Passeio Hop On/Hop Off em Paris se adapta aos Jogos Olímpicos
Ônibus Toot Bus tem audioguia em nove idiomas, entre eles o português, e recebe muitos brasileiros
Nos últimos dias antes do início dos Jogos Olímpicos, Paris prepara-se para dar as boas-vindas para ainda mais visitantes neste verão europeu. Os principais atrativos da cidade recebem diariamente milhares de visitantes, adaptando-se às mudanças impostas pela realização da Olimpíada 2024. Entre os passeios remodelados está o circuito do Toot Bus, uma das opções de ônibus hop on/hop off da cidade. Com audioguia em nove idiomas, entre eles o português do Brasil, o ônibus é um dos que mais recebe brasileiros na cidade
O circuito com 12 paradas tem duração completa de mais de duas horas, repletas de informações sobre os principais monumentos da cidade. No novo roteiro desenhado pela Toot Bus, as informações tradicionais ganharam detalhes sobre os Jogos Olímpicos. Assim, durante o trajeto, o visitante fica sabendo sobre alguns locais que receberão competições, como a Place de la Concorde, no extremo leste da renomada Avenida Champs-Élysées, palco de competições como o skate; ou a Arena do Campo de Marte, junto à Torre Eiffel. A estrutura montada temporariamente tem mais de dez mil metros quadrados e receberá os atletas do vôlei de praia, outra das modalidades em que o Brasil tem forte chance de medalhas.
Muito da história dos Jogos Olímpicos modernos, idealizados pelo francês Pierre de Coubertin, também é contada entre os deslocamentos do Toot Bus pela monumental capital francesa. Conhecido como Barão de Coubertin, ele foi secretário geral da União das Sociedades Esportivas e Atlética Francesa e fundou o Comitê Olímpico Internacional (COI) em junho de 1894. Os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna aconteceriam dois anos depois, em 1896, em Atenas. Foi também o Barão de Coubertin que concebeu os aros olímpicos, em 1914.
Itinerários
Em qualquer uma das 12 paradas do itinerário proposto pelo Toot Bus é possível comprar o passe para um, dois ou três dias de passeio no ônibus. Há ainda um roteiro noturno, realizado a partir das 21h. O programa diurno começa às 9h30 e termina às 18h30. A primeira parada/embarque é no coração da cidade, na Rue Auber, junto as lojas Printemps / Galerias Lafayette. Muito próximo estão as segundas e terceiras estações: Opera e Louvre. Depois, na outra margem do Rio Sena, está a parada em frente à Catedral de Notre-Dame. É nessa mesma margem do Sena que fica a última estação do Toot Bus - e uma das que mais passageiros descem e sobem -, a da Torre Eiffel.
Na outra margem do Sena, as paradas incluem as regiões do Centro Pompidou, da Estação de Trens do Norte (Gare du Nord); do bairro de Montmartre/Anvers, em rua que leva diretamente à Basílica de Sacre-Coeur; do Moulin Rouge/Clin - chy; do Arco do Triunfo e de Trocadéro (perfeito para aquelas fotos da Torre Eiffel “espetando” os dedos dos visitantes, graças à perspectiva).
Para os visitantes que têm o prazer de descobrir Paris pela primeira vez, a dica é contratar o Toot Bus logo no primeiro dia na cidade, para uma ideia geral de Paris. Dois dias, no entanto, são o ideal para aqueles que quiserem mais informações e, ao mesmo tempo, utilizam o hop on/hop off como meio de transporte. Também vale muito a pena para viagens com crianças, especialmente aquelas menos acostumadas a caminhar
Todas as paradas têm visitas “obrigatórias” e, nesse caso, o ideal é descer em uma e caminhar pela região, subindo em outra. Em Notre-Dame, por exemplo, a agradável caminhada de cerca de dez minutos leva aos Jardins de Luxemburgo, um dos mais bonitos de Paris. Na parada de Montmartre, visitar a Sacre-Couer e explorar um dos bairros mais charmosos da capital francesa é garantia de fotos lindas, podendo subir na parada seguinte, do Moulin Rouge.
Para fugir da Olimpíada
Uma das principais vendedoras do Toot Bus no Brasil, a La Belle Vie é a agência de receptivo que atende exclusivamente brasileiros na França. Além de organizar toda a viagem, a partir dos traslados do aeroporto, a La Belle Vie tem atendimento todo em português, tendo como fundadora a brasileira Silvia Helena. Esperando menos brasileiros neste verão, por conta dos Jogos Olímpicos, a agência tem opções também para quem quer “evitar” a Olimpíada. Uma delas é a cidade medieval de Provins, a pouco mais de uma hora de Paris. As principais atrações da cidade incluem suas muralhas, a Torre César e também seus subterrâneos. Há ainda espetáculos, como o das águias e das lendas dos cavaleiros de Provins, ambos em francês, sendo que no primeiro não há tanto comprometimento em relação às informações transmitidas, por terem conteúdo mais visual. A Disneyland Paris é outra excelente opção para fugir da Olimpíada, também a uma hora da cidade. São dois parques e encanto garantido para todos.
Em Paris, o Museu Grévin, museu de cera da cidade, é uma boa opção para fugir dos atrativos mais cheios, especialmente para aqueles que têm crianças. O sucesso do desenho francês Ladybug levou o museu a colocar estátuas da personagem para os visitantes, bem como de outros personagens de desenhos animados. Além deles, políticos, cantores, atores, com destaque para os franceses, enchem os corredores do museu de personalidades.
Maria Izabel Reigada, especial para a Revista PANROTAS, que viajou com apoio do Toot Bus e da La Belle Vie
A matéria acima é parte integrante da Revista PANROTAS Especial Operadoras. Confira na íntegra abaixo: