Conheça Provins, a cidade medieval a 90 km de Paris
Destino é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco e vale a pena se perder pelas suas muralhas e ruas pouco movimentadas
Para quem visita Paris, uma excelente opção de bate-volta é Provins, cidade medieval que fica a 90 quilômetros da capital da França, e a viagem dura cerca de uma hora e 15 minutos de carro. Outra opção de chegada é o trem Transilien, saindo da estação Gare de L’Est.
Entre os séculos 12 e 13, senhores feudais disputavam com reis, do alto de suas muralhas, que hoje são elemento forte da arquitetura local e chamam atenção a quilômetros de distância, quando ainda estamos chegando pela estrada.
A cidade chegou a ser uma das principais praças financeiras da Europa, mas no século 14 perdeu sua prosperidade, devido às mudanças nas rotas comerciais e redução das feiras medievais. Por causa desse "abandono", a cidade conservou a sua essência de Idade Média.
A imersão começa no momento em que chegamos nas imponentes muralhas, onde é possível subir pelas escadas bem conservadas e admirar a vista panorâmica, com passagens pelas portas de Saint-Jean ou Jouy. O território possui 58 construções declaradas monumentos históricos e Provins é considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, desde 2001.
As torres da cidade serviram para observação de inimigos, temendo possíveis ataques, e funcionavam, em alguns casos, como prisões. Normalmente, há pouco movimento de moradores, mas o destino costuma ser um programa popular entre os parisienses e moradores de outras cidades próximas.
Os espaços que não podem ficar de fora do roteiro são a Praça do Châtel, que tem inclusive um poço protegido por grades, o Museu de Provins, que reúne coleções ligadas à cidade e seus arredores, incluindo itens de membros da maçonaria (sociedade secreta), e as igrejas Saint-Ayoul e Sainte-Croix.
A experiência pede um crepe, começando pelo salgado, que pode ser tradicional (com queijo, presunto e ovo), ou o doce, que tem como principais pedidas os sabores Nutella e também a geleia com aroma de rosas, que são elementos marcantes da cidade.
Ainda para os visitantes, há uma loja de conveniências com chaveiros, objetos decorativos e até mesmo capacetes, chapéus e roupas temáticas da época medieval. Ao longo do ano, a cidade aposta nos eventos culturais para atrair mais pessoas, desde espetáculos de cavalaria e festivais gastronômicos às rodadas de leitura de contos e lendas, que são responsáveis por manter viva a história de Provins.
Veja mais fotos do destino no álbum abaixo: