Índia reúne trade e enfatiza aproximação com o Brasil
Principais destinos do país foram apresentados, assim como as condições em relação aos vistos de entrada
O Consulado Geral da Índia em São Paulo e o Escritório de Turismo da Índia em Nova York, nos Estados Unidos, reuniram cerca de 40 agentes e operadores de viagens no Hotel Transamérica Berrini, na capital paulista, para o seminário “Know India”. Durante a noite, os principais destinos do país asiático foram apresentados, assim como as novas condições em relação aos vistos de entrada para turistas estrangeiros.
“A Índia é sempre muito lembrada por questões filosóficas e espirituais, mas queremos mostrar que temos muito mais além disso. Com a aproximação entre os dois governos e as novas facilidades em relação aos vistos de Turismo, esperamos um verdadeiro salto de visitas tanto de brasileiros na Índia como de indianos no Brasil”, disse o cônsul geral da Índia em São Paulo, Amit Kumar Mishra, lembrando a recente visita de Jair Bolsonaro ao primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.
Atualmente, a maneira mais fácil e barata de conseguir o visto para a Índia é digitalmente. Para turistas brasileiros, há três opções de e-visa que permitem permanências de um mês, um ano ou cinco anos. No caso do período mais curto, a taxa cobrada é de US$ 25, sendo que entre abril e junho tal valor cai para US$ 10. Já o visto anual pode ser solicitado por US$ 40.
De acordo com o representante do Escritório de Turismo da Índia em Nova York, Roman Pereira, os principais mercados emissores ao país atualmente são China, Malásia, Austrália, Sri Lanka, Alemanha, França, Espanha, Reino Unido, Canadá e Estados Unidos. Em 2019, mais de 16,4 mil brasileiros obtiveram o e-visa indiano, cerca de mil a mais que no ano anterior.
“A Índia é um país multicultural e multireligioso que conta com algumas das cidades mais antigas do mundo, em um mix único entre o moderno e o tradicional que serve tanto para quem quer relaxar como para quem quer aventuras e experiências inesquecíveis. O Turismo deve ser tratado como uma forma de romper as barreiras existentes entre os diferentes povos do planeta e, trabalhando juntos, podemos colocar o turista brasileiro no nosso top 10 de chegadas internacionais”, indicou.
Ainda de acordo com o representante do Turismo indiano, o país é responsável por apenas 1,2% da movimentação turística global, porém, as transações econômicas envolvendo o setor representam 2,1% do total. Pereira ainda lembrou que 73% do Himalaia está em território indiano, assim como 37 locais protegidos pela Unesco.
“Esses números mostram que os turistas que vão a Índia estão gastando mais, e nós só estamos começando a esquentar o setor. Nos últimos cinco anos, 23 aeroportos foram reformados e, até o final de 2020, esperamos contar com 250 terminais em operação. Temos a terceira aviação civil que mais cresce no mundo”, comentou.
O evento ainda contou com uma apresentação da representante da Indo Asia Tours no Brasil, Cristiane Cury, que fez uma verdadeira viagem repleta de fotos e informações sobre todas as regiões de interesse turístico do país. Danças típicas e um jantar que explorou a grande diversidade gastronômica indiana encerraram a noite.
Confira as fotos do seminário Know India a seguir:
“A Índia é sempre muito lembrada por questões filosóficas e espirituais, mas queremos mostrar que temos muito mais além disso. Com a aproximação entre os dois governos e as novas facilidades em relação aos vistos de Turismo, esperamos um verdadeiro salto de visitas tanto de brasileiros na Índia como de indianos no Brasil”, disse o cônsul geral da Índia em São Paulo, Amit Kumar Mishra, lembrando a recente visita de Jair Bolsonaro ao primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.
Atualmente, a maneira mais fácil e barata de conseguir o visto para a Índia é digitalmente. Para turistas brasileiros, há três opções de e-visa que permitem permanências de um mês, um ano ou cinco anos. No caso do período mais curto, a taxa cobrada é de US$ 25, sendo que entre abril e junho tal valor cai para US$ 10. Já o visto anual pode ser solicitado por US$ 40.
De acordo com o representante do Escritório de Turismo da Índia em Nova York, Roman Pereira, os principais mercados emissores ao país atualmente são China, Malásia, Austrália, Sri Lanka, Alemanha, França, Espanha, Reino Unido, Canadá e Estados Unidos. Em 2019, mais de 16,4 mil brasileiros obtiveram o e-visa indiano, cerca de mil a mais que no ano anterior.
“A Índia é um país multicultural e multireligioso que conta com algumas das cidades mais antigas do mundo, em um mix único entre o moderno e o tradicional que serve tanto para quem quer relaxar como para quem quer aventuras e experiências inesquecíveis. O Turismo deve ser tratado como uma forma de romper as barreiras existentes entre os diferentes povos do planeta e, trabalhando juntos, podemos colocar o turista brasileiro no nosso top 10 de chegadas internacionais”, indicou.
Ainda de acordo com o representante do Turismo indiano, o país é responsável por apenas 1,2% da movimentação turística global, porém, as transações econômicas envolvendo o setor representam 2,1% do total. Pereira ainda lembrou que 73% do Himalaia está em território indiano, assim como 37 locais protegidos pela Unesco.
“Esses números mostram que os turistas que vão a Índia estão gastando mais, e nós só estamos começando a esquentar o setor. Nos últimos cinco anos, 23 aeroportos foram reformados e, até o final de 2020, esperamos contar com 250 terminais em operação. Temos a terceira aviação civil que mais cresce no mundo”, comentou.
O evento ainda contou com uma apresentação da representante da Indo Asia Tours no Brasil, Cristiane Cury, que fez uma verdadeira viagem repleta de fotos e informações sobre todas as regiões de interesse turístico do país. Danças típicas e um jantar que explorou a grande diversidade gastronômica indiana encerraram a noite.
Confira as fotos do seminário Know India a seguir: