Da Redação   |   22/12/2020 10:15

Brasília se ilumina para o Natal e promove atrações para moradores

Todas as atrações são gratuitas e seguem os protocolos de distanciamento e uso de máscara obrigatório

Divulgação/Setur DF
O Natal de Brasília terá uma cara especial em 2020. No ano de seus 60 anos e também da pandemia de covid-19, o projeto Brasília Iluminada – Capital da Esperança, inaugurado na semana passada, promove a magia e as luzes tradicionais desta época do ano como uma celebração da identidade brasiliense e promove atrações especialmente pensadas para crianças e adultos de todas as regiões administrativas.

As luzes tomam conta da Esplanada dos Ministérios, passando pela Praça e pelo Palácio do Buriti até chegar à Praça do Cruzeiro/Rainha da Paz, além do Trenó Luz, que vai levar o Papai Noel às regiões do DF. A programação, que prevê shows de luzes diariamente, com projeção acompanhada de música, vai até 17 de janeiro.

O Brasília Iluminada terá impactos além da beleza e do espírito natalino. Capitaneado pela Secretaria de Economia, o projeto foi construído em conjunto com as secretarias de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Social e alcançará vitórias importantes no incentivo à economia local e na geração de renda, além do incremento ao turismo da capital. No total, serão mais de mil postos de trabalho de forma direta, com 100% mão de obra contratada sendo local. Além das secretarias, o projeto também contou com a participação dos deputados distritais, que garantiram recursos para o financiamento do Natal Iluminado.

Divulgação/Setur DF
A secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, destacou os esforços do governo para a construção do projeto. “Deixo um agradecimento especial ao nosso governador Ibaneis Rocha, nosso maestro, que transformou e ressignificou a nossa capital. Em um ano tão difícil, temos o orgulho de ter transformado esse sonho em realidade. A capital mais linda do mundo oferece para sua população essa experiência com todos os cuidados necessários”, disse.

O grupo de trabalho que organizou o projeto teve o cuidado de garantir que as atrações fossem totalmente gratuitas e que tivessem o acesso facilitado para pessoas com deficiência, idosos e crianças. Ações de promoção do artesanato e da cultura local estão programadas, com uma grande preocupação com a sustentabilidade, as conexões solidárias, o atendimento humanizado e a segurança do público e dos colaboradores em relação à pandemia.

O projeto compreende dez eixos: Árvore Sonho e Realidade, árvores decorativas, Espaço Luz, Quadrante dos Presentes, Bolas Decorativas, Túneis Flor do Cerrado e Pórticos de Entrada, Praça do Buriti, point cultural Céu de Brasília, presépio virtual Luz do Mundo e o Trenó Luz. Totalizando 415.770 metros quadrados de área implantada com todos os eixos do projeto, a iniciativa é inédita na capital.

Devido às medidas de isolamento social impostas pela pandemia, o público deverá manter o distanciamento de pelo menos dois metros entre as pessoas. Será obrigatório o uso de máscara pelos visitantes e colaboradores.
Divulgação/Setur DF


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados