS / Filip Calixto
Rebecca Meadows, diretora geral da Taag no Brasil
Rebecca Meadows, diretora geral da Taag no Brasil
Divulgação/Aeroporto Internacional Dr. Antonio Agostinho Neto
Interior do Aeroporto Internacional António Agostinho Neto
Interior do Aeroporto Internacional António Agostinho Neto

O ministro dos Transportes de Angola, Ricardo Viegas D’Abreu, anunciou que o novo aeroporto, que foi construído por um grande empreiteiro chinês, está agora oficialmente inaugurado. O Aeroporto Internacional Dr. Antonio Agostinho Neto (AIAAN) é supostamente o maior já construído fora da China pela China National Aero-technology International Engineering Corporation, e foi totalmente financiado pelo governo de Angola.

Com informações dos sites eTurbo News, TRT Afrika e BNN.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados