SP inaugura MIS Experience e lança atração de Leonardo da Vinci
Novo espaço tem dois mil metros quadrados e sua estreia acontece com exposição que comemora os 500 anos do artista conhecido globalmente
O Governador de São Paulo, João Doria, inaugurou hoje o novo museu do Governo do Estado, o MIS Experience. A abertura ao público será neste sábado, dia 2 de novembro. A atração ocupa um galpão de dois mil metros quadrados e com dez metros de pé direito, onde funcionava a antiga marcenaria da TV Cultura. A proposta é aproximar a arte do público a partir de uma experiência sensorial.
A nova unidade do Museu da Imagem e do Som, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, criado em parceria com a Fundação Padre Anchieta, foi totalmente adaptada para receber exposições imersivas.
Com capacidade para receber cerca de mil pessoas por hora, o MIS Experience contou com um investimento de R$ 8,5 milhões, desde a reforma do prédio até os custos com a montagem da exposição. Os recursos foram financiados integralmente pela iniciativa privada com patrocínios de Bradesco, Cielo, Fiat, Pirelli, Sabesp e Vale S/A.
“Aqui será o MIS Experience, definitivamente a segunda casa do MIS em São Paulo. O MIS manterá suas instalações na Avenida Europa, com mostra tradicionais e de grande sucesso”, afirmou o governador sobre o novo espaço de exposições culturais de São Paulo. “Quero fazer uma ênfase muito especial às empresas que apoiaram essa iniciativa, investimento 100% suportado por elas. A contribuição do Estado foi a organização, a operação e a cessão do espaço para esse novo MIS que já é um sucesso. Foram 14 mil ingressos vendidos de imediato, na abertura da bilheteria. Temos expectativa de um número recorde de pessoas pela emoção que a mostra vai provocar.”
Para abrir as portas do MIS Experience, haverá a exposição “Leonardo da Vinci - 500 Anos de um Gênio”. O formato leva ao público a oportunidade de interagir de maneira diferente com uma obra de arte. Por meio de uma exclusiva galeria com projeções, o visitante terá uma experiência imersiva inédita no País e vai conhecer a fundo a vida e o legado de Da Vinci.
“Esse espaço coloca São Paulo em um patamar diferenciado na questão da cultura, pois é o primeiro espaço de imersão e projeção que existe na América Latina. Poucos lugares no mundo têm esses espaços destinados à obra de arte. Tenho certeza que esse espaço será um novo polo cultural na cidade, aqui na Água Branca”, comemora o diretor do MIS, Marcos Mendonça.
São 18 áreas temáticas em que os visitantes terão uma experiência multissensorial com animações gráficas em alta definição, combinadas a conteúdo multimídia e narrativa em áudio. A exposição também oferece ao público a oportunidade de não apenas ver, mas interagir com cerca 100 obras exclusivas, incluindo máquinas, reproduções em tamanho real, animações e informações de seus trabalhos mais notáveis, e versões em tela tátil de seus códices.
O endereço é Rua Vladmir Herzog, 75, e o funcionamento acontece de terça-feira a domingo, das 10h às 20h.